Galeria Olido recebe 6ª Mostra do Fomento à Dança

O evento reúne 26 trabalhos de grupos contemplados em diversas edições dos editais entre os dias 4 e 16 de setembro

Desde sua criação em 2006, o Programa Municipal de Fomento à Dança colabora com a difusão da produção artística de dança contemporânea. A cada ano são publicados dois editais, que apoiam vários profissionais por meio de recursos para pesquisa, produção e manutenção de companhias estabelecidas em São Paulo. Neste mês, entre os dias 4 e 16, a Galeria Olido recebe a “6ª Mostra do Fomento à Dança”.

O evento reúne 26 trabalhos de grupos contemplados nas diversas edições dos editais, além de videodanças e fóruns. “Atravessamentos”, do Núcleo Vera Sala, abre a programação no mezanino da Olido, no dia 4. Em seguida, é a vez da Cia. Maurício de Oliveira & Siameses apresentar o espetáculo “Nigredo” na Sala Paiçandu. A coreografia é inspirada no Reisado do Nordeste e mistura folclore, lendas e alquimia. Segundo Maurício de Oliveira, diretor do espetáculo, o edital, pelo qual foi contemplado no início deste ano, possibilitou dar continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela companhia. “As surpresas ao longo dos ensaios e apresentações foram as de constatar, mais uma vez, que em determinado momento o trabalho assume vida própria e nos conduz para determinados caminhos que ignoram nossos desejos. Submetemos-nos ao da obra”, conta.

Contemplado pela 10ª edição do Fomento, o espetáculo “Experimentações Cinematográficas”, do Núcleo Cinematográfico de Dança, também está na programação. “O que nos incentivou a inscrever o projeto foi a possibilidade de revisitar e reelaborar os caminhos trilhados durante a criação, já que o processo da primeira montagem foi muito rápido”, comenta Mariana Sucupira, que divide a direção, coreografia e interpretação com Maristela Estrela. A apresentação aborda o anseio do corpo ao tentar organizar o que está fora do lugar, conciliando, para tanto, as vertentes artísticas do cinema e da dança.

Inspirada no ensaio “Elogio da Profanação”, de Giorgio Agamben, a coreografia inédita de Claudia de Souza para a Cia. Danças encerra a programação no dia 16. Na mostra, dois trabalhos são voltados ao público infantil: “Dança em Jogo - Exercícios Cênicos”, da Balangandança Cia., e “Meio-dia Panela Vazia”, Cia. Giz de Cena.

Serviço: Galeria Olido – Salas Paiçandu, azul e de acervo e pesquisa. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 4 a 16/9. Grátis. Somente espetáculos que ocorram nos corredores não necessitam de ingressos. Para as apresentações nos demais locais, é necessário retirá-los uma hora antes.

Veja a programação completa:


NÚCLEO VERA SALA
Projeto: “Atravessamentos/Descontinuidades: Formatos Provisórios”. Concepção e dir.: Vera Sala. Espaço cênico: Hideki Matsuka. Com Gabriela Neves, Joana Ferraz, Paulo Henrique Alves e Rubia Braga. 60 min. +14 anos.
A performance surgiu do transbordamento para outros corpos, criando diferentes urgências e reelaborando questões por meio de configurações provisórias.
| Mezanino da Galeria Olido. Dia 4, 19h

CIA. MAURÍCIO DE OLIVEIRA & SIAMESES
Espetáculo: “Nigredo”. Concepção e dramaturgia: Maurício de Oliveira e Bergson Queiroz. Coreografia e dir.: Maurício de Oliveira. Com Andre Liberato, Ivan Bernardelli, Natacha Takahashi e outros. Trilha sonora: Tato Taborda. 70 min. +14 anos.
Inspirado no Reisado do Nordeste e mesclado com outros universos lúdicos, o espetáculo reúne folclore, lendas e alquimia e é protagonizado por personagens como Sereia, Mateus e Bastião.
| Sala Paiçandu. Dia 4, 20h

CIA. DAMAS EM TRÂNSITO E OS BUCANEIROS
Espetáculo: “Lugar do Outro”. Concepção e dir.: Alex Ratton Sanchez. Intérpretes-criadores: Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Laila Padovan. Músico: Gregory Slivar. 60 min. Livre.
Presenças que existem isoladamente, mas que revelam lugares e vazios expressando a potencialidade de relações entre elas.
| Mezanino da Galeria Olido. Dia 5, 19h

CIA. SANSACROMA
Espetáculo: “Marchas”. Coreografia: Gal Martins, Ivan Bernardelli e elenco. Dir. artística: Gal Martins. Intérpretes-criadores: Thiago Silva, Rafael Edgard, Thais Antunes e outros. Trilha sonora: grupo e Cláudio Miranda. 55 min. Livre.
A apresentação do grupo de Capão Redondo, zona sul, leva à cena o resultado da pesquisa em livros, linguagem e estética corporal e laboratórios.
| Sala Paiçandu. Dia 5, 20h

COLETIVO SILENCIOSAS + GT’AIME
Espetáculo: “Solos de Duos”. Concepção e dir.: Diogo Granato. Intérpretes-criadores: Ana Noronha, Carolina Brandão, Flavio Falcone e outros. 60 min. +12 anos.
Trabalho de depoimentos pessoais em dança sobre relacionamentos amorosos nos dias de hoje.
| Sala Paiçandu. Dia 6, 20h

NÚCLEO LUIS FERRON
Espetáculo: “Sapatos Brancos”. Concepção e dir.: Luis Ferron. Intérpretes-criadores: Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia de Oliveira e outros. Trilha sonora digital: Loop B. Percussão: Jorge Luis Nascimento, Maurici Brasil e Tony Siqueira. 60 min. Livre.
Trabalho que traz elementos sobre tradições carnavalescas paulistanas, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança entre o Mestre Sala e a Porta Bandeira.
| Corredor da Galeria Olido. Dia 7, 19h

TAANTEATRO CIA.
Espetáculo: “Danças [Im]puras”. Concepção, coreografia e dir.: Maura Baiocchi. Com Valter Felipe, Rodolfo Osses, Alda Maria Abreu e outros. Música: Cláudio Vinícius Froes Fialho. 90 min. +16 anos.
Espetáculo em comemoração às duas décadas de pesquisa e criação do grupo, que parte da indagação da possibilidade de uma dança livre de referências e narrativas.
| Sala Paiçandu. Dia 7, 20h

NÚCLEO PASSO LIVRE
Espetáculo: “O Inferno de Wall Street”. Dir.: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante. Com Eliana Cavalcante, Sofia Cavalcante, Camila Duarte e Marcelo Prado. Trilha sonora: Cid Campos. Leitura de versos de “O Inferno de Wall Street”: Augusto de Campos. 60 min. Livre.
Apresentação inspirada em um dos poemas mais radicais e pouco conhecidos da literatura brasileira: o episódio homônimo da epopeia “O Guesa”, do escritor maranhense Sousândrade.
| Mezanino da Galeria Olido. Dia 8, 19h

CIA. ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA VIEIRA
Espetáculo: “Baseado em Fatos Reais”. Criação e dir.: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Com Patricia Aockio, Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira e outros. 60 min. +12 anos.
O espetáculo levanta a questão da memória do presente, pois não é possível voltar no tempo. Utilizando fotos como referências, boa parte do que se vê em cena acontece no momento em que é apresentado.
| Sala Paiçandu. Dia 8, 20h
 
BALANGANDANÇA CIA. (infantil)
Espetáculo: “Dança em Jogo - Exercícios Cênicos”. Concepção: grupo. Dir.: Georgia Lengos. Intérpretes-criadores: Dafne Michellepis, Coré Valente, Maristela Estrela e outros. Trilha sonora: Kito Siqueira. 50 min. Livre.
Apresentação que enfoca a brincadeira como coisa séria e que promove a invenção, a mudança de ideia e a reorganização das coisas quando necessária.
| Sala Paiçandu. Dia 9, 16h

NÚCLEO VIVER
Espetáculo: “Dejavü”. Dir.: José Maria Carvalho. Intérpretes-criadores: Ana Lacombe, Graice Arthuso, Cícero Mendes e outros. 60 min. Livre.
Espetáculo em processo de criação que procura mostrar o pensamento que produz na dança um movimento capaz de comover o espírito, expressando a alma das coisas.
| Vitrine da Dança. Dia 9, 18h

NÚCLEO DE IMPROVISAÇÃO
Espetáculo: “Inscrições sobre o Instante”. Dir.: Mel Bamonte. Intérpretes-criadores: Lu Favoreto e Vitor Vieira. Trilha sonora: Loop B. 40 min. +12 anos.
Resgate dos últimos espetáculos criados pelo grupo, demonstrando que a maneira como cada intérprete se apropria da dança gera conflitos que impulsionam a performance e tecem outras dramaturgias.
| Sala Paiçandu. Dia 9, 19h

E² CIA. DE TEATRO E DANÇA
Espetáculo: “Afro Margin”. Dir. e interpretação: Eliana de Santana. Orientação artística: Isadora Dias. Trilha sonora: Loop B. 40 min. +12 anos.
Coreografia inspirada na obra homônima do artista plástico britânico Chris Ofili, que busca na reflexão da margem o princípio organizador da pesquisa corporal e cênica.
| Sala Azul. Dia 10, 19h
 
NÚCLEO ENTRETANTO
Espetáculo: “Ocorrências”. Concepção e interpretação: Wellington Duarte. Dir.: Luiz Päetow. Dramaturgia do corpo: Vera Sala. 50 min. +14 anos.
| Sala Paiçandu. Dia 10, 20h

CIA. FRAGMENTO DE DANÇA
Espetáculo: “Ecos”. Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto e outros. Trilha sonora: Gustavo Domingues e Allen Ferraudo. 50 min. +14 anos.
Proposta concebida a partir de criações anteriores do grupo, entre elas as que enfocaram personalidades femininas, como a artista plástica mexicana Frida Kahlo, em 2006, e a escritora inglesa Virginia Woolf, em 2010.
| Sala Paiçandu. Dia 11, 20h

MARCOS SOBRINHO
Espetáculo: “Dedicate”. Criação, dir. e interpretação: Marcos Sobrinho. 50 min. +12 anos.
Diálogo entre os universos de Arthur Bispo do Rosário e José Leonilson no qual são lançadas algumas reflexões sobre a insuficiência e a potência das palavras-imagens presentes nas obras de ambos os artistas plásticos.  
| Sala Azul. Dia 12, 19h

CIA. ARTESÃOS DO CORPO
Espetáculo: “Cecília - Micro Narrativas de um Bairro com Nome de Santa”. Dir.: Mirtes Calheiros. Com Ederson Lopes, Leandro Antônio, Margarita Hernandez e outros. 55 min. +12 anos.
O espetáculo dá vida a uma coleção de sonhos, como o dos dois homens que encontram um mulher/anjo no chão e o da noiva que flutua.
| Sala Paiçandu. Dia 12, 20h

NÚCLEO MARCOS MORAES
Espetáculo: “Solo Lisboa”. Intérprete-criador: Marcos Moraes. 30 min. Livre.
A dança e sua relação com a vida, enfocando temas como criação, autoria, representação, movimento, busca de sentidos, fracasso e invenção.
| Sala Azul. Dia 13, 19h

NÚCLEO CINEMATOGRÁFICO DE DANÇA
Espetáculo: “Experimentações Cinematográficas”. Concepção e criação: grupo. Dir., coreografia e interpretação: Mariana Sucupira e Maristela Estrela.
Trilha sonora: Ramiro Murillo. 60 min. Livre.
Partindo da busca compulsiva do corpo em organizar o que está fora do lugar, o espetáculo procura mostrar como o ser humano age nessas situações e quando o corpo parece não ter cabimento.
| Sala Paiçandu. Dia 13, 20h

NÚCLEO ARTÍSTICO PEDRO COSTA
Espetáculo: “Pipando... Onde Dormem os Pássaros”. Concepção e dir.: Pedro Costa. Intérpretes-criadores: Lúcia Weber, Marcio Dantas, Roger De Paula e Marcio Grillo. Trilha sonora: Thiago Jamas. 60 min. +14 anos.
A coreografia investiga o universo devastador dos usuários de crack. Em cena, caminhos individuais se bifurcam entre alucinações e conflitos que levam ao isolamento.
| Sala Azul. Dia 14, 19h

PROJETO DR
Espetáculo: “Peça.Crise”. Criação: Tarina Quelho, Laura Bruno, Mara Guerrero e Sheila Arêas. Com Tarina Quelho, Sheila Arêas, Adriana Macul e Laura Bruno. 60 min. +12 anos.
Estudo e crítica sobre a produção do grupo, fazendo um mapa do que já foi realizado ou ainda não.
| Sala Paiçandu. Dia 14, 20h

CALEIDOS CIA. DE DANÇA
Espetáculo: “Mapas Urbanos”. Concepção, coreografia e dir.: Isabel Marques. Codir. e dramaturgia: Fábio Brazil. Com Anelise Mayumi, Anderson Leite, Carol Corrêa e outros. Trilha sonora: Divan. 60 min. Livre.
Espetáculo interativo de dança contemporânea, no qual o espaço urbano é revisitado pela dança, mostrando a rua como passagem, encontro, paisagem, incômodo e cidadania.
| Corredor da Galeria Olido. Dia 15, 17h

CIA. BORELLI DE DANÇA
Espetáculo: “Eu em Ti”. Concepção, coreografia e dir.: Sandro Borelli. Com Alex Merino, Danilo Firmo, Maira Barbosa e outros. Trilha sonora: Arvo Pärt - Fratres. 55 min. +16 anos.
Inspirado na obra do pintor e poeta Ismael Nery, um dos ícones da vanguarda brasileira, o espetáculo leva o nome de um poema de Adalgisa Nery, com quem Ismael viveu por 12 anos até morrer, e enfoca a abstração do corpo erótico e santificado.
| Sala Paiçandu. Dia 15, 20h

CIA. GIZ DE CENA (infantil)
Espetáculo: “Meio-dia Panela Vazia”. Concepção e criação: grupo. Dir. cênica: Sandra Cavallini. Intérpretes-criadores: Flora Poppovic, Gisele Penafieri, Lia Mandelsberg e outros. Trilha sonora: Nô Stopa. 40 min. Livre.
Espetáculo que traz brincadeiras com características do elemento fogo, como o mistério, o medo e o desafio.
| Sala Paiçandu. Dia 16, 16h

CIA. CORPOS NÔMADES
Ensaio aberto: “Sinfonia Müller Mahler”. Coreografia e dir.: João Andreazzi. Com Lara Bordin, Noha Rocha, Ricardo Silva e outros. Trilha sonora ao vivo: Projeto Axial (Sandra Ximenes e Felipe Julian) e Vanderlei Lucentini. 120 min. +16 anos.
Performance-improvisação inspirada nas temáticas enfocadas no novo trabalho do grupo, que tem como base textos do dramaturgo Heiner Müller e sinfonias do compositor Gustav Mahler.
| Vitrine da Dança. Dia 16, 18h

CIA. DANÇAS
Espetáculo: “Profanação”. Coreografia e dir.: Claudia de Souza. Com Cristiana de Souza, Ítalo Ramos, Junior Domingos e outros. 60 min. +12 anos.
Inspirado no livro “Profanações”, de Giorgio Agamben, em seu ensaio “Elogio da Profanação”, o espetáculo procura abrir relações comuns entre as ideias de “usar” e “profanar” em um novo contexto religioso.
| Sala Paiçandu. Dia 16, 19h