Documentário “Porto das Monções” conta história das navegações no rio Tietê

Com direção de Vicentini Gomez, filme terá única exibição no Cine Olido, dia 21 de agosto

 Considerado um “docudrama” por mesclar elementos documentais com o gênero ficcional, o filme “Porto das Monções”, de Vicentini Gomez, terá exibição única no Cine Olido, no próximo dia 21 de agosto. O documentário conta a trajetória das expedições que percorreram o rio Tietê nos séculos XVII e XVIII, quando o ouro foi descoberto em Cuiabá.

Naquela época, expedições comerciais e militares partiam de Araritaguaba –hoje Porto Feliz –, onde o rio Tietê apresentava boa navegabilidade. Em busca de ouro, partiam em barcos feitos de uma tora única, com até 15 metros de comprimento. O termo “Monções” é empregado para representar o movimento fluvial para o Oeste realizado pelos paulistas durante esses dois séculos.

O diretor reeditou o filme recentemente, utilizando uma linguagem dinâmica e mais clara, inserindo depoimentos de importantes historiadores, geógrafos e outros especialistas. “Porto das Monções” faz uma narrativa deste capítulo da História do Brasil com relação ao rio Tietê, praticamente ausente das páginas dos livros didáticos.

Por Kéren Pisaneschi

Serviço:
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473, Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | Tel. 3862 1837. Livre. Dia 21, 18h30. 53 min. Grátis. Censura Livre.