PREFEITURA DE SÃO PAULO

Cacá Carvalho encena Pirandello em Cidade Tiradentes e na Galeria Olido

As três peças que compõem a trilogia são encenadas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e na Sala Olido

09/04/2014 11h25

 Cacá Carvalho em "A Poltrona Escura" (Foto: Jorge Etecheber)


Por Natália Tayota


A obra do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1934, é o eixo central de três peças que reestreiam, neste mês, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (zona leste). O projeto também ocupará a Sala Olido, na Galeria Olido (centro). Em cena, o ator Cacá Carvalho dá vida aos textos do dramaturgo numa trilogia composta pelos monólogos “O homem com a flor na boca”, “A poltrona escura” e “Umnenhumcemmil”. Em Cidade Tiradentes, as apresentações ocorrem entre os dias 18 e 27 de abril e, na Sala Olido, entre os dias 2 e 4 de maio. Além das montagens, durante a semana de apresentação, Cacá Carvalho e Eduardo Bartolomeu ministram oficinas gratuitas aos interessados em artes cênicas.

Carvalho estreou “O homem com a flor na boca” em 1993 e, desde então, mergulhou na obra do autor, somando mais de duas décadas estudando Pirandello. Dez anos depois daquela estreia, Alessandro D´Amico, herdeiro do dramaturgo, apresentou a adaptação para teatro de três novelas de humor negro, entre elas, “Os pés na grama”, “O carrinho de mão” e “O sopro”, dos livros “Berecche e la guerra” e “Candelora”. Os textos resultaram na peça “A poltrona escura”, que rendeu a Carvalho o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Ator de 2003 e, ao espetáculo, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A encenação fala sobre a condição humana e o sentido da própria existência do ponto de vista de três homens irreverentes, poéticos e cheios de uma cruel consciência de sua finitude.

Em “Umnenhumcemmil”, o personagem Gengé está em busca da sua real identidade. Depois da sua mulher comentar que seu nariz cai ligeiramente para a direita, ele decide cancelar sua identidade, família e cultura para se tornar ninguém entre muitos. O texto é baseado no último romance homônimo escrito pelo dramaturgo italiano.  A Trilogia Pirandello tem direção do italiano Roberto Bacci e foi produzida pela Fondazione Pontedera Teatro (Itália), em parceria com a Casa Laboratório para as Artes do Teatro de São Paulo.

Oficinas
No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, entre os dias 15 e 25 de abril, durante a semana, haverá três tipos de oficinas: uma destinada apenas às crianças entre 7 e 14 anos, uma para jovens a partir de 17 anos e outra para mulheres com, no mínimo, 40 anos. De 29 de abril até 2 de maio, as oficinas acontecem na Galeria Olido, e serão dedicadas apenas a jovens a partir de 17 anos. Para participar, é necessário enviar uma carta de intenção para o e-mail producao_casalaboratorio@hotmail.com (no assunto, o interessado deve indicar onde deseja fazer a oficina)

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes - teatro. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. “O Homem com a Flor na Boca”, dias 18 e 25/4. 6ª, 20h;  “A Poltrona Escura”, dias 19 e 26/4. Sáb., 18h; “Umnenhumcemmil”, dias 20 e 27/4. Dom., 18h. Oficinas, de 15 a 25/4. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

| Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. “O Homem com a Flor na Boca”, dia 2/5. 6ª, 20h; “A Poltrona Escura”, dia 3/5. Sáb., 20h; “Umnenhumcemmil”, dia 4/5. Dom., 19h. Oficinas, de 29/4 a 2/5|. Grátis. (retirar ingresso uma hora antes)

Veja a programação das oficinas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes:

Para crianças de 7 a 14 anos
Oficina – Bonecos entre Muros [Crianças Naquela Água Toda]
Carga Horária: 18 horas (6 encontros de 3h)
Vagas: 20
De 15 a 24 de abril
Horário: De terças a quintas, das 9h às 12h
Público: Crianças.
Pré-requisitos: idade entre 07 a 14 anos. Enviar carta de intenção por e-mail para producao_casalaboratorio@hotmail.com (no assunto deve conter ‘Oficina Cidade Tiradentes’) ou entregar a carta na Administração do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Objetivos da Oficina:
Criação de bonecos, brincadeiras de roda e construção de brinquedos.
Um grupo de crianças vai à praia, um grupo de crianças aprende a brincadeira de construção de bonecos de vara numa praia. Com o que sonha uma criança quando sabe que no dia seguinte irá à praia? Com água, castelos de areia, brincadeiras, cantos, corridas. A partir desta reflexão sobre o livro “Aquela água toda”, de João Carrascoza, Eduardo Bartolomeu propõe 06 encontros com 20 crianças que aprenderão a criar Bonecos de Vara, desde a sua elaboração, passando pelo momento de inventar, vestir suas roupas e levá-los para caminhar. Crianças que, na infância, são compostas de familiaridade e descobertas.

Material do aluno (a ser providenciado pelo aluno):
Deverão providenciar jornal e retalhos de tecidos. Além de boias infantis ou bolas de praia.

Orientador:
Eduardo Bartolomeu é artista-educador e coordenador artístico pedagógico dentro do PIÁ (Programa de Iniciação Artística). Atualmente, é ator na Cia Pau d'Arco e atua em “Expresso K.”, direção de Bia Szvat, trabalho já visto na cidade de São Paulo e em três países do leste europeu.

Para jovens a partir de 17 anos
Oficina – Aquela Vida Toda
Carga Horária: 36 horas (8 encontros de 4h30)
Vagas: 15
De 15 a 25 de abril
Horário: De terças a sextas, das 13h às 17h30
Público: Jovens interessados em se conhecer em teatro, como também estudantes e/ou profissionais em artes.
Pré-requisitos: idade mínima de 17 anos. Enviar carta de intenção por e-mail para producao_casalaboratorio@hotmail.com (no assunto, deve conter ‘Oficina Cidade Tiradentes’) ou entregar a carta na Administração do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Objetivos da Oficina: Um ator, ou um futuro ator, não é apenas aquele que lê textos de teatro ou interpreta personagens, mas aquele que aprende a ler o mundo, interpreta-lo, que sabe antes de fazer, ler e contar os outros. Talvez um modo de aumentar o número de atores qualificados, ou desviciados, é antes ensina-los a ler e ver o mundo e as pessoas, isso só é possível através da educação e por meio daqueles que antes de representar, interpretam um mundo (no plano mais individual). A oficina na Cidade Tiradentes tem como objetivo despertar nos jovens o encantamento com o mundo, quando este jovem está começando a desaguar-se para a vida. O principio é o livro “Aquela água toda”, de João Carrascoza, que trabalha com fragmentos do cotidiano simples, para ganharem dimensão poética.

Material do aluno (a ser providenciado pelo aluno):
Todos deverão providenciar uma bacia de alumínio. Além disso, uma boia infantil de cintura ou roupas de banho ou qualquer utensílio de praia.

Orientador:
Cacá Carvalho é ator e diretor da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Na TV, ficou conhecido pelo personagem “Jamanta”, em duas novelas.

Para mulheres a partir de 40 anos
Oficina – Aquela Vida Toda
Carga Horária: 24 horas (8 encontros de 3h)
Vagas: 15
De 15 a 25 de abril
Horário: Terças, quartas e quintas, das 17h30 às 20h30
            Sextas, das 17h30 às 19h30
Público: Mulheres acima dos 40 anos que tenham interesse em, com o teatro, vir a fazer práticas lúdicas e reflexões sobre o sentido da vida, como também profissionais em artes.
Pré-requisitos: idade mínima de 40 anos. Enviar carta de intenção por e-mail, producao_casalaboratorio@hotmail.com (no assunto, deve conter ‘Oficina Cidade Tiradentes’) ou entregar a carta na Administração do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Objetivos da Oficina: Fazer com que uma pessoa que não seja ator, ou pretendente a ator, consiga por meio de relatos de vida no seu ambiente [Cidade Tiradentes], construir uma estrutura poética cheia de miudezas, lirismo e alegria, que constrói o cotidiano. A ideia deste trabalho vem do livro “Aquela água toda”, de João Carrascoza, que trabalha com fragmentos do cotidiano simples, para ganharem dimensão poética.
Diz-se que “Aquela água toda” é uma vida. Na infância, clara, transparente; na juventude, forte e borbulhante; e, na maturidade, mais turva, quase suja pelos percalços do dia a dia. Tomando isso como verdade, esta qualidade da água que nos compõe na maturidade, uma vez narrada, pode ajudar, através do teatro, a requalificar a vida daquelas que nós erroneamente consideramos “de periferia”.

Material do aluno (a ser providenciado pelo aluno):
Todas deverão providenciar uma bacia de alumínio. Além disso, uma boia infantil de cintura ou saídas de praia ou qualquer outro utensilio de praia, retratos de família, recortes de jornais.

Orientador:
Cacá Carvalho é ator e diretor da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Na TV, ficou conhecido pelo personagem “Jamanta”, em duas novelas.

Veja a programação para as oficinas na Galeria Olido:

Oficina – Aquela Vida Toda

Carga Horária: 18 horas (4 encontros de 4h30)
Vagas: 15
Dos dias 29 de abril a 02 de maio
Horário: De terça a sexta, 9h às 13h30
Público: Jovens interessados em se conhecer em teatro, como também estudantes e/ou profissionais em artes.
Pré-requisitos: idade mínima de 17 anos. Enviar carta de intenção por e-mail, producao_casalaboratorio@hotmail.com (no assunto, deve conter ‘Oficina Galeria Olido’) ou entregar na Administração da Galeria Olido.

Objetivos da Oficina:
Será que os jovens filhos dos que compõem o movimento dos sem-teto, não poderiam participar de uma ação objetiva no teatro, dando a eles uma paisagem poética bem diferente das “ocupações” do centro da cidade São Paulo?
O livro de João Carrascoza, “Aquela água toda”, como base literária e poética para despertar nesses jovens que agora vivem nesses pescoços de girafas abandonados um encantamento pelo o mundo, justo quando este jovem está começando a desaguar-se para a vida. O livro trabalha com fragmentos do cotidiano que ganham dimensões poéticas.

Orientador:
Cacá Carvalho é ator e diretor da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Na TV, ficou conhecido pelo personagem “Jamanta”, em duas novelas.