Secretaria Municipal de Cultura cadastra corais de todo o Brasil para a Virada Cultural 2015

Nesta edição, a curadoria colegiada conta com o maestro Martinho Lutero, do Theatro Municipal de São Paulo, que irá analisar as propostas recebidas e selecionar corais para se apresentar no evento; prazo de inscrição foi prorrogado até dia 20 de maio

A Virada Cultural, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece nos dias 20 e 21 de junho. Entre as novidades desta edição está uma programação especial de corais, com diversas formações de canto “a capella”, ou seja, sem acompanhamento musical. Serão recebidas propostas de corais de todo o Brasil por meio deste formulário: https://goo.gl/CgbQRi até dia 20 de maio (prazo prorrogado).

Pela primeira vez, a curadoria colegiada da Virada Cultural, anunciada nesta semana, traz um nome especializado no assunto. O maestro Martinho Lutero está atualmente à frente do Coral Paulistano Mário de Andrade, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Fundador do Coral Luther King em 1970 ele coordenou o setor de Música Coral do Movimento Mário de Andrade. Atualmente é professor do Instituto de Musicologia de Milão, regente da Piccola Orchestra Sinfônica di Milano, diretor da Rede Cultural Luther King e alterna as atividades de regente e de compositor junto a importantes teatros da Itália, Alemanha e Suíça.

A ideia é formar um painel que traga a diversidade de corais de todo o Brasil. Por não haver nenhuma pesquisa oficial, não há um número estimado para o recebimento das inscrições. Com este levantamento, será possível ter uma referência atualizada nesta área.

Os corais selecionados a partir do cadastramento serão contatados pela organização do evento e anunciados com a programação oficial no início do mês de junho.