PREFEITURA DE SÃO PAULO

“Jaraguá” traz fotografias de Caio Reisewitz na Casa da Imagem

Com fotos do Pico do Jaraguá, exposição pode ser conferida até dia 22 de fevereiro

15/10/2014 14h30

Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros de altitude

Por Gabriel Fabri


O ponto mais alto da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude, é o foco da nova exposição do fotógrafo Caio Reisewitz. “Jaraguá” fica em cartaz até dia 22 de fevereiro, trazendo fotos em grandes formatos. A palavra que dá nome à exposição vem do tupi-guarani e significa “protetor do vale”.

Reisewitz explica que o pico faz parte de seu imaginário. “Sempre que estou andando pelas ruas de São Paulo e alcanço um lugar mais alto, procuro encontrar o pico escondido atrás de um prédio”, revela. Para essa exposição, Reisewitz selecionou e tratou algumas imagens do Pico feitas pelo falecido fotógrafo Joaquim Reis, que Caio encontrou em uma feira de antiguidades. Ele conta que o mais desafiador foi tornar a sua apropriação fiel ao trabalho desse autor, pois não sabe ao certo o que ele pretendia com suas fotos. “É muito difícil se apropriar de uma intenção”, confessa.  

Henrique Siqueira, curador da Casa da Imagem, afirma que as imagens de Reisewitz trazem um estranhamento para o público. “As paisagens de Reisewitz mostram uma exuberância que as fazem soar como exóticas”, completa.

Serviço: Casa da Imagem. R. Roberto Simonsen, 136-B. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro. Tel. 3241-4238. Abertura: dia 18, das 13h às 16h30. Visitação: de 18/10 a 22/02/2015. 3ª a Dom., das 9h às 17h. Grátis.