PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mostra destaca o cinema japonês para jovens

Em cartaz no Cine Olido, a programação pode ser conferida entre os dias 18 e 27 de novembro

11/11/2014 12h33

Adaptado do livro homônimo de Tetsuya Honda, “Bushido Sixteen”,
de Tomoyuki Furumaya, acompanha duas lutadoras de kendo
(Foto: Bushido2010BushidoSixteen Film Partners)


Por Lidyanne Aquino


É interessante observar como o cinema dialoga com a cultura de seu país de origem. Independente do gênero tratado, é uma forma de conhecer um lugar pelos olhos de seus habitantes e sanar a curiosidade de quem, por vezes, não pode nem sair da cidade onde mora. Em meio às estreias semanais, o universo adolescente é um tema recorrente. Pensando nesse público, a Fundação Japão, em parceria com o Cine Olido, promove, neste mês, a “Mostra itinerante de cinema japonês - Uma perspectiva juvenil”, programação composta apenas por títulos inéditos no Brasil.

Os filmes tentam abordar diferentes instâncias dessa fase. “Water Boys”, de Shinobu Yaguchi, abre a programação no dia 18. O roteiro possui a natação como ponto de partida. Ainda sobre esportes, “Bushido Sixteen”, dirigido por Tomoyuki Furumaya, conta a história de duas lutadoras de kendo, adaptando a história original do livro homônimo de Tetsuya Honda.

No Japão, é comum a leitura dos mangás (histórias em quadrinhos originárias no país), e essa categoria não foi esquecida na mostra. Criada por Fumiyo Kono, a série “Cidade da noite calma, país das flores de cerejeira”, foi adaptada por Sasabe Kiyoshi –as personagens centrais da obra são sobreviventes da bomba atômica. “From Me to You”, de Naoto Kumazawa, também tem um mangá como ponto de partida: “Kimi ni todoke”, de Karuho Shiina, que narra a história de uma menina introspectiva com dificuldades de fazer amigos. “Your Friends”, de Hiroki Ryuichi, por sua vez, adapta o romance homônimo de Kiyoshi Shigematsu, trazendo a história de vida das amigas Emi e Yuka.

“Gostaríamos que o público brasileiro conhecesse como os japoneses vivenciam esta fase e os variados estilos de vida”, afirma Yoo Fukazawa, diretor geral da Fundação Japão em São Paulo. Os 12 títulos selecionados foram produzidos entre 2001 e 2013. “As obras participantes da mostra descrevem os sonhos, desejos, mudanças de sentimentos e frustrações que representam desafios aos jovens, sugerindo que tomem atitudes sem receio diante do que querem fazer”, explica o diretor ao comentar sobre a curadoria da mostra. “Estas experiências na juventude podem transformar a vida destes indivíduos no futuro”, completa.

Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 18 a 27. R$1.

* Confira programação completa

WATER BOYS
(Japão, 2001, 91 min, DVD). Dir.: Shinobu Yaguchi. Com Satoshi Tsumabuki, Hiroshi Tamaki, Akifumi Miura e outros.
Estudante sonha ser um grande nadador, mas é o único integrante do time de natação da escola. Com a chegada de uma bela professora, outros garotos decidem entrar na equipe, porém descobrem que ela quer criar um time de nado sincronizado, esporte considerado feminino.
| Dia 18, 15h

SWING GIRLS
(Suwingu gâruzu, Japão, 2004, 105 min, DVD). Dir.: Shinobu Yaguchi. Com Juri Ueno, Motokariya Yuika, Shihori Kanjiya e outros.
Grupo de garotas de uma escola secundária fica de recuperação em matemática. Para passar o tempo e se divertir, as meninas decidem formar uma banda.
| Dia 18, 17h

O JARDIM DAS PALAVRAS
(Kotonoha no niwa, Japão, 2013, 46 min, animação, DVD). Dir.: Makoto Shinkai.
Desenho animado produzido pelo estúdio CoMix Wave Films que narra a história de um jovem aspirante a sapateiro. Sempre que cai a chuva, ele se depara com uma misteriosa mulher.
| Dia 19, 15h. Dia 22, 17h

SHODO GIRLS
(Shodô gâruzu!!: watashitachi no kôshien, Japão, 2010, 120 min, DVD). Dir.: Ryuichi Inomata. Com Riko Narumi, Nanami Sakuraba, Shin’ichi Hatori e outros.
Grupo de praticantes de caligrafia está prestes a se separar por conta de brigas entre si. Porém, um novo professor, dono de um inusitado método de criação (escrever sob efeito de música), consegue cativá-lo.
| Dia 20, 19h

FROM ME TO YOU
(Kimi ni todoke, Japão, 2010, 128 min, DVD). Dir.: Naoto Kumazawa. Com Mikako Tabe, Haruma Miura, Misako Renbutsu e outros.
Inspirado no mangá “Kimi ni todoke”, de Karuho Shiina, o filme narra a história de uma garota que tem problemas para se comunicar. Quando entra para o ensino médio, ela conhece um rapaz extrovertido e alegre, de quem se torna amiga.
| Dia 21, 19h

BUSHIDO SIXTEEN
(Bushidou shikkusutîn, Japão, 2010, 109 min, DVD). Dir.: Tomoyuki Furumaya. Com Riko Narumi, Kii Kitano, Hideo Ishiguro e outros.
Duas adolescentes lutadoras de kendo (arte marcial japonesa) precisam lidar com o sentimento de rivalidade e com a pressão familiar, ao mesmo tempo em que constroem uma amizade.
| Dia 23, 17h
    
YOUR FRIENDS
(Kimino no tomodachi, Japão, 2008, 125 min, 35mm). Dir.: Hiroki Ryuichi. Com Ishibashi Anna, Kitaura Ayu, Yoshitaka Yuriko e outros.
Adaptado do romance de Kiyoshi Shigematsu, o filme narra a história de duas amigas: Emi e Yuka. Já adulta, Yuka conhece um jovem fotógrafo que se interessa por ela. Através das fotos de Yuka, que costumam registrar o céu e as “nuvens de algodão”, o jovem começa a lidar com lembranças da infância e adolescência.
| Dia 25, 14h30

A GAROTA QUE SALTAVA PELO TEMPO
(Toki o kakeru shôjo, Japão, 2006, 98 min, 35mm). Dir.: Mamoru Hosoda.
Estudante descobre que tem o poder de saltar no tempo. Ela tenta usar esse dom em seu próprio benefício, corrigindo os acontecimentos ruins, mas logo descobre que brincar isso pode ter consequências desagradáveis. 
| Dia 25, 17h

THE BANDAGE CLUB
(Houtai kurabu, Japão, 2007, 118 min, 35mm). Dir.: Tsusumi Yukihiko. Com Yagira Yuya, Ishihara Satomi, Tanaka Kei e outros.
Grupo formado por jovens está disposto a curar feridas, inclusive sentimentais. Por meio dessas experiências, os integrantes aprendem a enfrentar as cicatrizes do passado.
| Dia 26, 14h30

CIDADE DA NOITE CALMA, PAÍS DAS FLORES DE CEREJEIRA
(Yûnagi no machi sakura no kuni, Japão, 2007, 118 min, 35mm). Dir.: Sasabe Kiyoshi. Com Tanaka Rena, Aso Kumiko, Isaki Mitsunori e outros.
História de vida dos japoneses que enfrentaram o ataque da bomba atômica, sob o olhar de duas mulheres. A primeira, que mora em Hiroshima, 13 anos após a guerra. E a outra, sua sobrinha, que vive nos dias de hoje. Adaptação do premiado mangá escrito e ilustrado por Fumiyo Kono.
| Dia 26, 17h

CRIANÇA PRODÍGIO
(Shindo, Japão, 2007, 120 min, 35mm). Dir.: Hagiuda Koji.
Com Narumi Riko, Matsuyama Kenichi, Tezuka Satomi e outros.
Criança prodígio aprende a ler partituras e a tocar piano antes de saber falar. Por meio de sua amizade com um jovem de 19 anos, que tenta aprender a tocar piano, descobre a verdadeira razão pela qual toca o instrumento.
| Dia 27, 15h

LINDA LINDA LINDA
(Japão, 2005, 114 min, 35mm). Dir.: Yamashita Nobuhiko. Com Maeda Aki, Kashii Yu, Sekine Shiori e outros.
Após uma briga, duas meninas abandonam a banda em que tocam, três dias antes da apresentação num festival escolar. As integrantes que restam decidem convidar uma estudante sul-coreana, que mal fala japonês, para se juntar a elas.
| Dia 27, 17h