Acervo temático é destaque em Bibliotecas Públicas

São Paulo terá bibliotecas públicas especializadas em temas que vão de meio ambiente à cultura popular iniciativa pioneira

Helga Monteiro
hcventura@prefeitura.sp.gov.br

Recentemente criado o Sistema Municipal de Bibliotecas inclui bibliotecas especializadas e bibliotecas-pólo, tendo como exemplo as bibliotecas públicas da França, com acervo especializado em temas como feminismo e História da Mulher.
A experiência paulistana visa a construir também centros de referência em assuntos de grande destaque da atualidade, assegurando, ao mesmo tempo, o acesso fácil e gratuito à população.

Vocação natural

Com a criação do Sistema Municipal de Bibliotecas, todas as 64 unidades da rede passarão a ter um acervo comum, pondo fim à antiga segmentação que destinava os títulos adultos às Bibliotecas Públicas e o das demais faixas etárias às Bibliotecas Infanto-Juvenis. Nesse contexto, oito dessas bibliotecas passarão a agregar, além dos títulos inerentes às demais, um acervo específico. De acordo com Maria Zenita Monteiro, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo, as bibliotecas temáticas irão ampliar o interesse dos consulentes. O acervo temático será o diferencial nesses espaços, angariando um público cada vez mais diversificado., explica. As bibliotecas especializadas retratarão a multiplicidade cultural da cidade com temas relevantes. Algumas bibliotecas já tinham uma vocação natural para um determinado tema e procuramos respeitar isto. explica a diretora. Dessa maneira, as sessões com películas de 16mm realizadas na Biblioteca Ministro Genésio de Almeida Moura, na zona Sul, acreditaram para especialização em Cinema. Nessa região da cidade estão também as Bibliotecas Presidente Kennedy (Arquitetura e Urbanismo), Benedito Bastos Barreto (Cultura Popular), Anne Frank (Teatro) e Ophélia França (Meio Ambiente). Na zona Oeste estão as Bibliotecas Alceu Amoroso Lima (Música) e Francisco Patti (Ciências). Completa a rede a Biblioteca Hans Christian Andersen, na zona Leste, que versará sobre contos de fadas. O escritor César Obeid comemora a oficialização das bibliotecas temáticas embasado em sua experiência na construção do Núcleo de Cultura Popular com ênfase em Literatura de Cordel e repente de viola, da Biblioteca Benedito Bastos Barreto. "O mais interessante é que as bibliotecas temáticas focarão assuntos a que a maioria da população não têm acesso fácil. Nascerão daí centros de referência de pesquisa como, no nosso caso, em Literatura de Cordel., diz o escritor.

Bibliotecas-pólo

Assim como as temáticas, as bibliotecas-pólo, uma em cada região da cidade, funcionarão como supervisoras das bibliotecas do entorno. Bem localizadas e com estrutura para receber uma programação mais diversificada, as unidades pólo estabelecerão diretrizes e normas para o funcionamento das demais em suas respectivas regiões. Com o auxílio de supervisores, cada biblioteca-pólo receberá diretamente da Secretaria Municipal de Cultura o número de livros destinado a sua região, num processo que agilizará a distribuição dos exemplares para as unidades a ela vinculadas. Constituem pólo as Bibliotecas Álvares de Azevedo (zona Norte) e Cassiano Ricardo (zona Leste). As Bibliotecas Alceu Amoroso Lima e Presidente Kennedy acumulam as funções de pólo e temáticas. Dessa forma, o Sistema Municipal de Bibliotecas institucionaliza as bibliotecas temáticas e pólo e assegura a descentralização introduzindo a dinâmica necessária para a modernização das redes de informação.