Theatro Municipal realiza concerto em homenagem a Vitae

Com regência de Rodrigo Carvalho e solos de Luiz Filipe Coelho, bolsistas da entidade, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta obras de Mozart

Neste domingo, dia 9, o Theatro Municipal realiza concerto em homenagem a Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Fundamental para o desenvolvimento de projetos nas áreas de arte e cultura, a entidade que foi criada em 1985 encerra neste ano suas atividades no país.

Sob regência do maestro Rodrigo de Carvalho, que foi bolsista Vitae, a Orquestra Experimental de Repertório interpreta três obras de Wolfgang Amadeus Mozart: o Concerto para Violino nº 5 em Lá Maior, K. 219; a abertura da ópera A Flauta Mágica e a Sinfonia nº 39, K. 543, com solo do violinista Luiz Filipe Coelho, também bolsista da entidade. O concerto, que integra o festival "Mozarteando", programado pelo Theatro Municipal de São Paulo em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor austríaco, terá única apresentação às 11h.

Luís Filipe Coelho iniciou seus estudos aos 4 anos, foi aluno de Elisa Fukuda e depois participou de vários masterclasses, com músicos como Boris Belkin, Andréas Röhn, Salvatore Accardo, Malcon Lowe e Guidon Kremer. Estudou na Alemanha e na Suécia. Bolsista de Vitae, o violinista é aluno de Guy Braunstein, em Berlim, Alemanha, desde 2005.

Rodrigo de Carvalho foi, entre 2001 e 2004, regente convidado da Orquestra Sinfonia Savaria de Szombathely, na Hungria, tendo realizado turnê por 15 cidades daquele país com a ópera O Empresário, de Mozart. Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, SP, especializando-se em regência orquestral pela Academia de Música Ferenc Liszt, de Budapeste, onde foi bolsista de Vitae por cinco anos, após os quais concluiu sua pós-graduação com Leopold Hager, em Viena.

Este Concerto para Violino nº 5é o último da série de peças para o instrumento que o compositor escreveu. Leva o apelido de Turco porque, no último movimento, o compositor inseriu um motivo à moda turca, como se dizia na época. Já a Sinfonia nº 39, escrita em um período sombrio da vida de Mozart, tem como inovação a adição de clarinetes no lugar dos oboés. Completa o programa a abertura de A Flauta Mágica, ópera apresentada no início deste mês no Theatro Municipal.

Orquestra Experimental de Repertório
Solista: Luiz Filipe Coelho – violino
Regente: Rodrigo de Carvalho
Programa: W. A. Mozart: Abertura da ópera "A Flauta Mágica"
W. A. Mozart: Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, K. 219
W. A. Mozart: Sinfonia nº 39, K. 543
Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº - 3222-8698
Dia 09 de abril, às 11h
Ingressos: de R$ 10 a R$ 15