Em julho, Secretaria Municipal de Cultura inaugura exposição "O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato"

Com entrada gratuita, exposição acontece na Biblioteca Monteiro Lobato e terá três ambientes repletos de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, registros de outras obras literárias, além de passagens da vida do autor paulista

No dia 1º de julho, às 10h, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, concebida para homenagear o criador do Sítio do Picapau Amarelo e um dos principais autores da literatura brasileira. Como a data também é o início das férias escolares, esta exposição é uma opção de cultura e lazer para crianças e jovens neste período. A entrada é gratuita.

Criada pelo Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, e com concepção do Atelier Marko Brajovic, esta é uma exposição para toda a família. As crianças vão se divertir adentrando este universo colorido e os adultos voltarão a ser crianças.

“Monteiro Lobato introduziu crianças e adultos à leitura e as adaptações da sua obra para a televisão fizeram com que os personagens ficassem ainda mais conhecidos do grande público, de geração a geração. Nossa expectativa é que pessoas de todas as idades possam adentrar nesse universo mágico relembrando este autor que foi tão importante para a Literatura Brasileira”, ressalta o Secretário André Sturm.

O público será recepcionado por um corredor colorido com os tons do arco-íris na entrada da biblioteca, como um portal que dará acesso às duas salas no andar térreo. Neste primeiro ambiente, o público encontrará um livro pop-up em grande escala com personagens do Sítio do Picapau Amarelo como Narizinho, Emília, Pedrinho e Dona Benta, oferecendo uma experiência imersiva.

Confira abaixo a divisão dos ambientes:

Túnel do Pirlimpimpim – A marquise que liga a entrada da praça à biblioteca é transformada em um túnel colorido, cujo teto vai diminuindo de altura para dar a sensação de que o público está ficando pequeno, voltando a ser criança.

Sítio do Picapau Amarelo – Um gigante livro pop-up aberto, no qual o público pode entrar no sítio de Lobato e interagir com seus personagens. Confeccionados em madeira bidimensional, saltando das páginas do livro, personagens como Narizinho, Emília e Pedrinho têm o tamanho de uma pessoa real, assim como o cenário.

Livros expositivos – No foyer da biblioteca, cinco livros gigantes, abertos na vertical, servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

No próximo dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a literatura e cultura nacional.

SOBRE MONTEIRO LOBATO
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Em 1916, começou a carreira como jornalista e, no ano seguinte, publicou seu polêmico artigo "Paranoia ou Mistificação?", no qual criticava a influência das vanguardas europeias no trabalho da pintora Anita Malfatti, em nome do ideal da construção de uma estética nacional, sem estrangeirismos. Em 1918, fundou a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

SERVIÇO:

Exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”.
| Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque. Abertura: dia 01 de julho, das 10h às 19h. Visitação: de 2 de julho a 1º de dezembro de 2018, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h. Entrada Gratuita. Livre.
Como chegar: Estações de metrô mais próximas: República (Linha Vermelha) e Higienópolis-Mackenzie (Linha Amarela).