Prefeitura de São Paulo e Instituto TIM lançam plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo

Estiveram presentes no evento a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, o articulador cultural e representante da agência Solano Trindade, Tiago Vinícius, além de representantes dos oito municípios e estados que utilizarão a plataforma em 2014


Prefeito Fernando Haddad fala durante a cerimônia de lançamento da plataforma digital Mapas Culturais/SP Cultura

A Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto TIM realizou nesta segunda-feira, 4 de agosto, na Sala do Conservatório, a cerimônia de lançamento do SPCULTURA, plataforma digital de mapeamento colaborativo e gestão cultural da capital paulista.

A Prefeitura e o Instituto TIM se uniram em 2013, em um esforço conjunto para dar mais qualidade à gestão cultural dos municípios e estados. O objetivo era reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta digital colaborativa, fornecendo ao poder público e ao cidadão uma radiografia de iniciativas culturais na cidade, com um mapa de projetos, agentes, espaços e eventos distribuídos pelo território. Dessa parceria surgiu o Mapas Culturais, um software livre com sistema de georreferenciamento que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado e que, em São Paulo, leva o nome de SPCULTURA.

“Com as contribuições de agentes, grupos e programadores culturais da cidade, a plataforma Mapas Culturais será uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de ações territorializadas pela Secretaria Municipal de Cultura, melhorando nossa gestão e comunicação, e potencializando a efetividade das políticas públicas”, ressalta Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura de São Paulo.

A plataforma, além de livre, é gratuita e colaborativa, ou seja, possui dados abertos, o que permite que qualquer pessoa possa livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los. Por meio dela, o usuário poderá buscar por eventos culturais e, ao cadastrar seu perfil de agente, como artistas, gestores e produtores, incluir sua própria programação cultural, colaborando para a gestão da cultura da cidade. Da mesma forma, também fazem parte do sistema de busca os espaços culturais de São Paulo, assim como projetos, como leis de fomento, mostras convocatórias e editais publicados pela Secretaria Municipal de Cultura, além de diversas iniciativas cadastradas pelos usuários da plataforma.

“A participação do Instituto TIM no desenvolvimento da plataforma SPCULTURA visa aproximar a tecnologia da gestão pública. A capital paulista foi a primeira a abraçar nosso projeto, mas o desenvolvimento com adoção de códigos abertos permite que o sistema seja adotado gratuitamente por instituições e governos e temos outras prefeituras e governos interessados”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Também compareceram ao evento gestores públicos dos seis municípios e dois estados que adotarão a ferramenta em 2014: os governos do Ceará e do Rio Grande do Sul, e dos municípios de Campinas (SP), Santos (SP), João Pessoa (PB), Vitória da Conquista (BA), Sobral (CE) e Itacoatiara (AM).