Prodam entrega prédio do Ibirapuera para Secretaria de Cultura

Edifício abrigará exposições dos acervos do MAM e do MAC

Depois de mais de uma década de tentativas, a Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Cidade de São Paulo) entregou, nesta quarta (29), para a prefeitura o Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Parque Ibirapuera, onde a sede da organização permaneceu por 32 anos.

O prédio, que será gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, passará a abrigar exposições dos acervos do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC). Dessa forma, o ambiente do Parque Ibirapuera estará cada vez mais voltado para atividades culturais, sendo gradativamente desocupado de instituições com funções burocráticas.

A cerimônia, que foi realizada às 15 horas, contou com as presenças do Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, e do diretor-presidente da Prodam, Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior. Também compareceram ao evento a presidente do MAM, Milú Villela, o bibliófilo José Mindlin, além de diversos representantes da classe artística. Hoje, os dois museus enfrentam sérias dificuldades de espaço. O MAC, por exemplo, expõe apenas 2% de sua coleção por falta de área disponível. "Os acervos dos dois museus, que têm uma origem comum - o industrial e mecenas Ciccillo Matarazzo - e que foram separados, poderão enfim compartilhar um mesmo espaço", disse o Secretário Calil.

Segundo ele, a decisão de juntar as coleções foi tomada após uma consulta informal a artistas plásticos e diretores de importantes insituições da cidade. Um curador - a ser escolhido pela Secretaria em acordo com MAM e MAC - deverá selecionar obras de ambos os museus para serem expostas em conjunto. Dessa maneira, novas exposições seriam apresentadas semestral ou anualmente.

Para José Mindlin, "a soma dos esforços das duas instituições é muito maior que as adversidades. Com vontade política todas as dificuldades podem ser superadas". Milú Villela também saudou a iniciativa: "Acho que foi uma solução de mestre. O Brasil e São Paulo poderão ver reunidas duas grandes coleções de arte moderna que se completam".

O plano de destinar o Parque Ibirapuera somente para atividades culturais e de lazer tornou-se uma grande polêmica, iniciada em 1992. Em 1997, época em que o assunto começou a ser discutido com mais ênfase, a prefeitura avaliava o custo da mudança da Prodam para outras instalações em 80 milhões. A atual gestão realizou a transferência em 3 meses a um custo de 6 milhões.

Em setembro será realizada a primeira exposição no espaço. Serão trabalhos levados por diversas galerias de arte em uma mostra paralela à Bienal. A partir de dezembro, serão iniciadas as obras de reforma e adequação do prédio para o recebimento das coleções do MAC e do MAM. O acordo entre a Secretaria de Cultura, as duas instituições e eventuais parceiros da iniciativa privada também será firmado nesse período. O Secretário estima em um ano e meio o prazo para abertura do novo museu no Ibirapuera.