PREFEITURA DE SÃO PAULO

Quinteto Pauliceia se apresenta com João Poleto na BMA

Projeto “Chorinho no Terraço” reúne os artistas no dia 29 de agosto

19/08/2015 11h28

Juntos desde 2014, grupo planeja lançar álbum inspirado
no projeto “Chorinho no Terraço”


Por Letícia Andrade

Depois de mais de um século e meio de existência, o choro continua atraindo muitos artistas e interessados. Para reunir alguns desses músicos, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) criou o projeto “Chorinho no Terraço” em que, todo mês, um solista e uma banda se apresentam com os anfitriões do Quinteto Pauliceia. Somente em agosto, o grupo já se apresentou com Ricardo Valverde Trio, acompanhado de Luizinho 7 cordas e Koka Pereira Nascimento. No dia 29, é a vez do flautista e saxofonista João Poleto.

Juntos desde o início do projeto, em 2014, o Quinteto Pauliceia é formado por Emiliano Castro (violão 7 cordas), Douglas Alonso (percussão), Ildo Silva (cavaquinho), Fábio Leão (violoncelo) e Gabriela Machado (flauta). Segundo o compositor e arranjador Emiliano Castro, todos os convidados são compositores e contribuem com músicas autorais. “A gente não ensaia tudo que vai ser apresentado, boa parte é no improviso. Isso ajuda o repertório a ficar muito variado”, diz.

A experiência do grupo com esse amplo repertório permite planos futuros para o lançamento de uma coletânea. “Com a conclusão desse segundo ano do projeto, queremos começar a pensar em um disco inspirado nessa trajetória”, conta Castro.

Com uma carreira consolidada, Poleto já gravou com Fabiana Cozza, Carlinhos Vergueiro, Borba e Rogério Rochilitz. Em 1994, o compositor ganhou o prêmio APCA pela trilha da peça “Entre o Céu e o Mar”, de Ilo Krugli e, em 2004, o prêmio Shell de melhor música pela peça “Bodas de Sangue”, de Carlos Saura. Também já acompanhou artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Beth Carvalho e Maria Alcina.

Alguns dos músicos que já se apresentaram esse ano no projeto são Ricardo Herz, Alessandro Penezzi, Messias Britto, Lado B do Lua e Papo de Anjo. Entre as atrações que devem se apresentar até o final do ano estão Fabio Peron, Alexandre Ribeiro, Cadeira de Balanço e Izaías e Seus Chorões. Outro espaço dedicado ao choro é o Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, reinaugurado no dia 18 de agosto.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – terraço. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002. Dias 29, 15h. Livre. Grátis (Não é necessário retirar ingresso).