Festival 70+: Shows de Moacyr Franco e Rosanah, teatro com Esther Góes e Baile dos 70+ marcam a segunda edição do evento

Festival leva aos palcos do Centro Cultural Olido e do Teatro João Caetano, entre os dias 27 e 30, apresentações de artistas veteranos; a entrada é gratuita

A palavra “experiência” pode ser usada para definir um nível de conhecimento ou aprendizado adquirido por meio da vivência. A verdade é que experiência é como talento: nunca é demais! Com o objetivo de unir as duas coisas e valorizar artistas veteranos que continuam na ativa, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a segunda edição do Festival 70+. A programação reúne, entre os dias 27 e 30 de setembro, diversas atrações gratuitas em dois locais, Centro Cultural Olido e Teatro João Caetano, contemplando diversas linguagens artísticas, como música, dança e teatro.

Entre os destaques dessa edição, está o Baile dos 70+, que desafia duplas com mais de 70 anos a mostrarem como são boas em dança de salão. Serão dois dias de atividade e, no final, casais serão coroados reis e rainhas do baile.
Na programação musical brasileira, estão os shows de Rosanah e Moacyr Franco. Inezita Barroso, cantora e compositora que foi ícone da música caipira, ganha uma homenagem das cantoras As Galvão, Maria Alcina, Consuelo de Paula e do violeiro Cláudio Lacerda, que se unem no show Canta, Inezita. Já a música internacional é representada por Jane Duboc em Amor! É do que o Mundo Mais Precisa – Tributo a Burt Bacharach, show que traz sucessos do compositor norte-americano, como I Say a Little Prayer.

Na programação de teatro, Esther Góes interpreta três papéis masculinos em A Estrada de Wolokolamsk, peça de Heiner Müller. O Festival também promove a volta aos palcos da comédia de sucesso, Amigas, Pero no Mucho, que reúne em cena quatro amigas, interpretadas por homens, que se amam e odeiam, não necessariamente nessa ordem.

O Festival 70 integra a política da Secretaria Municipal de Cultura de valorizar, em sua programação, artistas veteranos. Desde o início do projeto, em 2017, nomes como os cantores Angela Maria, Edith Veiga, Claudya, Claudette Soares, Zezé Motta e Dick Danello, a bailarina Angel Vianna e a atriz Teuda Bara, do grupo Galpão, já passaram pela programação do Circuito Municipal de Cultura.

Os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes de cada apresentação. Confira a programação completa:

BAILE DOS 70+
Para animar e estimular o público a dançar no palco, um jurado, formado por artistas conhecidos, e três casais de dançarinos convidam o público com mais de 70 anos a participarem deste baile. Ao final, serão coroados os reis e rainhas do baile.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Primeiro baile: dia 27, 18h. Segundo baile e coroação: dia 30, 14h
| Inscrições: pela internet (pelo e-mail obaile70mais@mesa2.com.br), ou no próprio local do evento (foyer do Teatro do Centro Cultural Olido), no dia 27, a partir das 15h. Máximo de 200 casais inscritos por dia.

Jurados:
Dia 27/09 (quinta-feira):
- Jane Duboc – Cantora
- João Cristal – Maestro e Pianista
- Graça Cunha – Cantora e Jurada do Programa do Gugu (e foi cantora do Altas Horas)
- Anderson Bueno - Maquiador das estrelas
- Cynthia Falabella – Atriz e diretora
Dia 30/09 (domingo):
- Ailton Graça – Ator
- Katia Naiane – Atriz
- Suely Franco – Atriz
- Nicole Puzzi – Atriz e Apresentadora
- Lady Zu – Cantora

JANE DUBOC: TRIBUTO A BURT BACHARACH
Jane Duboc (voz e piano) e Ogair Júnior (direção musical, piano e acordeão). 60 min. Livre.
No show Amor! É do que o Mundo Mais Precisa – Tributo a
Burt Bacharah, Jane Duboc canta sucessos do compositor norte-americano, dentre eles I Say a Little Prayer, Raindrops Keep Fallin'on My Head, I´ll Never Fall in Love Again e Close to You.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 27, 21h

A ESTRADA DE WOLOKOLAMSK (teatro)
Texto: Heiner Müller. Dir.: Ariel Borghi e Esther Góes. Com Ariel Borghi, Esther Góes, Marcelo Augusto dos Reis, Jean Ferreira de Andrade e outros. 10 anos. 60 min.
Abordando acontecimentos reais e imaginários, o texto, escrito pelo célebre dramaturgo alemão Heiner Müller, sugere um sentimento de melancolia diante do desaparecimento da República Democrática Alemã – RDA. Na cena, a profunda distância entre um pai e seu filho revela a impossibilidade de transferir um legado repressivo à próxima geração, e o Muro de Berlim cai.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dias 27 e 28, 21h

A ESCREVEDORA DE CARTAS (intervenção cênica)
Criação e interpretação: Karina Giannecchini. 120 min. Livre.
Uma escrevedora convida o público a ditar uma carta, que será escrita a quatro mãos. A escolha do destinatário ficará por conta de cada participante. A escrevedora postará a carta no correio.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dias 28 e 29, 19h

MOACYR FRANCO
Acompanhamento musical: André Azevedo (bateria), Mauro Bastos (baixo), Manoel Cruz (teclados), Márcio Carriel de Oliveira (violão e vocal) e Rogério Oliveira (guitarra e vocal). 60 min. Livre.
O cantor leva toda sua versatilidade para os fãs que o acompanham durante seus mais de 50 anos de carreira, interpretando mais de 20 músicas que embalaram e emocionam várias gerações, como Doce Amargura, Coração sem Juízo e Querida.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 28, 20h

INTERVENÇÃO DE DANÇA NA OLIDO
60 min. Livre.
Aula de dança de salão. Em forma de baile, a atividade reúne interessados de diversas faixas etárias.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 29, 16h e 18h30

CANTA, INEZITA - AS GALVÃO, MARIA ALCINA, CONSUELO DE PAULA E CLÁUDIO LACERDA
Acompanhamento musical: Paulo Serau (direção musical e viola caipira),
Lucila Ferrini (flautas), Alexandre Cortina (bateria), Luciana Rosa (violoncelo), Davi Martin (contrabaixo) e Ana Rodrigues (sanfona e piano). 60 min. Livre.
A tradicional dupla sertaneja de raiz, As Galvão, junta-se às cantoras Maria Alcina, Consuelo de Paula e ao jovem violeiro Cláudio Lacerda neste show em homenagem a Inezita Barroso. O repertório traz sucessos da cantora e compositora, como Lampião de Gás, Moda da Pinga, Balaio, Tristeza do Jeca, Prenda Minha, Maringá, dentre outros.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 29, 17h

CEBOLA - CASCAS DE UM TODO (dança)
Cia. Clarin. Bailarinos: Wangles Barros, Alex de Araújo, Fernando Ramos Oliveira e outros. Cantora convidada: Eliana Pittman. 60 min. Livre.
Espetáculo de dança que faz reflexão sobre os tipos de relacionamentos e utiliza a metáfora da cebola para trabalhar sobre as várias camadas do amor. Vendo como um sentimento que se não for tratado de maneira segura, acaba machucando, mas sendo bem tratado, pode ser eterno. A coreografia é embalada por canções da Bossa Nova e MPB, cantadas ao vivo por Eliana Pittman.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 29, 20h

AMIGAS, PERO NO MUCHO (teatro)
Texto: Célia Forte. Dir.: José Possi Neto. Com Elias Andreato, Leandro Luna, Raphael Gama e Niltinho Bicudo. 60 min. +14 anos.
Interpretadas por homens, quatro amigas se reúnem em uma tarde de sábado, e começa uma discussão entre elas. São mulheres que se amam e se odeiam ao mesmo tempo.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 29, 21h. Dia 30, 19h

ROSANAH
Acompanhamento musical: Carlão Fernandes (baixo), Pepê (bateria), Bem-te-vi (guitarra). 60 min. Livre.
Rosanah traz seu show "Hits", que tem no repertório canções como O Amor e o Poder (Como uma Deusa), Custe o que Custar e Nem um Toque, seu primeiro sucesso. A artista também mostrará seu lado instrumentista, tocando violão e teclado.
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 30, 18h