Ópera Orfeu marca os 70 anos do Coral Paulistano

Nunca antes levada ao palco do Theatro Municipal, a ópera Orfeu, de Cláudio Monteverdi, estréia neste dia 29. A apresentação, que marca também o início das comemorações pelos 70 anos do Coral Paulistano, conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal e de instrumentistas especializados em música antiga, sob a regência de Mara Campos.

Com direção cênica de João Malatian, a montagem busca uma certa atualização da obra, que data de 1607. Aspiração que se reflete nos figurinos criados por Naum Alves de Souza, inspirados em trajes do final do século XIX e início do século XX, com referências pontuais a elementos da Grécia Antiga.

Criado por Mário de Andrade, em 1936, o Coral Paulistano tinha a audaciosa proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal, em um momento em que a maioria dos grupos corais identificava-se ainda com a música sacra e o idioma estrangeiro.

Primeira ópera

Baseada no mito grego de Orfeu, herói que se aventura no reino dos mortos para salvar sua amada, Eurídice, a ópera tem libreto de Alessandro Striggio e sua estréia garantiu a Claudio Monteverdi o título de primeiro grande compositor de ópera barroca.

Originalmente constituída de 5 atos e um prólogo, Orfeu será apresentada nessa montagem em duas partes. No dia do trabalho (1º de maio), o Teatro realizará uma apresentação gratuita, para a qual serão distribuídos dois ingressos por pessoa no dia 28 de abril, a partir das 10h.

Orfeu. Theatro Municipal. Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3222-8698. Dias 29 de abril e 03 e 05 de maio, às 20h30; dias 1º e 07 de maio, às 17h. Ingressos: de R$ 20 a R$ 40 (no dia 1º de maio: grátis)