Iracity Cardoso é nova assessora para a área de dança

Com o objetivo de priorizar as ações na área de dança, a Secretaria Municipal de Cultura acaba de nomear Iracity Cardoso como assessora.

Renomada bailarina e profissional, Iracity participou, na década de 1970, da reformulação do Corpo de Baile do Theatro Municipal, que culminaria com a criação do Balé da Cidade, marco inicial do desenvolvimento de um repertório contemporâneo no país. Foi bailarina solista do Ballet du Grand Theatre de Genève, Suíça, entre 1980 e 1988, data em que assumiu também o posto de co-diretora da Companhia. Em 1996, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, Portugal, passa a ocupar a direção artística do Ballet Gulbenkian, onde permaneceu até o ano de 2003. Atualmente, trabalha como consultora e professora em diversas instituições e é também jurada do concurso internacional para jovens bailarinos da Associação das Escolas de Dança de Genebra.

Na Secretaria de Cultura, sua atuação estará centrada na definição de novos modelos para a Escola Municipal de Bailado e o Balé da Cidade. Também as novas ações que estão previstas para a área serão coordenadas por Iracity, entre elas a definição de um Plano de Fomento à Dança, que incentive a produção de companhias independentes, e a criação do Centro de Referência da Dança, na Galeria Olido. Inspirado no modelo da Cinematéque de la Danse, de Paris, o Centro de Referência será criado em parceria com o governo francês (da Região Ilê-de-France) e reunirá documentação e material audiovisual sobre companhias e dançarinos, nacionais e internacionais.

_____________________________________________________________________

Secretaria Municipal de Cultura - Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro, tel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015, fax.: 3224-0628