Centro terá Praça das Artes

Local vai abrigar uma série de atividades artísticas; iniciativa prevê a construção de um anexo para o Theatro Municipal

O prefeito de São Paulo assinou no dia 25/1, dia em que São Paulo completa 452 anos, o decreto de utilidade pública para a criação da "Praça das Artes". Localizado na região central, entre a Avenida São João e as ruas Conselheiro Crispiniano e Formosa, o local sediará uma escola municipal de música no prédio do Conservatório Musical - que será restaurado -, o Balé da Cidade, um centro de documentação artística e um anexo do Theatro Municipal, que servirá para ensaios da Orquestra Sinfônica e corais. Para abrigar essas atividades, haverá a construção e adaptação de prédios no entorno do conservatório. Também será instalada uma galeria com espaço para restaurante, biblioteca, bilheteria, café e local para exibições.

O decreto foi assinado em solenidade no Theatro Municipal, que teve a participação dos secretários de Cultura, de Serviços e subprefeito da Sé, de Educação, de Negócios Jurídicos, de Relação Internacionais, de Habitação, de Planejamento, de Verde e Meio Ambiente, além do presidente da São Paulo Turismo, do diretor-artístico do Municipal, de subprefeitos do município, entre outras autoridades.

"É um motivo de grande alegria assinar o decreto de utilidade pública. Uma vez decretada a utilidade pública, ninguém mais pode mexer no lugar. O segundo passo é a desapropriação, que terá de ser feita levando-se em conta as condições de cada imóvel. Enquanto isso, vamos trabalhando no projeto", afirmou o prefeito. O espaço a ser considerado de utilidade pública é de 6.300 m². Estima-se que a área construída, incluindo os prédios existentes e os que serão erguidos, alcance 17 mil m².

O diretor-artístico do Teatro lembrou que em 2011 o Theatro Municipal completará um século de existência e ressaltou a importância da construção do anexo na Praça das Artes. "Parece que o espírito da Semana de Arte Moderna de 22 voltou a pairar sobre este teatro", disse, numa referência ao evento cultural da década de 20 protagonizado no Municipal.

O secretário municipal de Cultura disse que o anexo vai descongestionar a agenda de atrações no teatro, visto que, atualmente, os ensaios e as apresentações acontecem no mesmo palco, enquanto o subprefeito da Sé ressaltou que a Praça das Artes será instalada numa área em que, hoje, é feito transbordo de lixo. "Isso demonstra a visão do prefeito para a revitalização do Centro da cidade", disse o subprefeito.

Clique aqui para ver a íntegra do projeto (.pdf)