PREFEITURA DE SÃO PAULO

Cia. Nau de Ícaros encena peça baseada em obra de Nelson Rodrigues

“Tirando os pés do chão” narra histórias de amor reais no Teatro Flávio Império, entre os dias 17 e 19 de julho

30/06/2015 15h49

 Artistas misturam técnicas de dança e circo nas encenações (Foto: Divulgação)

Por Letícia Andrade

Em 1949, o escritor Nelson Rodrigues criou a personagem Myrna para ser conselheira amorosa principalmente de mulheres, nas colunas do jornal “Diário da Noite”, no qual trabalhava como repórter. O universo das paixões registradas pelo autor está no livro “Myrna – Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, publicado em 2012.

Mais de sessenta anos depois, a comicidade e ironia dos temas abordados na obra inspiram a Cia. Cênica Nau de Ícaros na peça “Tirando os pés do chão”. Com direção de Erica Rodrigues, a montagem fica em cartaz no Teatro Flávio Império entre os dias 17 e 19 de julho, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

No enredo, os artistas dramatizam histórias amorosas de cerca de 200 pessoas entrevistadas nas ruas de São Paulo durante o processo criativo. Todas as lembranças dos apaixonados são levadas ao palco.

De acordo com a diretora, as perguntas feitas aos participantes são para pensarem sobre a vida como um todo. “O elenco foi treinado a fazer as questões com uma psicóloga comportamental”, conta. “Montamos um ‘consultório amoroso’. Entrevistamos as pessoas com base nas perguntas do livro”, explica.

O cenário remete o público a uma espécie de sala de entrevistas. Os intérpretes misturam técnicas de dança e circo, por isso lira, trapézio e cordas de alpinismo também são utilizados. “Muitos dos objetos em cena estão ligados à ideia da suspensão amorosa. É o estado flutuante que a gente fica quando está amando. Ou seja, tirando os pés do chão de fato, o que obviamente tem tudo a ver com a pesquisa do grupo”, observa Erica.

Serviço: | Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 17 e 18, 20h. Dia 19, 19h. 60 min. +12 anos. Grátis (Retirar ingressos, até dois por pessoa, a partir de uma hora antes).