Arquivo Histórico e Museu da Cidade

2013

Restauro da Casa do Bandeirante
Obra de restauro visando à preservação da edificação histórica tombada, e para propiciar acessibilidade.

Exposição de arte contemporânea na Casa do Sertanista
Artista plástica Sandra Cinto realizou exposição na Casa do Sertanista, que esteve fechada para restauro por  7 anos.

Exposição de  arte fotográfica  na Casa da Imagem
Apresenta  os fotógrafos Cristiano Mascaro, Edu Marin e Felipe Bertarelli em mostra nos 3 andares da Casa. 

Exposição de Arte Contemporânea no Beco do Pinto

 Exposição de arte contemporânea do artista plástico João Loureiro, denominada ‘Pedra que repete’, aberta aos transeuntes do logradouro.

Exposição de Arte Contemporânea no Beco do Pinto

Trabalho do artista plástico Wagner Malta Tavares, em intervenção artística denominada ‘Perfume de princesa’, que contemplou a Casa da Imagem, o Beco do Pinto e o Solar da Marquesa de Santos simultaneamente.

Publicação de livro de arte fotográfica – German Lorca

O fotógrafo teve sua obra recolhida, selecionada em processo curatorial, publicada em co-patrocínio com a Editora Cosac & Naify, em tiragem e distribuição nacional e internacional de  1.000 exemplares.

Qualificação do Pavilhão das Culturas Brasileiras
Busca de recursos e fontes de financiamento junto ao BNDES e Lei Rouanet, com vistas a requalificar o espaço-museu Pavilhão das Culturas Brasileiras.

Qualificação do Pavilhão Lucas Nogueira Garcez - OCA

Ações pontuais para prover  melhor condição de recebimento de exposições de grandes museus .  Foram recebidas exposições da Fundação Athos Bulcão (Luiz Gonzaga), Casa Chanel (Karl Lagerfeld, fotógrafo), Universidade de Coimbra (Itinerários do saber...) e a exposição Flavio de Carvalho, que resgata a obra do artista que se achava dispersa em vários acervos municipais.

Qualificação do Solar da Marquesa de Santos – Sede do Museu da Cidade
Busca de recursos para qualificar este imóvel restaurado em 2011, para prover  acessibilidade, com vistas a atender demanda do MP.

Definição das políticas de digitalização do MCSP e AHSP

Grupo de Trabalho formado por técnicos do Museu da Cidade e Arquivo Histórico visando a definição de normas para digitalização dos acervos museológicos e arquivísticos de ambas as instituições.

Fornecimento ao público de imagens do Acervo Fotográfico

O  Museu da Cidade recebe solicitações de cessão de imagens fotográficas antigas da cidade de São Paulo, para publicações em livros, revistas, folders, ilustrar exposições, decorar espaços comerciais e edifícios públicos e privados, entre outros.  No ano de 2013 foram cedidas 286 imagens sem ônus e 153 com preço público.Toda solicitação é registrada por meio da  abertura de processo documental interno.
Esse trabalho propicia a extroversão do acervo fotográfico, quantificado em cerca de 135 mil itens digitalizados, que retrata a memória da cidade, bem como as transformações arquitetônicas ocorridas ao longo dos anos.

Obra de Restauro e Acessibilidade do Edifício Ramos de Azevedo/
Qualificação do Salão Monumental para exposições -
Obra de restauro visando a preservação intrínseca a edifícios tombados, bem como necessárias obras de acessibilidade, e adequação do saguão central do edifício Ramos de Azevedo para a realização de exposições de curta e média duração. Inserido na obra de restauro e acessibilidade

Obra de Reforma e Readequação do Edifício CADOPÔ (Torre da Memória)
Aquisição, reforma e readequação da antiga sede da Casa do Politécnico para abrigar o acervo custodiado pelo ARQUIVO HISTÓRICO DA CIDADE DE SP, bem como a documentação produzida pelas secretarias municipais da PMSP que já passaram do período intermediário no Arquivo Geral de Processos/Sempla.

Retomada da edição e publicação da Revista do Arquivo Municipal
A Revista do Arquivo Municipal criada em 1934 teve sua publicação interrompida em 2006.
O n°206 foi retomado em 2013 com uma tiragem de 5.000 exemplares.

Retomada do projeto de digitalização do Fundo IV Centenário

O projeto, aprovado pelo MinC, refere-se à conservação, restauro, organização e digitalização do material gráfico do Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Restauro das plantas de Flávio de Carvalho

Reunião e restauro de plantas arquitetônicas de Flavio de Carvalho, no Laboratório de Conservação do Arquivo Histórico da Cidade de SP.

Informativos (site)
Textos de pesquisa desenvolvidos a partir do Acervo da Instituição, e inseridos no site do Arquivo Histórico da Cidade de SP.

Parceria com Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Parceria para a criação da futura Comissão da Memória e da Verdade da Prefeitura de São Paulo, bem como o recolhimento, restauro e digitalização dos Livros de Sepultamento dos cemitérios do Araçá, Vila Formosa e Perus no Laboratório de Conservação do AHSP.

Início das tratativas para criação do Sistema Municipal de Arquivos

Tratativas com a Secretaria de Planejamento e Gestão para a criação do Sistema Municipal de Arquivos.

Retomada livro sobre o Departamento de Cultura

Pesquisa e textos produzidos a partir da documentação do AHSP, Arquivo Geral de Processos e Instituto de Estudos Brasileiros que tratam da gestão de Mario de Andrade a frente do Departamento de Cultura, origem da Secretaria Municipal de Cultura.

Definição das políticas de digitalização do Museu da Cidade de SP e do  Arquivo Histórico da cidade de SP

Grupo de Trabalho formado por técnicos do Museu  e do Arquivo Histórico visando à definição de normas para digitalização dos acervos museológicos e arquivísticos de ambas as instituições.