BMA e CCSP recebem programação dedicada a Mário de Andrade

Atividades celebram 125 anos do nascimento do escritor, 90 da publicação de “Macunaíma” e 80 da Missão de Pesquisas Folclóricas

A partir do dia 22 de agosto, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) recebem uma programação inteira dedica ao escritor modernista Mário de Andrade. Trata-se de “Mário Total 2018”, projeto que celebra, agora em 2018, três datas importantes na vida do escritor: 125 anos de seu nascimento, 90 da publicação de “Macunaíma” e 80 da Missão de Pesquisas Folclóricas.

A programação tem início com a abertura da exposição “Na Rota da Missão: 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade”, no CCSP. Os objetos expostos foram organizados de acordo com o itinerário realizado pela expedição de 1938, idealizada por Mário de Andrade. A viagem passou por Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, e foram trazidos desses estados instrumentos musicais, objetos de culto e registros em áudio, vídeo e foto de expressões populares, como os rituais de Xangô e a dança dos pankararu, de Pernambuco.

No CCSP, acontecem ainda diversos debates até o mês de novembro e, entre os dias 22 e 26 de agosto, apresentações musicais, dentre elas os shows da banda Elo da Corrente, da cantora Iara Rennó e da Congada de Santa Ifigênia, de Mogi das Cruzes. Até outubro, ocorrem encontros mensais, um deles é realizado na oficina radiofônica Caçando Sons, que propõe uma experiência inspirada na Missão: os participantes irão captar manifestações culturais de diferentes povos que vivem na cidade para, depois, serem editadas em um programa de rádio.

Já a BMA recebe as seguintes atividades: no dia 6 de setembro, a palestra A biblioteca de Mário de Andrade, com Lilian Escorel; já no dia 8, a palestra “Mário de Andrade Fotógrafo-Viajante e a Linguagem Modernista”, com o arquiteto e fotógrafo Douglas Canjani; e o show “Macunaíma Ópera Tupi”, de Iara Rennó, apresentação musical inspirada no livro mais famoso do autor.

Por Gabriel Fabri

Confira a programação completa:

CCSP: http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/mario-total/

BMA: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/programacao/index.php?p=22715