Festas juninas acontecem em casas de cultura e no Teatro Flávio Império

Espaços celebram as festas juninas, uma das comemorações mais populares do calendário brasileiro; atrações reúnem música, gastronomia e tradição

As casas de cultura, que geralmente oferecem uma programação artística regular, além de oficinas e outras atividades de formação, são espaços marcados pelo convívio, que atendem diretamente aos moradores das regiões nas quais estão inseridas. É por isso que, em junho, esses locais, que já funcionam como polos de celebrações populares, recebem uma extensa agenda de festas juninas, com direito a quadrilhas e brincadeiras típicas.

Localizado na zona leste, o Teatro Flávio Império também se junta às comemorações e oferece, na ampla área verde atrás do edifício, barracas de comidas típicas e programação musical, como apresentações do grupo Bicho de Pé e de quadrilhas.

As bebidas e comidas típicas das festas juninas são atrações à parte. Quentão, vinho quente, milho verde, pipoca, paçoca, pé de moleque, caldo verde e muitas outras delícias têm presença garantida nesta época do ano, acompanhando o clima de inverno. Nas Casas de Cultura do Butantã e Santo Amaro, os festejos são tradicionais e, por isso, oferecem uma ampla oferta de barracas com essas opções gastronômicas.

Luiz Gonzaga e seu legado

Reconhecido como um dos artistas mais criativos da música brasileira, Luiz Gonzaga, nascido na cidade de Exu, em Pernambuco, é chamado de o Rei do Baião. O compositor, no entanto, contribuiu também para que outros gêneros típicos do Nordeste, como xaxado e xote, fossem conhecidos em todo o Brasil e em outros países. Tanto suas roupas como os passos de dança que ele arriscava nos palcos eram de sua autoria.

Seu sucesso foi tão grande que, entre 1946 e 1955, Gonzagão, como também era conhecido, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, ultrapassando 80 milhões de cópias. Desta forma, é impossível hoje ir às festas juninas e não escutar uma de suas composições ou regravações.

Dentre as canções mais famosas de Gonzaga, está Asa Branca, que aborda a seca nordestina, temática presente em outras obras suas, como A Triste Partida. Contudo, boa parte do repertório do compositor dedica-se a temas mais dançantes e românticos, como é o caso de Olha pro Céu e Xote das Meninas.

Em 2012, quando faria 100 anos, foi o grande homenageado das principais festas juninas do Nordeste, como em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.

FESTA JUNINA: VOCÊ SABIA?
- As festas juninas têm origem na Europa e marcam o início do verão de lá;

- A quadrilha é uma dança que surgiu como forma de agradecimento a três santos católicos – São João, São Pedro e Santo Antônio – pela colheita realizada. Os dias desses santos são, respectivamente, 13, 24 e 29 de junho;

- Para cada santo, existe uma fogueira diferente. As madeiras são posicionadas em formatos distintos, como, por exemplo, na de Santo Antônio, em formato quadrado;

- O milho é a base de muitas comidas das festas juninas, pois é neste mês que ocorre a sua colheita;

- Depois do Carnaval, a festa junina é a segunda festa tradicional mais popular do Brasil;

- A maior festa junina do Brasil ocorre na cidade paraibana de Campina Grande, reunindo milhares de pessoas todos os anos.

O que vai ter em cada espaço:

Casa de Cultura do Ipiranga - Chico Science
Apresentações das bandas Samba da Casa, Forro di Muié, Sarau da Música da Capoeira e convidados. Não haverá barracas típicas.
| Dia 9, a partir das 13h

Casa de Cultura de São Mateus
Show tradicional com a Banda Severina, que traz repertório autoral e clássicos da música nordestina. Não haverá barracas típicas.
| Dia 9, a partir das 20h

Casa de Cultura de São Miguel
Quadrilha da terceira idade comemora São João com forró pé de serra. Não haverá barracas típicas.
| Dia 15, a partir das 14h

Teatro Flávio Império
Apresentações de Domingos Sávio, Bicho de Pé, Veronica Ferriani e Swami Jr., além de quadrilhas. Haverá barracas típicas.
| Dia 16, a partir das 14h30. Dia 17, a partir das 15h

Casa de Cultura do Butantã
Apresentações das bandas Forrobodó do Jabah e da dupla Rony e Lucas. A programação conta também com quadrilha, teatro, brincadeiras e jogos tradicionais do mês de São João. Haverá barracas típicas.
| Dia 23, a partir das 10h (véspera de São João)

Casa de Cultura de Santo Amaro
Reunindo 25 barracas com comidas e bebidas típicas, além de artesanato e quadrilha, a celebração conta, ainda, com apresentações do Duo Rouxinóis do Sertão, Banda Caminho Livre, Manduka e sua Turma, Francisco Telles, Mario Alves, Antão Lopes, Escurinho do Acordeon, José Inácio e Dircinha.
| Dia 23, a partir das 14h. Dia 24, a partir das 11h (véspera e dia de São João)

Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue
Quadrilha e cantigas temáticas são interpretadas pelos alunos das aulas de canto na casa de cultura.
| Dia 24, a partir das 17h (dia de São João)

Casa de Cultura do Campo Limpo
Apresentação de quadrilha acompanhada de Marquinhos Jaca e Tribo Sonora.
| Dia 30, a partir das 13h