Secretaria Municipal de Cultura firma parceria com a Cia. Mugunzá de Teatro

Representante da companhia que atuava sem apoio de nenhum ente público ressaltou, durante cerimônia de assinatura do termo, que a parceria é uma vitoria da Secretaria, da Cia. Mugunzá, sociedade civil e moradores e comerciantes da região central de São Paulo

O Secretário Municipal de Cultura (SMC), André Sturm e Marcos Felipe de Oliveira, representante da Cia. Mugunzá de Teatro assinaram hoje, 28 de agosto, no Centro Cultural Olido, um termo de parceria que formaliza a permanência do grupo no terreno em que está localizado atualmente o Teatro de Contêiner, na região da Luz. Por meio dele, a companhia poderá manter suas atividades no local por um período de 1 ano, com possibilidade de renovação.

“Fico muito feliz de estarmos aqui hoje, depois de um longo processo de diálogo. Esse termo é resultado de uma construção que nós, da Secretaria Municipal de Cultura, temos buscado fazer, que é trabalhar, apoiar e parcerizar grupos que realizam. Hoje formalizamos essa parceria com um grupo de destaque, o Mugunzá, localizado no centro da cidade, numa região extremamente carente, embora muito próxima de inúmeros equipamentos culturais. Com essa formalização, garantimos que eles possam trabalhar com mais tranquilidade, sem os riscos da insegurança em relação aos diversos órgãos da administração pública”, afirmou o Secretário de Cultura, André Sturm.

O representante da Cia., Marcos Felipe, destacou que, até a assinatura deste termo, o grupo não possuía nenhuma forma de apoio institucionalizado. “Para a gente, era muito importante que os representantes do poder público se aliassem a esse projeto para que, de fato, conseguíssemos desenvolver políticas públicas de uma forma conjunta. A gente, de forma ampla, democrática e republicana, alinha os quereres de todos os envolvidos. A concretude da assinatura desse contrato é uma vitória da Secretaria, da Cia. Mugunzá, da sociedade civil e dos moradores e comerciantes que coabitam a região central de São Paulo. Sou grato às inúmeras reuniões e inúmeras tentativas de chegar até o momento que estamos hoje”, declarou.

O Secretário André Sturm ressaltou, ainda, o desejo de que haja outras parcerias. “A gente pretende conseguir a cessão do prédio para a Secretaria da Cultura para que a pasta fique de posse de todo o quarteirão. Em um segundo momento, fazer uma parceria com o Cia. Mugunzá para o prédio, na mesma sintonia de criar um espaço para formação cultural, e tornar o local, efetivamente, em um centro pulsante de vida, criação, difusão e sociabilidade”, complementou Sturm.

Histórico
Instalado desde 2016 em um terreno localizado na região da Luz, no centro de São Paulo, o Teatro de Contêiner Mugunzá vem realizando uma série de atividades culturais no local sem, contudo, possuir qualquer tipo de apoio institucional. Estava prevista para o terreno, por meio de uma parceria público-privada (PPP), a construção de uma habitação popular. A Secretaria Municipal de Cultura buscou, então, negociar uma solução para o projeto habitacional, com vistas a garantir o trabalho e a permanência da Cia. Mugunzá no local. Por intermédio do Secretário de Habitação, Fernando Chucre, foi realizada a troca do terreno e, consequentemente, abriu-se a possibilidade para a assinatura do termo.