PREFEITURA DE SÃO PAULO

Casa do Bandeirante e Casa do Sertanista recebem exposição "Construção e Memória"

Reabertura das casas históricas, que integram o Museu da Cidade de São Paulo, com novas exposições, acontece dia 8 de abril e traz fotografias sobre a história das construções

04/04/2017 10h49
A Secretaria Municipal de Cultura e o Museu da Cidade de São Paulo reabrem a Casa do Bandeirante e a Casa do Sertanista no próximo sábado, dia 8 de abril, com a exposição Construção e Memória, que traz fotografias que registram a história das casas, do território e das obras de restauro realizadas nesses dois exemplares da arquitetura bandeirista paulistana. 

Na Casa do Bandeirante estarão expostas fotografias produzidas pela Comissão do 4º Centenário de São Paulo, responsável pela abertura da Casa do Bandeirante, em 1955, fruto das comemorações do 4º centenário da cidade. Entre as imagens, estão registros da casa como foi encontrada pela Comissão – composta por nomes como Affonso Taunay, Guilherme de Almeida, Washington Luís, Nilo Amaral, Lucas Nogueira Garcez e Armando de Arruda Pereira –, bem como da ocasião de sua abertura. Também integram a exposição fotografias das obras de restauro e de escavações arqueológicas realizadas pelo DPH (Departamento de Patrimônio Histórico). No evento, haverá a apresentação da Orquestra de Viola de Guarulhos.

Na Casa do Sertanista, a exposição contará a história da formação do acervo etnográfico indígena municipal na década de 1970, por meio de uma doação de Orlando Villas-Bôas, que deu origem ao Museu da Casa do Sertanista, e o percurso até a sua integração ao acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, hoje localizado no Parque do Ibirapuera. Na abertura, haverá a apresentação da Orquestra de Violeiros Coração da Viola de Guarulhos e do grupo Orgulho Caipira de Lagoinha.

Serviço:

Casa do Bandeirante: dia 08 de abril de 2017 às 16h
Endereço: Praça Monteiro Lobato s/no , Butantã

Casa do Sertanista: dia 08 de abril de 2017 às 17h
Endereço: Praça Enio Barbato s/no , Caxingui
Entrada Gratuita.