A Casa de Cultura do Tremembé comemora o Dia Internacional da Mulher com exposição, cinema e show

Semana da Mulher

A Casa de Cultura do Tremembé comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma programação especial que se estenderá durante todo o mês.

Foram escolhidas três linguagens artísticas para sintetizar o universo feminino: exposição, cinema e música.

“E esta alma tão intensa, é de mulher, voz feminina do verbo amar”, diz o trecho da poesia de Noemi de Carvalho Moura, uma das poetisas que emprestaram seu talento e inspiração à 2ª Mostra Coletiva de Artistas Plásticas batizada de Mulheres Pintando a Vida e o Universo Feminino em Verso. Essa é também a 19ª exposição da Casa e traduz a faceta lúdica da programação neste mês dedicado às mulheres.

A Mostra, composta por quatro esculturas e 14 telas desenvolvidas a partir de três técnicas distintas: aquarela, óleo sobre tela e acrílico, conta ainda com 12 poesias. Todo material exposto foi produzido por artistas e poetisas da região. Pode ser conferida de 2ª a 6ª, das 9h às 17h30, com entrada franca.

Domésticas - o Filme
O cinema também foi contemplado nesta celebração feminina. No dia 11, às 17h, será oferecida uma "sessão de filme com pipoca" com entrada franca. O longa-metragem apresentado será Domésticas - O Filme, dirigido por Nando Olival e Fernando Meirelles.

O filme narra a vida de Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo, domésticas com diferentes visões do paraíso, mas que na bandeja, ao invés do cafezinho, carregam doses de bom-humor e muitos sonhos. De habituais figurantes são transformadas em protagonistas.

 As Quatro na Madruga
Para embalar as homenageadas, nada melhor do que a música do grupo de choro As Quatro na Madruga. Além do tradicional choro instrumental, serão interpretados sambas nostálgicos e choro cantado, imortalizado nas vozes de Ademilde Fonseca, Nara Leão e outras.

O grupo, formado em maio de 2003 na Escola Livre de Música São Marcos, na Zona Norte de São Paulo, é integrado por Andréa Archanjo (percussão geral), Cristiane Aquino (violão e percussão) e Sandra Maria Carbone (violão 7 cordas, cavaquinho, bandolim e voz), amigas que resolveram reunir-se para exaltar o chorinho.

O show acontece no dia 11, às20h, com entrada franca.


 

Serviço: Casa de Cultura do Tremembé

Av. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190

Tel.:6991-4291

____________________________________________________________ Giovanna Longo
Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria de Comunicação

Av. São João, 473, 10º andar, Centro
Tel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015