4ª edição da Flict - Festa Literária de Cidade Tiradentes - reúne encontro com escritores, oficinas e apresentações culturais

Evento acontece entre os dias 24 e 29 de setembro e traz mais de 50 atividades espalhadas pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e seu entorno

O bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste, tem se tornado, ao longo dos anos, um lugar especial para a literatura. Há quatro anos, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes promove a Flict - Festa Literária de Cidade Tiradentes. Em sua 4ª edição, o evento acontece entre os dias 24 e 29 de setembro e traz mais de 50 atividades espalhadas pelo Centro Cultural e seu entorno, incluindo bibliotecas, escolas, parques, CEUs e outros espaços do bairro.

A programação conta com encontros com escritores, mesas-redondas, saraus, oficinas e atrações culturais. Uma feira permite aos moradores da região comprarem livros de boas editoras a ótimos preços.

Literatura em Debate

A programação da Flict traz encontros com escritores, que participam de bate-papos com o público para falar sobre suas obras. No dia 27, o poeta, professor e folclorista Marco Haurélio é o convidado para abordar a literatura de cordel. O autor é especialista no gênero e em estudos sobre folclore brasileiro, além de idealizador da coleção Fábulas do Brasil em Cordel, da Editora Leya.

No mesmo dia, a escritora Cristina Porto conversa sobre literatura infantil. Seu primeiro livro foi Se, Será, Serafina?, da editora Ática. Hoje, a autora tem mais de 50 títulos publicados, entre eles os premiados Serafina e a Criança que Trabalha, ganhador do prêmio de Melhor Livro Infantil Informativo, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1996; e O Diário Escondido de Serafina, vencedor do prêmio de Melhor Livro Infantil, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997, ambos publicados pela Editora Ática.

Ainda no clima de interação e de trocas com o público, uma das mesas-redondas de destaque deste ano é Quadrinhos e Inclusão, com a artista Juliana Loyola. Deficiente auditiva, ela desenha histórias em quadrinhos na forma de narrativa visual sem roteiro, técnica conhecida como “história muda”. Entre seus trabalhos publicados, estão The Witch Who Loved, Perdida na Floresta e The Imagination.

Criação

Buscando despertar iniciativas de produção literária, a programação também conta com uma série de oficinas. No dia 28, acontece o encontro sobre Photopoesia, com Carlos Torres. A atividade propõe mesclar poesia e fotografia. A ideia é que os participantes escrevam poemas com papel e caneta, explorando técnicas como a fotocolagem, e produzam fotografias em cima desses trabalhos. As imagens podem ser feitas com celulares, coolpix, câmeras simples ou profissionais. Ao fim do curso, será diagramado e impresso um livro, os trabalhos serão expostos e haverá um sarau.
Com o nome de seu livro recém-lançado, 99 Brincadeiras Cantadas, escrito junto com a Cia. Malas Portam, Marlon Fabiano Jimenez, mais conhecido como Marlon Chucruts, coordena uma oficina para educadores que ensina brincadeiras cantadas de roda, de mão e com corda.

Por Luísa Bittencourt


Programação

Oficina com Marlon Chucruts
Para educadores.
Biblioteca. Dia 26, 10h

Esperando Gordô
Teatro infantil.
Área do Circo. Dia 26, 15h

Mulheres Escritoras
Biblioteca. Dia 26, 15h

Encontro de Poesia para Slam
Teatro. Dia 26, 19h

Oficina com Tininha Calazans
Nas Terras da Memória e da Experiência.
Biblioteca. Dia 27, 14h

Encontro com autora Cristina Porto
Literatura infantil.
Biblioteca. Dia 27, 15h

Encontro com autor Marco Haurélio
Cordel.
Teatro. Dia 27, 19h

Oficina com Juliana Loiola
Quadrinhos e Inclusão.
Biblioteca. Dia 28, 10h

Oficina com Carlos Torres
Photopoesia.
Biblioteca. Dia 28, 14h

Encontro com autor Rodrigo Ciríaco
Com Coletivo Mesquiteiros.
Biblioteca. Dia 28, 15h

Sarau Jazz & Poesia
Biblioteca. Dia 28, 19h

Sarau Escambinho
Coletivo Makulelê.
Biblioteca. Dia 29, 10h

Bate-Papo de Boteco
Teatro. Dia 29, 19h