Projetos especiais

2013

Arraia de São Paulo
O Primeiro Arraia de São Paulo foi montado no Vale do Anhangabaú e contou com shows, de Alceu Valença e Zé Ramalho, entre outros. O Arraia também contemplou diversos trios de forró da cena atual brasileira e Feira gastronômica com 40 barraquinhas de comida regional.
Público Estimado: 70 mil pessoas.
 
Criação da SP Cine

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência Nacional do Cinema  Ancine foi desenvolvida e aprovada à lei que cria a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, que atuará no fomento à produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e artístico do setor.

Virada Cultural
24 horas ininterruptas de atividades culturais: música, dança, arte de rua, teatros, performances, publico estimado em 4 milhões de pessoas.

Conferência Municipal de Cultura

Fórum participativo, aberto e democrático, para construção de políticas públicas na área da cultura. Cerca de 800 pessoas estiveram presentes nos 02 dias de debates da Conferência.

Programa #ExistediálogoemSP
Dialogo aberto com diferentes segmentos da cultura, para escuta, criticas, propostas e trocas de opiniões.Foram realizados mais de 20 encontros, destes alguns resultaram em Grupos de Trabalhos que vem discutindo com técnicos da Secretaria propostas e ações: Política Municipal de Cultura, Teatro, Conferencia Municipal de Cultura, Dança, Saraus, Funk, Hip hop, Artistas de rua, Circo, Imigrantes,Saraus, Funk, Carnaval de rua, Forró, e Indígenas,Carnaval de Rua, Funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Aniversário da Cidade
Para valorizar ainda mais essa data, foi estruturado um evento no Vale do Anhangabaú, com intuito de contemplar todas as gerações da música paulistana.
O show principal: “4 gerações cantam São Paulo”, contou com apresentações de Zélia Duncan, “Tudo Esclarecido”,  homenagem a Itamar Assumpção- representando os anos 80,  Arnaldo Antunes, com os anos 90; Criolo e Emicida, representando os anos 2000; e o encerramento com a cantora Rita Lee, que celebra 50 anos de sua trajetória musical e representa os anos 70.

Mês da Cultura Independente
115 ações ao longo do mês de setembro.
Subdivididas em: shows, intervenções musicais, cursos, oficinas, palestras, debates, encontros, sessões de cinema, destaques da programação: Festa Latina, apoio ao 100%favela, Johnny Osboure-Circuito de Sound System.

Semana do Samba

Shows  de  30/11 a 08/12 com Fabiana Cozza e Camisa Verde e Branco no Centro Cultural da Juventude

Samba nos Coretos
Encontros:  A geografia do Samba em São Paulo;
Samba em Cidade Tiradentes e Seminário de Carnaval de Rua. No dia em que se celebra o dia nacional do samba, 2 de dezembro, foi feita uma solenidade no Theatro Municipal de São Paulo para o registro do tombamento do samba urbano paulistano como patrimônio imaterial e diversas programações musicais por todas as regiões da cidade. A programação em questão aconteceu ao longo de toda a semana. As apresentações artísticas tiveram a presença de grandes nomes do gênero: Osvaldinho da Cuíca, Beth Carvalho, Riachão, entre outros.