PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto “Retrovisor” debaterá Maria Lacerda de Moura e Claudio Manuel da Costa

Encontros enfocam personagens históricos na Biblioteca Mário de Andrade

23/09/2013 15h34

Uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil,
Maria Lacerda de Moura será interpretada por Bel Teixeira, no dia 23

Por Gabriel Fabri

Desde o mês de agosto, o auditório da Biblioteca Mário de Andrade é palco, sempre às quartas-feiras, para a gravação da série “Retrovisor”, que será exibida no Canal Brasil. A cada duas semanas, o projeto enfoca um personagem histórico diferente, intercalando uma palestra sobre ele com a gravação do programa televisivo sobre essa personalidade. Em outubro, os personagens são o poeta Claudio Manoel da Costa e a feminista Maria Lacerda de Moura.

O projeto traz o jornalista Paulo Markun entrevistando um ator no papel do personagem, simulando um talk show que ocorre numa época específica do passado e, consequentemente, da história brasileira. Nessas gravações, o público pode interagir sugerindo perguntas ao jornalista.

Dia 2, acontece a palestra de João Adolfo Hansen sobre Claudio Manuel da Costa, poeta que entrou para a história por seus poemas de estilo árcade, entre eles o famoso “Vila Rica”, de 1773. O personagem também foi um importante ideólogo da Inconfidência Mineira, de 1789. Hansen é professor titular de Literatura Brasileira na USP. No dia 10, acontece a gravação do episódio sobre Costa, que é interpretado pelo ator Luís Mármora.

Já no dia 16, Margareth Rago fala sobre Maria Lacerda de Moura, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, estando envolvida diretamente com a imprensa e o movimento operário durante a República Velha. A feminista ganha vida na atuação de Bel Teixeira, no dia 23. A palestrante Margareth Rago é professora titular do departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Serão, ao todo, 13 episódios, cujo formato deriva do mockumentary. Com exemplos conhecidos no cinema, como o longa-metragem espanhol “[REC]”, esse tipo de obra consiste num falso documentário. Até fevereiro de 2014, personalidades como Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e os modernistas Mário e Oswald de Andrade (em dupla) serão tema da série.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade.  Rua da Consolação, 94, Centro. Tel. 3256-5270. De 2 a 23 de Outubro. Grátis.

*Confira a programação completa:


CLAUDIO MANOEL DA COSTA
Palestra com João Adolfo Hansen (professor titular de literatura brasileira na USP e ganhador do Prêmio Jabuti em 1990 na categoria ensaio).
| Dia 2, das 19h às 21h

CLAUDIO MANOEL DA COSTA
Gravação do episódio com o ator Luís Mármora vivendo o personagem.
| Dia 10, das 19h às 21h

MARIA LACERDA DE MOURA
Palestra com Margareth Rago (professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História do IFCH da Unicamp e autora, entre outros, de “Os Prazeres da Noite. Prostituição e Códigos da Sexualidade Feminina em São Paulo, 1890-1930”, pela Paz e Terra, em 1991 e 2008).
| Dia 16, das 19h às 21h

MARIA LACERDA DE MOURA
Gravação do episódio com a atriz Bel Teixeira vivendo a personagem.
| Dia 23, das 19h às 21h