Jardim da Luz tem Coreto e Ponto de Bonde restaurados

A recuperação da região da Nova Luz ganha novo impulso com a entrega de mais uma obra: o Ponto de Bonde e o Coreto nº 2 do Jardim da Luz acabam de ser restaurados e serão entregues no próximo dia 26. Financiado com recursos do Programa Monumenta, o projeto de recuperação foi desenvolvido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura em parceria com a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).

Além da pintura no forro e em sua estrutura metálica, o Coreto teve todo o piso reconstituído a partir do original. Projetado pelo arquiteto Maximilian Hehl, autor de obras como a Catedral da Sé, o Coreto nº 2 data de 1901 e era ponto de encontro da sociedade da época devido aos seus eventos musicais.

O Ponto de Bonde teve o revestimento de madeira e o sistema elétrico revistos, telhas trocadas e estrutura pintada. Construído em 1872, era parada da primeira linha de bonde movida à tração animal da cidade. Conhecido como Bonde de Burro, por usar a força desses animais, o veículo aberto percorria o trajeto Estação da Luz – Praça da Sé.

O Programa Monumenta, que viabilizou as obras, oferece apoio financeiro para reforma e recuperação das características históricas também de imóveis privados. As inscrições estão abertas até o dia 4 de maio. Mais informações no site: www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura.


Clementina Constantino
Secretaria Municipal de Cultura - Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro, tel. 3334-0001, ramais de 2010 a 2015