Secretário visita Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) e duas bibliotecas na Zona Sul

Edição do Gabinete nos Bairros, programa no qual André Sturm e sua equipe percorrem espaços culturais em busca de boas práticas e melhorias, aconteceu na manhã desta quinta, dia 9

Três espaços culturais da cidade receberam o Secretário Municipal de Cultura André Sturm e sua equipe nessa quinta-feira, dia 9 de agosto. Nessa edição do programa Gabinete nos Bairros, os equipamentos visitados foram a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) e as bibliotecas Amadeu Amaral e Chácara do Castelo, todos na Zona Sul da cidade.

A visita começou cedo na EMIA, espaço no qual as crianças de até 12 anos participam de um trabalho contínuo de formação envolvendo as principais linguagens artísticas – em 2018, estão inscritos nos cursos regulares um total de 1766 alunos. Recebido por Antonio Francisco da Silva Junior, o Secretáriovisitou as três casas que compõem o equipamento, e aprovou as melhorias na Casa 1, recentemente reformada.

A manhã foi marcada também pela nostalgia: Sturm trabalhou ali naquele espaço, na Casa 2, onde funcionava a Cinemateca Brasileira, e foi o seu primeiro emprego com carteira assinada. Uma curiosidade: tanto a EMIA quanto a Cinemateca chegaram ao Parque Municipal Lina e Paulo Raia no ano de 1980. A Cinemateca só sairia dali no ano 2000.
Durante a visita, o Secretário também assistiu a uma apresentação da banda Acima do Tom, formada por alunos da Escola, que tocaram as canções “Eleanor Rigby”, do The Beatles, e “O Sol”, de Victor Kley. O Secretário prometeu propôs criar campanhas para incentivar pessoas a contribuir com doação de instrumentos e outros materiais.

Depois, André visitou a Biblioteca Amadeu Amaral, onde foi recebido por Helena Rodrigues da Silva. Acompanhado do vereador George Hato, o Secretário propôs em melhorias para o local e escutou as sugestões de um frequentador assíduo da biblioteca, o comerciante Samir Khoury. Lá, Sturm recomendou a leitura de alguns livros disponíveis, como “O Senhor das Moscas”, de William Golding, e pegou emprestado uma cópia de “Belgravia”, de Julian Fellowes. Por fim, o Secretário visitou também a Biblioteca Chácara do Castelo, onde foi recebido por Andreia Santos Regis.