Aniversário de São Paulo marca a volta de Os Mutantes

Nação Zumbi e Tom Zé também sobem ao palco do Parque da Independência

Para comemorar os 453 anos de fundação da cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura convidou o grupo Os Mutantes, a banda Nação Zumbi, o cantor Tom Zé para revezarem-se no palco do Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga. As apresentações têm início às 16h; e a entrada é franca.

Parque da Independência recebe Os Mutantes no aniversário da cidade

O show de Os Mutantes marca a estréia nacional da banda, após a turnê realizada no ano passado na Inglaterra e nos Estados Unidos. O grupo, que retorna ao cenário musical com Zélia Duncan nos vocais, apresenta-se às 20h.

Afastados dos palcos desde 1978, em maio de 2006 Os Mutantes romperam o longo silêncio e realizaram um show no Barbican Theatre, de Londres, onde também gravaram um disco ao vivo e o primeiro DVD do grupo, lançado em dezembro. Depois da Inglaterra, partiram por uma turnê pelos Estados Unidos, passando por Los Angeles, São Francisco, Seattle e Chicago. Da formação original de 78, participaram os fundadores do grupo, os irmãos Arnaldo Baptista (teclado e voz) e Sérgio Dias (guitarra e voz), além do baterista Dinho Leme. A cantora Zélia Duncan foi convidada para assumir o vocal, substituindo Rita Lee, integrante do grupo até 1972. Completam o espetáculo, Vinícius Junqueira (baixo), Simone Soul (percussão), Henrique Peters (teclados), Vitor Trida (teclados, guitarra, viola caipira, baixo), além de Fábio Recco e Esméria Bulgari (backing vocals).

No show do aniversário de São Paulo, Os Mutantes - um dos ícones da música brasileira das décadas de 60/70 - apresentarão algumas das composições mais importantes de seus cinco discos gravados e canções em inglês do álbum Technicolor. Serão interpretadas Dom Quixote, Caminhante Noturno, Dois Mil e Um, Top Top, Ando Meio Desligado, Bat Macumba, Panis et Circensis, entre outras.

Nação Zumbi e Tom Zé também sobem ao palco

O grupo pernambucano Nação Zumbi apresenta, às 16h, canções de seu mais recente trabalho: Futura (2005).

Criada na década de 90 a partir da junção de dois grupos do Movimento Mangue Bit de Recife: Loustaf e Lamento Negro, o Nação Zumbi era liderado pelo cantor e compositor Chico Science. O grupo ganhou projeção internacional poucos anos mais tarde com sucessos como Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996). Depois da morte de Science, em 1997, Jorge Du Peixe assumiu os vocais, acompanhado por Lúcio Maia (guitarra), Alexandre Dengue (baixo), Toca Ogam (percussão), Gilmar Bolla 8 (percussão) e Pupilo (bateria).

A apresentação no parque será uma síntese dos treze anos de carreira da banda, marcada por muita percussão, guitarras funk psicodélicas e letras inspiradas. Serão interpretadas composições como: Na hora de ir, Meu Maracatu, Prato de Flores, Manguetown, Da Lama ao Caos, entre outras.

A canção São Paulo, meu amor, de 1968, regravada no disco Imprensa Cantada de 2003, abre a apresentação do compositor baiano Tom Zé, às 18h.

No repertório, o público poderá conferir, ainda, outras canções que fazem referência à capital paulista, como Augusta, Angélica e Consolação e Correio da Estação do Brás. Do seu trabalho mais recente, o disco Danç-Êh-Sá, lançado em 2006, o baiano cantará Acum-mahá e Atchim.

Morador do bairro de Perdizes há 33 anos, Tom Zé considera São Paulo “uma cidade oriental, habitada por italianos e baianos que se converteram em autores de uma civilização única”.

Serviço do Show
 
Data: 25 de janeiro de 2007 (quinta-feira)
Local: Parque da Independência - av. Nazaré, s/nº - Ipiranga – São Paulo 
Shows: Nação Zumbi, às 16h, Tom Zé, às 18h, e Os Mutantes, às 20h.
Censura:  livre
Informações para público: (11). 3372-2219 (setor de eventos) e 3334-0001, ramal 1950  
Entrada Franca