PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Cultura anuncia curadoria colegiada da Virada Cultural 2016

Com foco na gestão participativa, evento terá curadoria composta de representantes de diversas áreas culturais com o objetivo de propor uma programação plural, que reflita a cara da cidade

17/03/2016 12h49
A Secretaria Municipal de Cultura, que promove todos os anos a Virada Cultural, anuncia hoje a curadoria colegiada para a edição 2016 do evento. O principal evento de rua da cidade de São Paulo é também um dos maiores do mundo do gênero e acontecerá nos dias 21 e 22 de maio.

A curadoria deste ano conta com representantes de várias vertentes culturais. Representando a gastronomia, a Secretaria Municipal de Cultura conta com Alex Atala. Moisés da Rocha integra a curadoria da Virada em nome do samba. A música é representada por Maria Gadu e Felipe Cordeiro e as artes cênicas por Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões.

Gil Marçal é produtor cultural e chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo. Também atuou durante anos como coordenador do programa para Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, que estimula a produção cultural da periferia de São Paulo. Pedro Granato simboliza o teatro na formação da curadoria colegiada da Virada 2016.

A curadoria também conta com representantes da Secretaria Municipal de Cultura: Gabriela Fontana, coordenadora de programação do Circuito Municipal, Karen Cunha, coordenadora de eventos, Fernando Dourado, curador de dança, Júlio César Dória, curador de teatro, Ana Luíza Aguiar, curadora de música, e Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano, que participam de todas as comissões. A programação de cinema será montada pela Spcine, empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

“Por considerar a importância da Virada Cultural na cidade de São Paulo e pela necessidade de inovar na programação, a curadoria colegiada foi montada visando contemplar a  pluralidade das linguagens culturais, por meio de nomes expressivos de diversas áreas da cultura”, ressalta Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura.
 
Confira a relação completa da curadoria colegiada:

Entre as atribuições da curadoria colegiada está a análise das mais de 16.000 propostas de projetos enviadas pela internet por meio de um formulário que ficou aberto de 5 de fevereiro e 2 de março.

O papel principal da curadoria colegiada é formular um plano curatorial propositivo, sendo a decisão final da programação do evento da Secretaria Municipal de Cultura.