Secretaria de Cultura discute sobre indústrias criativas com especialistas britânicos

Com o patrocínio de British Council, organização oficial do Reino Unido para assuntos culturais e internacionais, nesta segunda feira, dia 17 de outubro, das 10 às 12h, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura têm um encontro com os especialistas britânicos em indústrias criativas, Jo Burns e Calvin Taylor. A palestra acontece na sede da Prefeitura e visa a acrescentar novos conceitos sobre detecção institucional do potencial criativo das grandes cidades, como também compartilhar experiências a respeito da produção e distribuição cultural.

Como parte de um novo conceito internacional, as indústrias criativas são aquelas que colocam a criatividade e a cultura em seu processo de produção e trabalho, independentemente de sua finalidade. São, por exemplo, as indústrias de moda, música, audiovisual, design, web, software, fotografia, dos diversos conteúdos culturais, lazer e entretenimento. No Brasil, esta indústria representa apenas 1% do PIB, enquanto que, no mundo, as "indústrias criativas" representam 7%, ou US$ 1,3 trilhão. Quanto mais desenvolvido o país, maior o papel destas indústrias em seu Produto Interno Bruto (PIB).

No Brasil, a British Council atua em São Paulo, Curitiba, Brasília, no Rio de Janeiro e no Recife, oferecendo serviços de orientação e informação sobre o sistema educacional britânico, além de fornecer bolsas de estudos, cursos de inglês, realizar projetos e pesquisas em parceria com universidades e instituições brasileiras; promover eventos de arte e cultura, entre outros.

Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
tel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015