Cia. Articularte estreia espetáculo com bonecos no Teatro Cacilda Becker

“Menino Coragem” foi selecionado pelo Programa de Fomento ao Teatro e fica em cartaz entre 3 e 24 de junho

 Quem não gosta de Pinóquio, o famoso boneco de madeira que, por um passe de mágica, adquire vida, para alegria de seu criador, o marceneiro Gepetto? Ao assistir a um espetáculo de teatro de animação, uma das coisas mais fascinantes que acontece é poder ver seres e objetos inanimados se mover. No próximo dia 3, às 16h, a Cia. Articularte, especializada nessa técnica, estreia “Menino Coragem”, no Teatro Cacilda Becker. A encenação faz parte da nova política da Secretaria Municipal de Cultura de oferecer temporadas de espetáculos nos teatros municipais.

A montagem foi selecionada pelo Programa de Fomento ao Teatro e celebra os 18 anos de fundação do grupo. Em cena, quatro atores-animadores, Surley Valerio, Gabriela Zenaro, Renato Bego, Flávio Borzi, “dão vida” a 12 bonecos.

A história se baseia nas aventuras do menino Zaki e sua irmã, que se perdem da família e precisam atravessar uma floresta escura, habitada por seres fantásticos. Os irmãos chegam a um povoado e precisam se adaptar a uma nova realidade. “Concebemos essa trama a partir das recentes histórias de refugiados e imigrantes que chegam a um novo país e precisam se adaptar a uma nova realidade”, explica Dario Uzam, que dirige o espetáculo.

Tendo como protagonistas duas crianças corajosas que encontram situações divertidas em seu percurso, a companhia põe a arte a serviço do aprendizado e da convivência.

“Entendemos as crianças como cidadãos. Elas são espertas e surpreendentes”, resume o diretor. Além dos pequenos, os pais também podem se preparar para muita diversão. “Não deixamos ninguém dormir. Toda a família se envolve.”

Cia. Articularte, 18 anos
Dario Uzam orgulha-se tanto de sua origem quanto da trajetória da companhia. Ator, formado por diretores importantes como Antonio Abujamra e Antunes Filho, se uniu à arte-educadora e bonequeira Surley Valério para fundar a Cia. Articularte há 18 anos.

Na época, Surley trabalhava numa produtora criando bonecos. Um dia, ela e Uzam visitaram uma exposição de Tarsila do Amaral e, influenciados pelas figuras retratadas pela artista, que, para eles, lembravam bonecos, resolveram se aventurar por uma área que era, até então, totalmente nova para ambos: o teatro de animação. De lá para cá, o diretor lembra com carinho especial da trilogia de espetáculos que criaram, inspirados nos modernistas: “Portinari Pé de Mulato”, “A Cuca Fofa de Tarsila” e “Trenzinho Villa-Lobos”.

Além de teatros, a Articularte se apresenta em escolas de educação infantil, levando sua arte para todas as regiões do Brasil.

Por Giovanna Longo

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste.
| tel. 3864-4513. +4 anos. De 3 a 24. Sáb. e dom., 16h. R$ 10.