PREFEITURA DE SÃO PAULO

Departamento do Patrimônio Histórico debate cultura e desenvolvimento local na Zona Leste

4º encontro do projeto “Patrimônio em Debate” promovido pelo DPH acontece dia 22, no Centro Cultural da Penha

21/08/2015 13h07
Dando sequência ao ciclo de debates comemorativos aos 80 anos da Secretaria Municipal de Cultura, 40 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH)  e 30 anos do CONPRESP, o DPH promove o quarto encontro do projeto “Patrimônio em Debate”, que terá como tema “Cultura e Desenvolvimento local”. O evento acontece no dia 22 de agosto, às 10h, no Centro Cultural da Penha.

O conjunto de Patrimônios compreendido na Zona Leste de São Paulo remonta à ocupação histórica promovida ao longo do antigo caminho para o Rio de Janeiro e se agrega a uma série de bens afetivos e representativos indicados pela população na ocasião do Zoneamento de 2004 (ZEPECs). A vitalidade desse conjunto de bens passa pela necessidade de utilização sustentável e, nesse sentido, buscar debater novas ações de proteção e desenvolvimento que promovam sua manutenção e valorização.

Para discutir essas questões, o debate contará com as presenças de Simone Scifoni, professora do Departamento de Geografia da USP, Danilo Morcelli, autor da dissertação "Paisagens Paulistanas, Memória e Patrimônio às Margens do rio Tietê"; Sérgio Miletto, presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento - ADE SAMPA; e Júlio César, integrante do Grupo Ururay Patrimônio Cultural e da Comissão de Festa do Rosário da Penha de França.

O 1º encontro do Patrimônio em Debate aconteceu em abril e teve como tema “Cavas de Ouro do Jaraguá: Preservação e Valorização no Contexto Regional”. Já em maio, houve um debate sobre “Arte Urbana e Bens Tombados: compatibilidades possíveis”. Por fim, a terceira edição do evento aconteceu em julho, tendo como foco o “Resgate da Memória e o (I)Material”.

O projeto tem como objetivo levantar questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do DPH, no âmbito teórico e prático, apresentando e discutindo de forma pública medidas e propostas de proteção, divulgação, conservação e valorização do Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo.

*Confira a programação completa:
Coordenação: Nadia Somekh | Presidente Conpresp e Diretora DPH

9h30 – Café da Manhã

10h00 – Abertura da Mesa
Nabil Bonduki – Secretário da Cultura

10h10 – Informes Centro de Arqueologia

10h30 – Mesa com Simone Scifoni - REPEP| Sérgio Miletto – ADE Sampa |Danilo Morcelli – Grupo de Memória da Zona Leste| Júlio Cesar Marcelino (Projeto Ururay)

11h00 – Abertura de perguntas à plateia

Currículo dos convidados:
Simone Scifoni: Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do NAP-SP - Núcleo de Pesquisa São Paulo, cidade, espaço, memória -, vinculado à Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, trabalhando com o tema de pesquisa sobre os lugares de memória operária na metrópole paulista. É uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa do CNPq Lugares de Memória e Consciência. Como geógrafa atuou em instituições públicas de preservação do patrimônio cultural como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2006 a 2009) e o Conselho de Defesa do Patrimônio do estado de São Paulo (1988-1995). Foi conselheira do Condephaat (2011 e 2012) e do CREA/SP (2011-2013). Membro fundadora da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP).

Danilo Morcelli: Bacharel em Gestão Ambiental no ano de 2010 pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Mestre em Ciências, no ano de 2013, pelo Programa de Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo. Pesquisador, autor da dissertação "Paisagens Paulistanas, Memória e Patrimônio às Margens do rio Tietê", atua desde 2012 no grupo de Memória da Zona Leste de São Paulo.

Sérgio Miletto: É presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento - ADE SAMPA (serviço social autônomo de utilidade pública), que atua em cooperação com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Desenvolvimento, visando promover a execução de políticas de desenvolvimento local, redução das desigualdades regionais, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, a economia solidária e a inovação tecnológica. Empresário da economia criativa e, como ativista social foi, até 2014, Secretário Geral da Alampyme - América Latina e presidente da Alampyme - Br: Associación Latino Americana de Micro, Pequeña y Media Empresas (capitulo brasileño).

Júlio Cesar: Formado em Geografia pela USP, atua como Articulador Social e Produtor Cultural no MCP – Movimento Cultural Penha desde 2001, desenvolvendo projetos culturais: como Memória Viva Tietê, Recado aos Nossos Ancestrais, eventos e formação. É co-autor dos livros: “Recados – Memória das relações entre a Comunidade” e “Patrimônio”, ambos de 2011, além de “Movimentações pela Cultura – Um Painel dos Movimentos Culturais da Região Leste de São Paulo 1980-1990”, lançado em 2014. Integrante do Grupo Ururay Patrimônio Cultural e da Comissão de Festa do Rosário da Penha de França.

 Serviço: Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20. Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dia 22, 10h. Grátis