Evento homenageia Luiz Gonzaga com grandes atrações musicais, culinária nordestina e dança

Dominguinhos, Elba Ramalho e Falamansa estão entre as atrações do evento que acontece nos dias 25 e 26 de agosto no Vale do Anhangabaú

Luiz Gonzaga Nascimento nasceu em 1912 em Exu, no Sertão do Araripe, em Pernambuco. Autor de clássicos da música brasileira como Asa branca, Assum preto, Juazeiro e Xote das meninas, Luiz foi o segundo de nove filhos e cresceu ouvindo o pai tocar forró nas vilas da região. Desde os oito anos já se apresentava em festas cantando e tocando sanfona, mas só começou de maneira profissional na carreira artística em 1939, depois de se desligar do Exército Brasileiro, onde serviu por 10 anos. Além de divulgar suas músicas com temas sobre o sertão, o homem sertanejo e as festas juninas, o “velho Lua”, como era carinhosamente chamado pelos amigos e admiradores, apresentou a cultura brasileira para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Gêneros musicais tipicamente nordestinos, como xote, baião, forró e xaxado, tornaram-se conhecidos e influenciaram outros ritmos, criando novas gerações de cantores e compositores.

Por ocasião deste centenário nasceu a idéia de uma homenagem da cidade de São Paulo a Luiz Gonzaga. Um grande evento gratuito que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2012. Com início previsto para 12h e termino 23h de cada dia, o evento apresenta atrações musicais, divididas em dois palcos, com os artistas que de algum modo representam o homenageado, em São Paulo, retratando, refletindo e resgatando a produção musical de Luiz Gonzaga no período de 1939 a 1989. O legado de Gonzagão está presente até hoje no trabalho de artistas excepcionais, que fomentam esse segmento importante e autêntico da música nordestina e brasileira.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultural e conta com o apoio da Globo São Paulo.

Programação especial paralela
Além dos shows, a organização preparou uma programação paralela para contemplar outras manifestações culturais que fazem parte do universo de Luiz Gonzaga:

Tenda de Cordel Chapéu de Palha - exposição, leituras e interpretação de cordéis e poemas, apresentações de cordel musicado com trava língua e com pitadas da obra do Rei do Baião. Cordelistas: João Gomes de Sá, Varrneci Nascimento, Cacá Lopes, Costa Senna, Cleusa Santo, Moreira de Acopiara, Pedro Monteiro, Aldy Carvalho,  Marco Haurelio, Luiz Wilson,  Eufra Modesto, Manoel Emidio de Santana. Repentistas: Adão Fernandes e João Dotô

Culinária nordestina – A cultura gastronômica da região será tema da ação Chefs na Rua, e envolverá não só chefs renomados mas também Bares e Restaurantes especializados na culinária regional do nordeste brasileiro. A adesão já conta com nomes como os paraibanos Carlos Ribeiro do restaurante Na Cozinha e Marcelo Pinheiro do restaurante Tarsila, o Chef alagoano Guga Rocha, o baiano Rafael Sessenta, Carol Brandão do Las Chicas, Rodrigo Oliveira do Mocotó e estabelecimentos como Bar dos Cornos e Bebo Sim, entre outros. Todos contemplarão a cozinha regional nordestina e servirão pratos e petiscos como: Baião de Dois, Caldo de Mocotó, Mexidinho da Paraíba, Xibiu, Escondidinho de carne seca, Mingau Pitinga com Guizado de Bode, Sanduíche de Bode, Prato de Cosme e Damião, Acarajé, Jabá Acebolado na manteiga de garrafa com Quadradinhos de Mandioca Cremosa, Cachorro Quente de Linguiça de Porco e Queijo Coalho, Pamonha doce e salgada, Quindim, Bem Casado do Bonfim, Bolo de Rolo, Cocada Cremosa, Bombom Carequinha, Pão de Festa com queijo, entre outras delícias.
| Dias 25 e 26, a partir das 12h. Os pratos serão vendidos por até 15 reais.


Debate - A redescoberta do forró em São Paulo nos anos 90 - seus personagens e desdobramentos.
|Sábado, 25/08, às 17h. Local: Galeria Olido (Avenida São João, 473).


Cortejo – No Nordeste são muito comuns os cortejos, seja em manifestações culturais, seja em eventos religiosos. No momento da celebração dos 100 anos de Luiz Gonzaga, a ideia é relembrar essa tradição popular, fazendo com que trios de forró, em cortejo, tragam para o evento a população cantando e dançando forró.
|Concentração às 12h, domingo, 26/08. Locais: Praça da República com o Trio Ó do Forró | Catedral da Sé com o Trio Bastião

PROGRAMAÇÃO ANHANGABAÚ:

DIA 25/08

12h – Orquestra de Samba e Chora São Mateus
13h – Anastácia
14h – Luiz Gonzaga e Danças Brasileiras
15h – Bicho de Pé com Rita Benneditto e Luiza Possi
17h – Diego Oliveira
18h – Trio Nordestino e Genival Lacerda
19h - Trio Virgulino
20h – Falamansa com Jorge Du Peixe
21h30 – Chambinho

26/08

13h30 – Os 3 do Nordeste
14h30 – Trio Sabiá
15h30 – Elba Ramalho
17h – Pé de Mulambo
18h – Família Gonzaga
19h30 – Trio da Dona Zefa
20h30 - Dominguinhos

SERVIÇO
Data: 25/08, das 12h as 22h | 26/08, das 13h30 as 22h
Local: Vale do Anhangabaú
Mais informações: www.luizgonzagacentenario.com.br