Galeria Olido recebe 80 obras haitianas em comemoração ao Dia da África

Exposição 'Haiti – Vida e Arte', em cartaz entre 25 de maio e 21 de junho, reúne acervo do colecionador Jacques Bartoli e traz workshop de pintura gratuito com o artista Emmanuel Saincilus


Mostra exibe pinturas, esculturas e bandeiras de vodou

O Dia da África é celebrado mundialmente no dia 25 de maio e como forma de homenagear a data, a Secretaria Municipal de Promoção e Igualdade Racial com apoio da Secretaria Municipal de Cultura realiza a mostra “Haiti – Vida e Arte”. Entre os dias 25 de maio e 21 de junho, 80 obras do acervo do colecionador haitiano Jacques Bartoli são exibidas na Galeria Olido.

O objetivo da mostra é valorizar o rico patrimônio cultural e histórico do Haiti. Uma vez que o país foi a primeira república negra livre do mundo, onde homens e mulheres escravizados na América conquistaram sua liberdade. Depois de quase 300 anos de liberdade negada no período colonialista, os africanos e seus descendentes fizeram do Haiti a colônia mais rica do Caribe. A arte haitiana tem o vodou como inspiração, com seus veves e sincretismos, assim como as religiões afrobrasileiras, exemplo de expressões culturais que atravessaram o Atlântico e floresceram nas Américas.

 “Haiti – Vida e Arte” tem curadoria de Dirce Carrion e reúne pinturas, esculturas em metal e bandeiras de vodou representativas do trabalho de alguns dos grandes mestres do Haiti. Além da exposição, o artista plástico haitiano Emmanuel Saincilus vai oferecer workshops de pintura, entre os dias 26 e 30 de maio, das 14h30 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: haitividaearte@gmail.com.

Serviço: Galeria Olido – Salão de exposições – 1º andar. Av. São João, 473 – Centro. 3ª a sáb. 13h às 20h. Dom. 13h às 19h. Abertura dia 25, às 19h. De 26/05 a 21/06. Grátis.