Peça aborda os possíveis efeitos de um apagão

Com texto de Peter Shaffer, a peça é encenada no Teatro Zanoni Ferrite a partir do dia 23 de novembro

Montada pela primeira vez em 1965, “O Apagão, a Comédia”, de Peter Shaffer (também autor de “Equus”), subverte a ordem das coisas. O espetáculo começa no escuro e, quando o apagão do título acontece, a luz é acesa. A partir do dia 23 de novembto, o Grupo Caleidoscópio encena o texto no Teatro Zanoni Ferrite.

Ator da montagem, João Bresser aponta a importância do autor para o universo do teatro e a necessidade de perpetuar seu trabalho. “Pretendemos levar ao público uma comédia de Shaffer, que possui uma carpintaria dramática perfeita e ainda pouco conhecida no Brasil.”

A peça conta a história de um artesão pobre que deseja se casar, mas teme decepcionar o pai da moça. Para causar uma boa impressão, “empresta” alguns móveis sem solicitação prévia do vizinho. Na ocasião, aguarda também a visita de um colecionador rico. Os planos começam a desmoronar devido a um súbito apagão, que deixa o protagonista vulnerável com a chegada dos convidados.

A partir dessa premissa, Shaffer explora os efeitos que a ausência de luz pode provocar em um grupo de pessoas que escondem coisas umas das outras.

Serviço: Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel.: 2216-1520. De 23/11 a 16/12. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10. Classificação: Livre.