PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mostra exibe filmes censurados pela ditadura

Evento acontece entre os dias 4 e 28 de abril, em diversas bibliotecas públicas

27/03/2014 14h47

Cena do filme "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade,
que conta a história do personagem criado por Mário de Andrade


Por Gabriel Fabri


O cineasta Eduardo Coutinho, que faleceu no início deste ano, foi um dos grandes nomes do documentário brasileiro. Sua obra mais famosa, “Cabra Marcado Para Morrer”, conta a história de um filme que quase não pode ser produzido, por causa de complicações impostas pelo regime militar. Embora esse longa seja único na história brasileira, a censura às produções culturais foi uma realidade que atingiu em cheio o cinema. Como parte de uma programação especial que discute o golpe de 1964, quatro bibliotecas públicas recebem a mostra “Censurados, mutilados e proibidos”, reunindo filmes que sofreram algum tipo de restrição pela ditadura. 

A obra de Coutinho, que abre a mostra no dia 4, na Biblioteca Roberto Santos, seria inicialmente um relato sobre a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Todavia, no dia seguinte ao golpe que instaurou a ditadura, os militares invadiram o engenho Galileia, no município pernambucano de Vitória de Santo Antão, interrompendo as filmagens. Retomado em 1981, o longa-metragem iria adquirir outra cara, transformando-se em um documentário sobre as pessoas que viviam naquela região, afetada diretamente pelo regime, com foco, agora, na ex-mulher de Teixeira, Elizabeth.

Entre outros destaques, está também “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, que é exibido dia 25, na Roberto Santos. Filme icônico do movimento conhecido como cinema marginal, com origem na região da Boca do Lixo em São Paulo, teve cenas de sexo e de nudez cortadas. Outra grande obra que integra a programação é “A Margem”, de Ozualdo Candeias, que ganha as telas da Viriato Corrêa, no dia 19, e da Roberto Santos, no dia 27.

Proibido pelo regime militar por cinco anos, sendo liberado somente em 1980, “Iracema – Uma Transa Amazônica”, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, alterna documentário e ficção para fazer uma crítica ao projeto da rodovia Transamazônica. As projeções acontecem no dia 13, na Roberto Santos, e no dia 26, na Viriato Corrêa.

As bibliotecas Paulo Setúbal e Adelpha Figueiredo também exibem alguns filmes da programação.

Serviço:
| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Pça Ilo Ottani, 146, Pari. Zona Leste. | tel. 2292-3439.
| Biblioteca Pública Paulo Setúbal. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2211-1508 e 2211-1507.
|Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema).  R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul.| tel. 2273-2390 e 2063-0901.
| Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica). R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul.| tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 4 a 28 de abril. Grátis.

*Confira a programação completa:

CABRA MARCADO PARA MORRER
(Brasil, 1985, 120 min). Dir.: Eduardo Coutinho. +12 anos.
Neste documentário, Elizabeth Teixeira conta como foram as filmagens e como aconteceu a morte de seu marido, João Pedro, um dos líderes da liga camponesa em defesa dos moradores de Sapé, na Paraíba, e da Galileia, em Pernambuco.
| BP Roberto Santos. Dia 4, 16h

ELES NÃO USAM BLACK-TIE
(Brasil, 1981, 120 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e outros. +14 anos.
Preocupado com seu casamento e temendo perder o emprego, rapaz decide furar o movimento grevista metalúrgico, entrando em conflito com o pai.
| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 4, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 17h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 25, 16h

A FALECIDA
(Brasil, 1965, 96 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Fernanda Montenegro, Ivan Candido, Nelson Xavier e outros. +14 anos.
Mulher obcecada pela ideia da morte sonha em ter um enterro de luxo para compensar a vida simples no subúrbio do Rio de Janeiro e provocar inveja na prima. Antes de morrer, ela deixa para seu marido a tarefa de pedir dinheiro a um misterioso homem rico e, assim, concretizar seu desejo.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 4, 19h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 26, 15h

BANG BANG
(Brasil, 1970, 85 min). Dir.: Andrea Tonacci. Com Paulo César Pereio, Jura Otero, Abrão Farc e outros.
Ator não consegue distinguir a realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Enquanto busca sair dessa situação, inicia romance com uma bailarina espanhola, enfrenta bandidos e discute com um motorista de táxi.
BLA BLA BLA
(Brasil, 1968, 26 min). Dir.: Andrea Tonacci. Com Paulo Gracindo, Nelson Xavier, Irma Alvarez e outros.
Ditador faz uma patética confissão antes de ser tirado do ar.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 25, 17h
| Exibições seguidas. +12 anos. 111 min

MACUNAÍMA
(Brasil, 1969, 105 min). Dir.: Joaquim Pedro de Andrade. Com Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat e outros. +14 anos.
História do personagem criado por Mário de Andrade, Macunaíma, herói sem caráter que se envolve em diversas situações em busca de um talismã mágico.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 18h  
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 7, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 25, 15h  

METEORANGO KID - O HERÓI INTERGALÁTICO
(Brasil, 1969, 80 min). Dir.: André Luiz Oliveira. Com Antônio Luis Martins, Milton Gaúcho, Nilda Spencer e outros. +12 anos.
O filme narra as aventuras de um universitário no dia do seu aniversário, deixando um rastro de inconformismo e um convite à rebelião contra a ditadura militar e a moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 11, 16h

OS MONSTROS DE BABALOO
(Brasil, 1971, 95 min). Dir.: Elyseu Visconti. Com Helena Ignez, Wilza Carla, Zezé Macedo e outros. +12 anos.
O filme constrói uma metáfora selvagem da classe média brasileira durante o regime militar, debochando do moralismo da época.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 11, 19h  

O HOMEM NU
(Brasil, 1968, 112 min). Dir.: Roberto Santos. Com Paulo José, Leila Diniz, Esmeralda Barros e outros.
Um folclorista, depois de uma farra com amigos, fica trancado nu do lado de fora de um apartamento e tem de enfrentar o falso moralismo da população carioca.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 13, 16h  
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 28, 16h  

IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA
(Brasil, 1975, 95 min). Dir.: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Com Paulo Cesar Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna e outros. +16 anos.
Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande em plena construção da rodovia Transamazônica, com seus desmatamentos, trabalho escravo e prostituição infantil.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 13, 18h  
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 26, 17h

ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER
(Brasil, 1967, 107 min). Dir.: José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Tina Wohlers, Antônio Fracari e outros. +16 anos.
O personagem Zé do Caixão retorna nesta saga depois de sobreviver ao ataque sofrido em “À meia-noite levarei sua alma”. Neste filme, a antiga busca pela mãe ideal para gerar seu filho continua. Ao raptar seis moças com a intenção de descobrir qual é a mais corajosa por meio de torturas, mata uma grávida, o que lhe causa enorme remorso.
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 14, 16h  
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 27, 16h  
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 27, 17h

A MARGEM
(Brasil, 1967, 96 min). Dir.: Ozualdo Candeias. Com Mário Benvenutti, Valéria Vidal, Bentinho e outros. +14 anos.
Inspirado em acontecimentos reais publicados em jornais populares, o filme aborda o dia a dia da população pobre que vive às margens do Rio Tietê, sob o ponto de vista de quatro personagens que observam uma mítica mulher numa canoa.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 15h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 27, 18h

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Brasil, 1968, 92 min). Dir.: Rogério Sganzerla. Com Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Hingst e outros. +16 anos.
Conhecido como Bandido da Luz Vermelha por usar uma lanterna, assaltante de mansões em São Paulo planeja roubos com fugas mirabolantes, relaciona-se com suas vítimas, engana a polícia e conhece uma provocante prostituta da Boca do Lixo.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 25, 19h