11º edição do Mês da Cultura Independente leva atrações a diversos espaços da cidade

Programação traz shows de Rakta, Mighty Diamonds e Rico Dalasam, as feiras Sacola Alternativa e Loki Bicho, workshops com o Coletivo SHN e Pedro Nekoi, além do Fora da Casinha, que ocorre pela primeira vez em espaço público, bem como o já tradicional SP na Rua

O Mês da Cultura Independente (MCI) cresceu e se tornou um dos eventos mais aguardados da Secretaria Municipal de Cultura. A programação toma as ruas e os espaços culturais da cidade ao longo do mês de outubro, apresentando o que há de mais inovador na cena cultural independente paulistana.

A abertura do evento acontece no dia 5, no Centro Cultural São Paulo, com um show que reúne quatro importantes bandas independentes de São Paulo: Rakta, Bixiga 70, Metá Metá e Hurtmold. Batizado de Bicho de Quatro Cabeças, o projeto reúne no palco os membros de cada uma das bandas em quatro entradas, trocando as formações dos grupos para uma sessão de improviso inédita. Também haverá um telão na área externa. Durante a programação de todo o MCI, essas bandas se apresentarão separadamente.

Fora da Casinha
Em sua terceira edição, o festival Fora da Casinha, que reúne bandas da cena independente do país, acontece pela primeira vez na rua. Promovido pela Casa do Mancha, espaço de shows localizado na Vila Madalena, o festival também comemora os dez anos de atividade do local, referência da cultura independente na cidade. O evento acontece no dia 7, a partir das 13h, no Largo da Batata, e terá quase dez horas de música distribuídas em dois palcos, que recebem o melhor da nova safra da música nacional. Na programação, estão 11 bandas, entre elas Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano, Negro Leo, Ema Stoned e Tagore.


Feiras
Nesta edição do MCI, duas feiras acontecem em um mesmo fim de semana. No sábado, dia 14, a Praça das Artes recebe o Sacola Alternativa, evento produzido pelo selo e produtora paulistana Balaclava Records, que reúne selos e gravadoras nacionais independentes com relevância e destaque no cenário musical, para exposição e venda de lançamentos exclusivos. E no domingo, dia 15, acontece, no Vale do Anhangabaú, o Loki Bicho, um mercado de pulgas de venda de roupas, livros e outros produtos usados. Além das barracas, haverá shows de Jonnata Doll, Iara Rennó, Rito de Explosão, Ava Rocha & Bella e Marcelle Equivocada.


Rap, Hip-Hop e Reggae
No dia 21, a partir das 16h, o Boulevard São João recebe o Rap Box Live, encontro de cypher, evento que conta com apresentações de rappers e coletivos de hip-hop, que trazem músicas inéditas e improvisadas, realizadas em parceria. Com um line-up altamente representativo, o encontro reúne, em um só dia, shows de nomes relevantes na cena hip-hop atual.


O reggae terá uma programação no Grito Cultural do Reggae, que acontece dia 22, das 10h às 22h, em São Miguel Paulista. Bandas de reggae consagradas nacionalmente, como Ponto de Equilíbrio e Mato Seco, sobem ao palco do evento que, em sua 14ª edição, traz ainda o histórico trio de roots reggae jamaicano Mighty Diamonds. Com programação gratuita, os shows e atividades culturais, como uma torre de escalada e uma exposição dedicada ao gênero musical, acontecem na Av. Deputado Dr. José Pinotti, em São Miguel Paulista, região metropolitana de São Paulo.

SP na Rua

No dia 28, acontece o encontro mais esperado do MCI, o SP NA RUA. A grande celebração urbana reúne coletivos artísticos de São Paulo que se encontram para ocupar o centro da cidade com festas, performances, palestras e instalações artísticas, da madrugada até o sol raiar. A festa começa às 18h do sábado e segue até as 6h do domingo, no centro histórico da cidade.

MCI nos espaços culturais

Buscando promover maior integração entre a população e os espaços públicos da cidade, esta edição do MCI acontece em bibliotecas, centros culturais e casas de cultura em todas as regiões da cidade, com atrações musicais e workshops. Estes equipamentos, durante todo o mês de outubro, receberão apresentações gratuitas de artistas independentes que têm se destacado na cena musical. As atrações são o projeto Cinepiano, que resgata a cultura da execução de trilhas sonoras interpretadas ao vivo durante filmes mudos, e shows da cantora e compositora Tássia Reis, do rapper queer Rico Dalasam, do músico e produtor paraense Jaloo e da big band Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

Workshops

Paralelamente aos shows, o público pode participar de workshops gratuitos de várias técnicas de street art, como lambe-lambe e colagem. No Centro Cultural Olido, no dia 07, às 16h, as mulheres ganham protagonismo com a palestra Women’s Music Event, da jornalista Claudia Assef. Na conversa, a agitadora cultural fala sobre a predominância de homens no cenário artístico e explica sua iniciativa independente para valorizar a produção musical feminina.

Luis Bueno, artista de rua que emprega a técnica de colagens lambe-lambe, ministra workshop sobre o gênero de arte que o tornou conhecido nacionalmente na Casa de Cultura Chico Science, no dia 21. Já o coletivo SHN apresenta um workshop sobre stickers que podem ser feitos em casa e por um custo acessível, também na Casa de Cultura Hip Hop Leste, no dia 22, às 16h. O artista recifense Pedro Nekoi é o convidado da Casa de Cultura do Itaim Paulista, no domingo, dia 29, às 15h para oferecer uma oficina de colagens baseada no trabalho que ele realiza. Designer gráfico e dono de um estúdio criativo, o artista é conhecido por obras surrealistas que mesclam cultura pop e LGBT.