Eventos marcam os 50 anos de Grande Sertão: Veredas

O romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, comemora neste mês 50 anos de lançamento. Para celebrar a data, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima realiza , entre os dias 15 e 26, a Semana Guimarães Rosa, com apresentações de teatro, música, dança, contadores de histórias e oficina de leitura. A programação está integrada ao Seminário Internacional Guimarães Rosa, promovido pelo IEB-USP (Instituto de Estudos Brasileiros) de 15 a 19 de maio.
No Centro Cultural São Paulo também acontece, de 16 a 21, a mostra João Rosa: 60 anos de Sagarana; 50 anos de Grande Sertão: Veredas, que apresenta filmes inspirados na vida e obra do autor. Exposição bibliográfica com empréstimo de livros completa a programação.

Semana Guimarães Rosa

Tendo com sede a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro de Pinheiros, zona oeste, a Semana Guimarães Rosa - um projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas com apoio do IEB/USP (Instituto de Estudos Brasileiros) - programou apresentações de teatro, música, dança butô, contação de histórias e oficina de leitura. O Grupo Miguilim, formado por jovens contadores de histórias de Cordisburgo (Minas Gerais), cidade natal do escritor, foi convidado para promover uma caminhada literária que sairá do Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera, fazendo paradas em vários pontos do parque.
A Semana Guimarães Rosa está integrada ao Seminário Internacional Guimarães Rosa, promovido pelo IEB de 15 a 19 de maio na USP.

Mostra João Rosa: 60 anos de Sagarana; 50 anos de Grande Sertão: Veredas

O evento, que reúne cinema e exposição bibliográfica, foi organizado pelo Centro Cultural São Paulo para comemorar o aniversário de lançamento de duas obras de autoria de Guimarães Rosa: Sagarana (1946) e Grande Sertão: Veredas (1956).
Com apoio da Cinemateca Brasileira e do MIS (Museu da Imagem e do Som), a mostra de cinema apresenta produções para o cinema e televisão inspiradas na vida e obra do autor. A exposição bibliográfica exibe trabalhos de sua autoria e realiza empréstimo gratuito de livros.
Nascido em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908, João Guimarães Rosa, irmão mais velho dos seis filhos de D. Francisca e do comerciante Floduardo Pinto Rosa, desde pequeno ficava fascinado com as "estórias e causos" contados pelos sertanejos e tropeiros que freqüentavam a venda de propriedade de seu pai.
Em 1929, enquanto estudava na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, lança seus primeiros contos: Caçador de Camurças, Chronos Kai Anagke, O Mistério de Highmore Hall e Makiné.
Formado, iniciou uma carreira em que alternou as funções de médico, diplomata e escritor.
Em 1936, concorreu, e venceu um concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras com o livro de poemas Magma.
Em 1938, Rosa foi nomeado cônsul-adjunto em Hamburgo. Após a estada na Alemanha, foi para a Colômbia (Bogotá) como secretário da Embaixada. Voltando ao Brasil, lançou Sagarana no ano de 1946 e, dez anos após, publicou Corpo de Baile. Em maio de 1956, Guimarães Rosa apresentou o romance Grande Sertão: Veredas. O livro, considerado por Rosa sua "autobiografia irracional", recebeu três prêmios importantes de literatura: Machado de Assis, Carmem Dolores Barbosa e Paula Brito.
Em 1963, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, mas a posse aconteceu somente em 1967. Morreu de enfarte três dias depois, aos 59 anos.

Bibliografia:

Magma (1936), Sagarana (1946), Com o Vaqueiro Mariano (1947), Corpo de Baile (1956), Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Estórias (1962), Tutaméia Terceiras Estórias (1967), Estas Estórias (1969) - póstumo, e Ave, Palavra (1970) - póstumo.

PROGRAMAÇÃO

SEMANA GUIMARÃES ROSA (Biblioteca Alceu Amoroso Lima)

Dia 15, 20h
No Sirgo Fio dessas Recordações
Narração de textos do Grande Sertão: Veredas, tendo como fio condutor a personagem Diadorim. Constitui-se da narração de passagens que acompanhando o fio das recordações de Riobaldo, revelam a feminilidade da personagem.
Com: grupo Tudo Era Uma Vez, de Belo Horizonte
Duração: 50 minutos

Dia 16, 20h
Boi Bonito
Dança butô inspirada no conto Uma História de Amor do livro Manuelzão e Miguilim.
Com: José Maria de Carvalho - bailarino.
Duração: 50 minutos

Dia 17, 20h
Paisagem Cantada
Espetáculo musical em que se misturam músicas do grupo Nhambuzim, inspiradas nas obras de Guimarães Rosa, com a narração de trechos das obras por uma contadora de histórias.
Com: Grupo Nhambuzim
Duração: 60 minutos

Dia 18, 20h
A Benfazeja
Adaptação da obra de Guimarães Rosa, o espetáculo nasceu de uma série de pesquisas e utiliza-se da linguagem própria de Guimarães e seus personagens arquetípicos, apresentados com bonecos e com máscaras.
Com: grupo O Casulo
Duração: 50 minutos

Dia 19, 20h
Os Miguilins narrando o conto Campo Geral
Os jovens contadores de histórias de Cordisburgo/MG, terra natal de Guimarães Rosa, narram o conto Campo Geral do livro Manuelzão e Miguilim.
Com: Grupo Miguilim
Duração: 50 minutos

Dias 26 de maio, 2 e 9 de junho, 14h
Oficina de Leitura de Guimarães Rosa
Encontros para leitura de trechos da obra Grande Sertão: Veredas.
Duração: 3 encontros de 2 horas cada
Número de vagas: 30 (informações e inscrições na biblioteca, pelo telefone 3082-5923).

Dia 21, 10h
Caminhada Literária
Saindo do Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera, a caminhada apresentará o Recado do Morro, conto do livro No Urubuquaquá, no Pinhém, fazendo paradas em vários pontos do parque.
Com: Contadores de Histórias de Miguilim de Cordisburgo/MG
Bosque da Leitura do Ibirapuera

JOÃO ROSA: 60 ANOS DE SAGARANA; 50 ANOS DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS (Centro Cultural São Paulo)

Mostra cinematográfica

Dia 16, 16h
A João Guimarães Rosa
Eu carrego o sertão dentro de mim
Primeiro capítulo da minissérie Grande Sertão: Veredas

Dia 16, 18h
Veredas de Minas
Outras estórias

Dia 16, 20h
Livro para Manuelzão
Sagarana, o duelo

Dia 17, 16h
Eu carrego o sertão dentro de mim
A terceira margem do rio

Dia 17, 18h
Primeiro capítulo da minissérie Grande Sertão: Veredas
Outras estórias

Dia 17, 20h30
Veredas de Minas
Noites do Sertão

Dia 18, 16h
Livro para Manuelzão
Cabaret Mineiro

Dia 18, 18h
A João Guimarães Rosa
A terceira margem do rio

Dia 18, 20h
Eu carrego o sertão dentro de mim
Noites do sertão

Dia 19, 16h
Livro para Manuelzão
Sagarana, o duelo

Dia 19, 18h15
Veredas de Minas
Primeiro capítulo da minissérie Grande Sertão: Veredas

Dia 19, 20h
A João Guimarães Rosa
A terceira margem do rio

Dia 20, 16h
Veredas de Minas
Noites do Sertão

Dia 20, 18h
Livro para Manuelzão
Sagarana, o duelo

Dia 20, 20h15
A João Guimarães Rosa
Cabaret Mineiro

Dia 21, 16h
A João Guimarães Rosa
Cabaret mineiro

Dia 21, 18h
Eu carrego um sertão dentro de mim
Outras estórias

Dia 21, 20h
Livro para Manuelzão
Primeiro capítulo da minissérie Grande Sertão: Veredas

Sinopses:

A João Guimarães Rosa
(1968, p&b, 12 min). Dir.: Roberto Santos. O sertão brasileiro, a partir de fotografias de Maureen Basiliat, com textos de Guimarães Rosa extraídos de Grande Sertão: Vereda .

 Eu carrego o sertão dentro de mim
(1980). Dir.: Geraldo Sarno.

Primeiro capítulo da minissérie Grande Sertão: Veredas
(1985, 60 min, suporte DVD). Dir.: Walter Avancini. Com Tony Ramos, Bruna Lombardi, Tarcísio Meira, Rubens de Falco, Taumaturgo Ferreira, José Dumont, Sebastião Vasconcellos, Castro Gonzaga, Neuza Borges, Geraldo Magela, Umberto Magnani, Ney Latorraca, Yoná Magalhães e Mario Lago. Minissérie da Rede Globo, adaptação de Walter George Durst, exibida em 25 capítulos, baseada no livro homônimo de Guimarães Rosa. No sertão de Minas, nas primeiras décadas do século 20, as tropas federais estão em conflito com as provinciais, apoiadas por exércitos de jagunços. O vaqueiro Riobaldo narra sua vida de jagunço. São histórias de disputas, vinganças, longas viagens, amores e mortes vistas e vividas pelo ex-jagunço nos vários anos em que andou por Minas, Goiás e sul da Bahia.

Veredas de Minas
(1975, 10 min). Dir.: Fernando Sabino e David Neves. Depoimentos de Manuelzão, Zito e outros personagens do criador de Grande Sertão: Veredas, sobre o romancista e o mundo do qual ecolheu o material para a sua obra criadora. E sua posse na Academia de Letras, dias antes de sua morte.

Outras estórias
(1999, 100 min, suporte DVD). Dir.: Pedro Bial. Com Marieta Severo, Paulo José, Giulia Gam, Enrique Diaz, Walderez de Barros, Antônio Caloni, Sílvia Buarque, Jonas Torres, Anna Cotrim, Cacá Carvalho, Juca de Oliveira, Mércia Bechara e Cláudia Lima. Filme baseado em cinco histórias de Guimarães Rosa do livro Primeiras estórias, que são contadas como episódios, cada qual com a sua conclusão, mas, ao mesmo tempo, mesclando-se entre si, passando todos em uma mesma pequena cidade sertaneja de Minas.

Livro para Manuelzão
(2003, 26 min, suporte DVD). Dir.: Angélica Del Nery. Documentário-poético, em que o vaqueiro Manoel Nardy, aos 91 anos, fala sobre o seu encontro com o escritor João Guimarães Rosa, que o eternizou no conto Uma história de amor - Festa de Manuelzão. O filme traz uma reflexão sobre o nascedouro das "estórias", questão esta contida no próprio conto. A partir das cadernetas de viagem do escritor, das coincidências factuais narradas pelo vaqueiro e pelas palavras do próprio conto, o filme compreende um pequeno ensaio poético sobre a criação literária, em que vida e arte se encontram.

Sagarana, o duelo
(1973, 100 min, suporte VHS). Dir.: Paulo Thiago. Com Milton Moraes, Jofre Soares, Ítala Nandi, Joel Barcelos, Átila Iório, Paulo Villaça, Sady Cabral, Rodolfo Arena, Zózimo Bulbul, Ana Maria Magalhães, Wilson Grey e Paulo César Pereio. O duelo entre dois homens que estão acostumados a matar em disputa pelo amor da mulher de um deles. Baseado em um dos capítulos do livro Sagarana de Guimarães Rosa.

A terceira margem do rio
(1994, 94min, suporte VHS). Dir.: Nelson Pereira dos Santos.
Com Ilya São Paulo, Sonjia Salrin, Maria Ribeiro, Bárbara Brant, Mariane Vicentini e Chico Diaz. A adaptação de cinco contos de Guimarães Rosa: A terceira margem do rio, A menina de lá, Os irmãos Dagobé, Sequência e Fatalidade, mostrando personagens brasileiros convivendo com crenças, morte, fanatismo e loucura dentro da normalidade cotidiana.

Noites do Sertão
(1984, 100 min). Dir.: Carlos Alberto Prates Corrêa. Com Cristina Aché, Débora Bloch, Carlos Kroeber. Tony Ramos, Milton Nascimento e Sara Berditchevski. Adaptação de contos de Guimarães Rosa do livro Buriti. Nos anos 50, Lolinha é convidada por seu sogro a viver na fazenda do Buriti Bom. Torna-se grande amiga das cunhadas e vai conhecendo, aos poucos, as pessoas e as coisas do lugar. Na nova casa, conhece e desperta estranhas emoções nas pessoas que lá vivem.

Cabaret Mineiro
(1980, 75 min). Dir.: Carlos Alberto Prates Corrêa. Com Nelson Dantas, Tamara Taxman, Tânia Alves, Eliane Narduchi, Helber Rangel e Louise Cardoso. Aventureiro viaja de trem pelo interior de Minas e encontra antigos e novos amores. O diretor tirou o título e os versos que emolduram o filme da obra de Drummond e buscou a história no conto Soroco, sua mãe, sua filha, de Guimarães Rosa.

A terceira margem do rio
(1994, 94min, suporte VHS). Dir.: Nelson Pereira dos Santos.
Com Ilya São Paulo, Sonjia Salrin, Maria Ribeiro, Bárbara Brant, Mariane Vicentini e Chico Diaz. A adaptação de cinco contos de Guimarães Rosa: A terceira margem do rio, A menina de lá, Os irmãos Dagobé, Sequência e Fatalidade, mostrando personagens brasileiros convivendo com crenças, morte, fanatismo e loucura dentro da normalidade cotidiana.

Exposição bibliográfica
Exposição bibliográfica e empréstimo das obras de Guimarães Rosa. Centro Cultural São Paulo. Biblioteca Sérgio Milliet - Área de Literatura. De 2 a 23. 3ª a 6ª, das 10h às 19h45. Sáb., das 10h às 17h45. Dom., das 10h às 15h45. Grátis

Serviço:

Semana Guimarães Rosa. De 15 a 26 de maio.Grátis
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Avenida Henrique Schaumann, nº 777 - Pinheiros. Telefone: 3082-5023
Parque do Ibirapuera - Bosque da Leitura
Avenida República do Líbano, nº 1.151, portão 7. Grátis

João Rosa: 60 anos de Sagarana; 50 anos de Grande Sertão: Veredas. De 16 a 21 de maio.
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso (próximo da estação Vergueiro do Metrô). Grátis


___________________________________________

Secretaria Municipal de Cultura

Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
Tel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015, fax.: 3224-0628