Virada Cultural encerra com sucesso de público

Virada Cultural

A primeira Virada Cultural de São Paulo, que com centenas de atrações – a maioria gratuitas – movimentou todas as regiões da cidade, foi um sucesso de público. A Polícia Militar não atendeu nenhuma ocorrência significativa durante toda a programação. O metrô, pela primeira vez em sua história, funcionou por 24 horas, com o quadro de agentes de segurança reforçado. Algumas linhas de ônibus também participaram do esquema.

Destaques da programação:

Centro

Galeria Olido:

*Dia 19, das 8h às 10h30 – Apresentação do grupo Samba Raro, de Osvaldinho da Cuíca e do cordão carnavalesco Ziriguidum. Participação das Tias Bastianas, grupo formado, desde 1995, por componentes da ala das baianas de diversas escolas de samba da cidade.

* A apresentação do espetáculo musical Carnaval dos Animais, no dia 20, às 10h30, com o Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado e a Camerata São Paulo, sob a regência de Daniel Misiuk, contou com um público de 60 pessoas.

*A exibição do longa-metragem As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso, no dia 20, às 2h, no Cine Olido teve lotação máxima. Os ingressos para o filme se esgotaram logo nos primeiros quinze minutos de distribuição. Os 300 lugares da sala estavam ocupados, enquanto no hall da Galeria, na entrada da Rua Dom José de Barros, o grupo de dança típica Jongo do Tamandaré (com canções inspiradas numa dança africana) reuniu cerca de 200 pessoas, entre dançarinos e público.

Vale do Anhangabaú:

* Elza Soares iniciou sua apresentação, às 5h05 do dia 20, cantando a música Beija Bem. Seu show, que contou com a participação do DJ Cia. e de dançarinos de break, terminou às 6h15 e atraiu 4.000 pessoas. A cantora expressou sua alegria pelo evento Virada Cultural acontecer justamente no Dia da Consciência Negra, reforçando a importância da data para os artistas negros. Antonio Nóbrega encerrou as apresentações no Vale do Anhangabaú, com um show interativo para 300 pessoas. O cantor dançou com a platéia e tocou frevo, samba e cantigas de roda.

* O grande destaque da madrugada de domingo foi a Banda Mantiqueira, que às 00h, transformou o vale num grande baile de salão, segurando o público, apesar da chuva forte.

* A música popular brasileira emocionou a platéia no show em que Paulo Vanzolini, em companhia de Eduardo Gudin, realizou às 14h, do sábado, dia 19. O compositor que homenageou a cidade nos versos do clássico Ronda, fez a platéia ir às lágrimas.

Mercado Mundo Mix:

*Cerca de 16 mil pessoas circularam no evento.

*Até às 23h, já tinham sido arrecadados mais de cinco mil brinquedos, que serão doados em campanha natalina ( com patrocínio da Casa da Solidariedade da Prefeitura).

Praça Roosevelt:

* O jornalista Gilberto Dimenstein realizou, às 3h, uma leitura dramática do livro O Mistério das Bolas de Gude, em companhia de integrantes do Grupo de Teatro Os Satyros. Na seqüência, o escritor Ignácio de Loyola Brandão fez um depoimento nostálgico sobre a praça Roosevelt. Presentes, o Prefeito José Serra, o Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil e o Secretário-adjunto José Roberto Sadek.

Biblioteca Mário de Andrade:

*O auditório da Biblioteca Mário de Andrade, com capacidade para 250 pessoas, ficou lotado durante o show do compositor e cantor Walter Franco.

* O Prefeito José Serra visitou o equipamento e surpreendeu-se com o sucesso de público gerado.

Theatro Municipal:

*Às 00h15, o Prefeito José Serra assistiu à apresentação da cantora Fortuna, no Theatro Municipal, em casa lotada . Os ingressos para o show já estavam esgotados desde às 16h. Além do prefeito, também estavam presentes o Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, o Diretor do Sesc, Danilo Miranda, o Presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho e a Secretária de Relações Exteriores, Helena Maria Gasparian.

*Antes do término da apresentação da cantora Fortuna, o Prefeito José Serra concedeu uma entrevista para a TV Cultura. Devido a aglomeração de repórteres que se formou ao redor dele, o Prefeito acabou falando com todos os presentes (jornalistas e público). José Serra afirmou que a Virada Cultural"é cara de São Paulo" e que o evento se repetirá em 2006.

Norte

*Na quadra da Escola de Samba da Vila Maria, zona Norte, se apresentaram, às 5h30, intérpretes de diversas escolas de samba do grupo especial, com uma média de público de 3.000 pessoas. Não foi registrado nenhum incidente.

*O evento de música Gospel que ocorreu no Anhembi foi visto por um número aproximado de 25.000 pessoas.

Sul

*O espetáculo Anéis, do Balé da Cidade de São Paulo, foi aplaudido por três minutos, no Museu do Ipiranga.

*Até às 3h30, uma média de pelo menos 1800 pessoas estiveram presentes nas apresentações realizadas na Escola de Samba Barroca Zona Sul, na Água Funda.

*No Museu do Ipiranga, às 4h40, enquanto a Trupe de Performances Medievais animava os presentes na área externa do espaço, visitantes circulavam em seu interior. Mais tarde, às 6h50, se apresentou a Orquestra Bachiana, sob regência do maestro João Carlos Martins. Às 5h, o Zimbo Trio realizou uma apresentação que contou com a participação do Grupo Infantil de Flauta Doce.

* Os grupos Mandando Bala e Chorando as Pitangas se apresentaram na Concha Acústica do Parque da Aclimação, dentro da programação de Rodas de Choro. Com grande sucesso de público, o tema se repetiu na programação do Parque Trianon.

*O show de Adriana Partimpim levou 10 mil pessoas para o fechamento das atrações no Parque da Independência. A cantora usou chapéu de dragão chinês e máscara cor-de-rosa para encantar a criançada. Os instrumentos foram enfeitados com alegorias infantis.

Leste

*O show de pagode na Praça Morcegão (Arthur Alvim, zona leste), que contou com elogios do subprefeito da região, encerrou às 21h30 e contou com a presença de 600 pessoas. Em seqüencia, aconteceu um show com uma escola de samba.

*Em Emelino Matarazzo, o Baile de Forró atraiu cerca de 4 mil pessoas e terminou às 23h. Já o show do grupo Expressão Regueira, que aconteceu às 22h, conseguiu levar mais de 7 mil pessoas à Praça Conde Assis Pereira, em São Miguel.

Oeste

*Mais de 10 mil pessoas visitaram a exposição Terra Paulista, no Sesc Pompéia, que contou a história da cidade por meio de maquetes, fotografias, quadrinhos, vídeos, instalações lúdicas e reproduções de pinturas.

*Ainda no Sesc Pompéia, cerca de 2.000 pessoas se divertiram fazendo arte nas paredes e assistindo a filmes ao ar livre. O Prefeito José Serra compareceu ao evento.