PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto Terça Afro discute as influências do negro na cultura brasileira

Encontros acontecem nos dias 2, 9 e 16 de dezembro no CCJ

26/11/2014 15h45
Projeto Terça Afro discute tradições afro-brasileiras (Foto: Marina Per)

Letícia Andrade

Criado em 2012 por quatro jovens negros, o projeto Terça Afro discute as tradições afro-brasileiras por meio de encontros com diversos profissionais ligados à temática em discussão. O Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe a programação nos dias 2, 9 e 16 de dezembro.  Os encontros deste mês têm como foco a reflexão sobre as influências do negro na cultura brasileira.

No dia 2, a educadora Tatiane de Souza Silvério participa da roda de conversa “Continuidades africanas nos processos de aprender e ensinar na Congada”. A partir de suas experiências como professora-orientadora do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ela contribui trazendo reflexões sobre a cultura do antigo Kongo, reino africano fundado no século XII no sudoeste da África.

Já no dia 9, o sambista T-Kaçula compartilha experiências e vivências profissionais com o bate-papo “Valores afros na formação política e cultural do Brasil”. Na ocasião, ele terá a oportunidade de analisar influência da cultura negra no Brasil a partir do século XVI, relacionando o processo com os principais ciclos econômicos do país.

Para finalizar, no dia 16, o encontro “Memórias vivas do samba paulista” conta com a presença do sambista Carlos Alberto Caetano, o “Carlão do Peruche”. Personagem importante da história do samba paulista, foi um dos fundadores, na década de 1950, do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche, na Zona Norte. Hoje, aos 84 anos, relembra momentos importantes da sua história à frente do samba. 

Serviço: | Centro Cultural da Juventude - Biblioteca. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dias 2, 9, 16, 19h. Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.