Secretaria de Cultura abre edital para fomento ao desenvolvimento de projetos audiovisuais

Serão investidos R$ 3,9 milhões em projetos para cinema, séries de televisão ou games

O Programa de Fomento ao Desenvolvimento a Projetos Audiovisuais da Secretaria Municipal de Cultura está sendo lançado com o objetivo de gerar ambiente para o desenvolvimento de projetos por meio do fomento aos elos criativo, de produção e econômico. Serão contemplados: desenvolvimento de projetos para cinema ou séries de televisão. É um primeiro passo da política para o cinema e audiovisual de São Paulo - trata-se de reconhecer o grande potencial criativo e econômico já presente na cidade.

A Secretaria passa a investir numa etapa decisiva para o desenvolvimento econômico e artístico do audiovisual brasileiro: o roteiro. 

O programa traz muitas novidades, que vão do aumento do número de projetos a serem fomentados, que passam de 25 em 2012 para 60, até uma forma menos burocrática de acesso ao recurso. Com foco no criador/autor as linhas serão apresentadas por meio da distinção entre criadores novos e experientes incorporando também a possibilidade de inscrição de coletivos de criação. O edital quer alavancar projetos com potencial econômico, investindo nas melhores condições para o seu desenvolvimento inicial. 

Também serão apoiados projetos de inovação de linguagem, documentários, animação. Há ainda uma abertura inédita para projetos de games. O diálogo entre projetos por meio de criações transmídia serão aceitos, atualizando as possibilidades criativas e dando respostas contemporâneas as novas demandas do mercado audiovisual. Como parte desse programa, serão oferecidos suportes e laboratórios aos participantes. O acompanhamento será parte indispensável do programa, feito com o objetivo de chegar ao segundo semestre de 2014 com uma carteira de projetos com potência suficiente para serem produzidos.

Em virtude do ponto facultativo no dia 28 de outubro de 2013, decretado no Diário Oficial de 09 de outubro de 2013, fica prorrogado para 29 de outubro de 2013 o término das inscrições do Edital nº 03/2013/SMC-NFC.



Mais informações:
3397-0142 / 3397-0124