Ao completar 100 anos, Arquivo Histórico Municipal será ampliado

Edifício da Casa do Politécnico (Cadopô) integrará a construção, recebendo documentos históricos da cidade

O Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, que completa 100 anos em 2007, terá sua construção ampliada com a integração do prédio da Casa do Politécnico (Cadopô). O edifício, declarado de utilidade pública para desapropriação, será reformado para receber documentos históricos da cidade. A ampliação ocorre paralelamente à primeira grande reforma estrutural do edifício Ramos de Azevedo, sede da instituição.

Atualmente, o Arquivo Histórico Municipal abriga 4,5 milhões de documentos (registros textuais e iconográficos) que datam de 1555 a 1921. A falta de espaço impediu a vinda de outros documentos, que permaneceram sob a guarda do Arquivo Municipal de Processos – na região do Piqueri, e em depósitos municipais. O edifício de oito andares do Cadopô deve receber registros históricos da cidade entre 1922 e 1970.

Construído em 1951, com a finalidade de servir de moradia para os estudantes da Escola Politécnica de São Paulo (que funcionou na região do Bom Retiro entre 1894 e 1987), o Cadopô foi palco de diversas atividades acadêmicas, políticas e culturais nesse período. Deteriorado, após anos de abandono, o edifício passará por obras de adequação. Serão realizados testes de suporte de carga e reforço do piso para guarda do acervo.

O Arquivo Histórico Municipal é também objeto de reformas estruturais. O edifício de influência neoclássica, inaugurado em 1920, terá sua fachada restaurada, com reparos nos frisos e detalhes decorativos. O telhado do edifício, que sofre com a ação dos cupins, será restaurado e as calhas de água duplicadas. O piso será substituído por outro mais resistente. A cor original da construção, que é tombada nos níveis federal (Iphan), estadual (Condephaat) e municipal (Conpresp), será mantida. Orçada em R$ 2 milhões, a obra será financiada pela Prefeitura e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. (Programa Monumenta)


Serviço: Arquivo Histórico Municipal. Edifício Ramos de Azevedo. Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. Tel.: 3326-1010. Atendimento: de 2ª a sábado, das 9h às 17h.