Ciclo aborda clássicos russos que falam de amor

O amor na literatura russa terá seu espaço de discussão garantido, a partir do dia 3 de abril, na Biblioteca Mário de Andrade, com entrada franca.

O ciclo “Literatura Russa pelo Prisma do Amor”, coordenado pela pesquisadora, professora e doutora de Letras Russas na FFLCH / USP, Elena Vássina, propõe um olhar crítico sobre a obra de autores clássicos como Dostoiévski, Tolstoi, Gógol, Turguêniev, Tchékhov e Tsvetáieva e sua relação com as questões do coração.

Os livros de Fiodor Dostoiévski (1821-1881), Leon Tolstói (1828-1910) e Anton Tchékhov (1860-1904) atingem recorde de vendas no Brasil, sendo reconhecidos até mesmo pelas grandes massas de leitores.

A língua não mais representa barreira para os apreciadores da literatura russa. Embora o português e o russo não sejam idiomas que possuem fácil associação de palavras, os romances traduzidos para o português fazem sucesso pela sua temática. No caso dos autores contemplados pelo ciclo, a linguagem universal é o amor.

O ciclo inicia suas atividades com uma palestra ministrada por Elena Vássina apresentando o tema “A questão do amor na formação da identidade da literatura russa, clássica e contemporânea”, ambientando e preparando o participante para os temas a serem abordados nos próximos encontros.

Toda segunda-feira, às 19h30, pesquisadores e professores especializados no tema falarão de análise, crítica e argumentos para compreensão do momento histórico no qual a obra está inserida, assim como o retrato da literatura russa no Brasil hoje.

No dia 24, a discussão será em torno do romance Anna Karenina de Leon Tolstói. O livro, considerado “o mais conhecido da literatura russa”, é estruturado em paralelismos e contrastes e narra a encruzilhada amorosa de Anna, cuja história já serviu de inspiração para diversos filmes.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3256-5270, ramal: 206, ou e-mail: kbocchi@prefeitura.sp.gov.br.

Serviço:
Onde: Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Consolação – tel.: 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô.
Quando: De 3 de abril a 29 de maio, às 19h30
Inscrições realizadas na Extenção Cultural, das 14h às 17h, com Edélcio ou Kátia; por telefone 3256-5270, ramal 206 ou por e-mail (kbocchi@prefeitura.sp.gov.br)