Abertas as pré-inscrições para o ciclo de palestras Malditos no Colégio de São Paulo

O Colégio de São Paulo, um programa cultural desenvolvido na Biblioteca Mário de Andrade,  inicia suas atividades em 2006 com palestras gratuitas do Ciclo Malditos, apresentadas de 23 de março a 18 de maio. Com o objetivo de promover debates e reflexões a respeito de temas de grande relevância na atualidade, o projeto abre inscrições, das 14h às 17h, na Divisão de Extensão Cultural.

O ciclo, que será realizado todas as quintas-feiras, sempre às 19h30, abordará autores cujas obras - por incompreensão de seus contemporâneos ou ainda, pela ação da censura - demoraram para ser lidas e aceitas; e que, subseqüentemente, exerceram influência e passaram a ser vistas como inovadoras. O termo "malditos" ganhou destaque com a publicação da antologia Les Poètes Maudits, elaborada por Verlaine de 1884 a 1888 , que trazia à luz os então desconhecidos Rimbaud e Tristan Corbière.

Obedecendo a uma série cronológica as palestras abordarão os autores tipicamente "malditos",. Na programação estarão William Blake, Sade, Baudelaire, Rimbaud, Corbière, Lautréamont, Artaud, Bataille e o brasileiro Sousândrade. Serão abordadas, também" questões associadas ao sentido da própria expressão "malditos" como a atualidade do termo e a projeção, além dos limites da criação literária, dos autores em movimentos de vanguarda, política, contracultura e rebeliões juvenis.

Serviço: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, Centro. Tel.: De 23 de março a 18 de maio, todas as quintas-feiras, às 19h30. Inscrições realizadas na Extensão Cultural, das 14h às 17h, com Edélcio ou Kátia. Grátis

Programação:

Dia 23 de março

O autor maldito é aquele que se permite dizer o mal? A relação entre o mal, o feio, o sublime e o belo.

Com Márcio Seligmann-Silva, professor de Teoria Literária da Unicamp e ensaísta. Publicou, entre outros títulos, Ler o Livro do Mundo e Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão.

Os perigos da literatura: o "caso Sade"

Com Eliane Robert Moraes, ensaísta e professora de Estética e Literatura na PUC-SP. Publicou ensaios sobre o imaginário erótico na literatura, como Sade - A felicidade libertina e O Corpo Impossível.

Dia 30 de março

Críticas malditas

Com Leda Tenório da Motta, professora em Estudos Pós-Graduados de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, ensaísta, tradutora e autora de A Crítica Literária Brasileira no Último Meio Século

William Blake: poeta de várias facetas

Com John Milton, professor livre-docente de Língua e Literatura Inglesa e Americana do Departamento de Literaturas Estrangeiras Modernas da USP, ensaísta e autor de Tradução, Teoria e Prática e O Clube do Livro e a Tradução.

Dia 6 de abril

Walter Benjamin: filósofo maldito?

ComOlgária Matos, professora titular no Departamento de Filosofia da USP, autora, de entre outros, Rousseau, uma Arqueologia da Desigualdade e Os Arcanos do inteiramente Outro - a Escola de Frankfurt, a melancolia, a Revolução.

Baudelaire: tensões da modernidade

Com Viviana Bosi, ensaísta, professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada - Letras da USP-, autora de ensaios e da coletânea John Ashbery: um módulo para o vento. São Paulo.

Dia 27 de abril

Bloomsbury Babilônia

Com Antonio Bivar, dramaturgo, narrador, ensaísta, autor das peças Cordélia Brasil e Alzira Power; e de Bivar na corte de Bloomsbury.

Pasolini, poeta maldito

Com Roberto Piva, poeta, autor de Paranóia, Piazzas, Antologia Poétioca, Ciclones e Um Estrangeiro na Legião, volume 1.

 

Dia 04 de maio

O conceito de 'maldito' na vigência da sociedade do espetáculo

Com João Silvério Trevisan, prosador, ensaísta, cineasta, autor de Ana em Veneza e Pedaço de mim.

Maldoror, a voz de Lautréamont; Baudelaire lido por Lautréamont

Com Claudio Willer, poeta, ensaísta, tradutor de Allen Ginsberg, Antonin Artaud e Lautréamont.

Dia 11 de maio

Gilka Machado e Judith Teixeira, poetas contemporâneas e malditas

Com Maria Lúcia Dal Farra, poeta, ensaísta, e autora de Livro de Auras e Livro de Possuídos (poesia) e Inquilina do Intervalo (prosa).

O maldito como supliciado: de Charles Baudelaire a Tristan Corbière.

Com Marcos Siscar, professor de teoria da literatura na Unesp e poeta. Como tradutor publicou Os Amores Amarelos de Tristan Corbière e A Rosa das Línguas de Michel Deguy.

Dia 18 de maio

Portugal e seus malditos: o caso de Al Berto

Com Lucila Nogueira, professora de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na UFPE, ensaísta, poeta e autora de A lenda de Fernando Pessoa e de Desespero Blue e Estocolmo (poesia).

Ler e entender os poetas malditos.

Debate com Claudio Willer, coordenador do ciclo, e conferencistas convidados.

_________________________________________________

Helga Monteiro
Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
tel. 3334-0001, ramais 2010 a 2015
Fax.: 3224-0628