Festival "Pretas Potências" enfoca inventividades negras construídas nas últimas 13 décadas

Criatividade, resistência e transcendência negra ganham visibilidade em festival gratuito no Centro Cultural São Paulo, no dia marcado pela abolição inacabada da escravatura

A Feira Preta realiza o FESTIVAL “PRETAS POTÊNCIAS” a partir das 14h30 do próximo dia 13 de maio, dia marcado oficialmente como o da abolição da escravidão. A data, ressignificada pelos movimentos negros como o dia da abolição inconclusa, ganha programação focada na inovação, criatividade, resistência e transcendência negra. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival é realizado em parceria com os coletivos Alma Preta e Abebé e tem a correalização do Centro Cultural São Paulo.

Adriana Barbosa, presidente da Feira Preta, conta que a programação foi pensada para celebrar figuras que fortaleceram a coletividade negra nos últimos 130 anos e tudo que foram capazes de construir mesmo em um contexto de escassez de vulnerabilidade. “O Festival Pretas Potências surge para ressaltar a força criativa e inovadora da comunidade negra no passado, presente e futuro. A potência do povo preto surge sim de sua luta, mas não está limitada a ela. Somos um povo que usa a criatividade para transcender à negação dos lugares que reservam a nós. Somos também um povo do afeto e da felicidade interna”, define.

A programação, que é gratuita, e vai acontecer no Centro Cultural São Paulo, conta com rodas de conversas, atrações artísticas de diferentes expressões culturais, espaço gastronômico, cantinho infantil, diversos expositores e ainda os shows da MC Soffia e da Fabiana Cozza homenageando a grande dama do samba, Dona Ivone Lara.

Além disso, a exposição 130 Pretas Potências celebra a inventividade de 13 figuras negras representativas em 13 universos para a resistência negras do período pós-abolição da escravatura.

“Neste 13 de maio são recordados os 130 anos da abolição, são 13 décadas do fim da abolição da escravatura e, por isso, o projeto selecionou 13 universos da comunidade negra para demonstrar como o empreendedorismo e as inventividades foram as estratégias encontradas pelos negros para sobreviverem em meio a exclusão social”, explica Pedro Borges, do Alma Preta que assinam a curadoria em conjunto com a Feira Preta.

A ancestralidade é o debate central na intervenção Osùn e o Sagrado Feminino que ocorre sob curadoria de Charles Borges, do Coletivo Abebê. “A ideia da instalação de arte, é enaltecer o Sagrado Feminino e suas manifestações artísticas, a fim de descolonizar a arte, junto a manifestação do Divino neste dia tão importante: dia da abolição, dia da mães e dia dos Pretos Velhos” , conta Borges.

* Confira a programação


FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS

Sala Adoniran

14:30 - Abertura com os mestres de cerimônia Brenda Ligia e Max DMN

15:00 Discotecagem com DJ Evelyn Cristina - Balaio Groove

15:30 1º. Painel - Comunicação Alma Preta - Inventividades e Resistência - Mídias Negras com Pedro Borges, Oswaldo Faustino, Semayat Oliveira

16:30 Intervenção Artística Corp'Oral
com Poetisa Débora Garcia, Ifar Crew com Zé dos Tambores e a Dançarina Vanessa Soares

17:10 2º. Painel: 130 anos de Pretas Potências
Com Sueli Carneiro, Pedro Neto e convidados

18:10 Showtime - MC Soffia

18:50 Show de Encerramento - Fabiana Cozza homenageia Dona Ivone Lara

Mercado Pretas Potências, no foyer
Diversos expositores

Sala dos Espelhos

16:00 Dança com NOIZ | Facilitadores Thays Borges, Suelen Ingrid e Charles Borges

18:00 - 19:30 Intervenção Osùn e o Sagrado Feminino (na própria instalação de arte) Curadoria: Charles Borges, Modelo: Sara Souza e Beleza e Stylling: Thays Borges

18:00 - 19:30 Live Painting com Vitor Xavier (@bixapreta) (na própria instalação de arte)

Exposição:
130 Pretas Potências - Alma Preta & Feira Preta

Exposição:
13 personagens negros que ajudaram a puxar a história nas últimas 13 décadas.

Mercado Pretas Potências - Sala Adoniran

 

Sobre a Feira Preta
O Instituto Feira Preta é uma plataforma de cultura e soluções pretas. Entre outras atividades, realiza um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, a Feira Preta, que em sua última edição levou mais de 20 mil pessoas à Praça das Artes, em São Paulo.. Promove o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade negra no país, através do fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de artistas e micro-empreendedores afro-brasileiros ou que atuam com o mercado étnico.

Sobre a Alma Preta
O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente. Nossa agência oferece também serviços especializados de assessoria de imprensa, design e programação. Também contamos com um sistema de contribuições para nossos assinantes e uma loja virtual como formas de garantir um jornalismo independente e de qualidade.

Sobre o Coletivo Abebé
O Abebé nasceu no Grajaú, zona sul de São Paulo. É um Coletivo Cultural Afroindígena que está fundamentado em três grandes pilares: negócios de impacto, economia criativa e inovação social, todos eles com foco na cultura popular brasileira. Aspiramos e transmitimos arte, história, cultura, auto estima da mulher negra e afroindígena, empreendedorismo e identidade, atuando diretamente na Plataforma Cultural, redes sociais, laboratório ÍndigoLAB e no Connecta Consultoria. Para saber mais, acesse coletivoabebe.com.

Serviço:

FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS
Dia 13 de maio, a partir das 14h30.
Onde: Centro Cultural Vergueiro, Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade. Próximo ao metrô Vergueiro.
Crianças são bem-vindas. Tragam suas mães e venham dividir novas histórias. Grátis.

Mais informações: Juliana Goncalves (98525-9387 /  jukisantos@gmail.com) e Mariana Lemos (97115-2269 / lemosmarilemos@gmail.com)