PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mostra apresenta 12 longas-metragens de Manoel de Oliveira

“Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra” homenageia o mais velho cineasta em atividade da atualidade, a partir do dia 17

07/02/2012 18h43
Share/BookmarkCompartilhe

Aos 104 anos e com uma filmografia que reúne mais de 60 títulos, o português Manoel de Oliveira é o mais velho cineasta em atividade no mundo e um dos mais celebrados da atualidade. Doze longas-metragens do diretor serão exibidos entre os dias 17 e 23 no Cine Olido, durante a mostra “Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra”.

Abre a programação “A Caixa” (1990), produção que mostra um cego cujas esmolas são roubadas.  Na sequência, é apresentado “Viagem ao Princípio do Mundo” (1997), último trabalho do ator italiano Marcello Mastroianni, que morreu logo após o fim das filmagens.

Outro título selecionado é “Um Filme Falado” (2003), que traz no elenco a francesa Catherine Deneuve e o norte-americano John Malkovich. A história acompanha uma professora universitária que viaja com a filha para a Índia em um cruzeiro, passando a conviver com pessoas de diversas origens. O filme é um marco na filmografia de Oliveira, uma vez que expõe no título e no conteúdo a forma teatral com que ele compõe seu trabalho.

Malkovich e Deneuve também podem ser vistos em “Vou para Casa” (2001). O longa mostra um ator parisiense que tem sua vida completamente transformada após um acidente de carro envolver sua mulher, filha e genro.

Produções mais contemporâneas do diretor também integram a mostra, como “Sempre Bela” (2006), na qual o cineasta retoma personagens do clássico “A Bela da Tarde”, do realizador espanhol Luis Buñuel.

Pelo conjunto da obra, Oliveira recebeu, em 2008, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e, em 2009, a Berlinale Camera no Festival de Berlim e o Leão de Ouro no Festival de Veneza.  

A mostra é indicada para maiores de 14 anos e os interessados devem comparecer ao local com meia hora de antecedência para a retirada dos ingressos – a R$ 1 cada.

Serviço: Galeria Olido. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.

Veja a Programação Completa:

MANOEL DE OLIVEIRA - O CINEASTA DA PALAVRA
GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 17 A 23 | +14 ANOS | R$ 1

A CAIXA
(França/Portugal, 1994, 93 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Pinto, Glicínia Quartin, Ruy de Carvalho e outros.
Em um bairro de Lisboa, cego sobrevive de esmolas depositadas em uma caixa, até que um dia esta some.
| Dia 17, 15h

VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO
(Portugal/França, 1997, 95 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gautier, Leonor Silveira e outros.
Último trabalho de Mastroianni, que morreu logo depois das filmagens. O ator representa uma espécie de alterego do cineasta Manoel de Oliveira. A história começa com as filmagens de uma produção franco-portuguesa em que um diretor português contrata um ator francês para trabalhar em seu filme.
| Dia 17, 17h. Dia 23, 15h

NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
(Portugal/Espanha/França, 1990, 110 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Luís Lucas e outros.
Baseado na história de Portugal, o filme relembra episódios bélicos que o país vivenciou.
| Dia 17, 19h30

UM FILME FALADO
(Portugal/França/Itália, 2003, 96 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Filipa de Almeida, Catherine Deneuve e outros.
Professora de história embarca em um cruzeiro com destino a Bombaim, Índia, na companhia da filha. Na viagem, conhece pessoas de diversas origens e, no final, um fato inusitado ocorre a bordo.
| Dia 18, 15h

SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOURA
(Portugal/Espanha/França, 2009, 64 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ricardo Trêpa, Catarina Wellenstein, Diogo Dória e outros.
Inspirado num conto homônimo de Eça de Queiroz, o longa acompanha um rapaz que, durante uma viagem de trem, comenta o relacionamento que teve com uma mulher de caráter duvidoso.  
| Dia 18, 17h. Dia 23, 19h30

SEMPRE BELA
(Belle Toujours, França/Portugal, 2006, 68 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Bule Ogier, Ricardo Trêpa e outras.
Muitos anos após ter descoberto que a mulher de um amigo se prostituía, homem a reencontra e promete lhe revelar um segredo.
| Dia 18, 19h30

O PRINCÍPIO DA INCERTEZA
(França/Portugal, 2002, 133 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ivo Canelas, Leonor Baldaque, Leonor Silveira e outros.
Desde pequenos, rapaz de família rica e filho de uma criada partilham tudo. A vida adulta os aproxima ainda mais quando o primeiro se casa com a mulher por quem o outro se apaixonou.
| Dia 19, 15h

VALE ABRAÃO
(França/Portugal, 1993, 187 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Cecile Sanz de Alba, Luís Miguel Cintra e outros.
História de uma bela mulher casada com um homem que não ama.
| Dia 19, 17h30

A CARTA
(Portugal/Espanha/França, 1999, 107 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Chiara Mastroianni, Pedro Abrunhosa, Antoine Chappey e outros.
Após sofrer decepção amorosa, uma jovem aceita se casar com um médico sem amá-lo.
| Dia 22, 15h

PALAVRA E UTOPIA
(França/Portugal, 2000, 130 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Lima Duarte, Luís Miguel Cintra e outros.
Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da Inquisição portuguesa, ele precisa explicar suas ideias ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia.
| Dia 22, 17h

INQUIETUDE
(Portugal/França/Espanha/Suíça, 1998, 110 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com José Pinto, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth e outros.
Filme com diversas histórias, entre elas a do filho que é aconselhado pelo pai a cometer suicídio para escapar da decrepitude.
| Dia 22, 19h30

VOU PARA CASA
(Je Rentre à la Maison, França/Portugal, 2001, 90 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e outros.
A confortável rotina de um ator parisiense é drasticamente afetada pela notícia de que sua mulher, filha e genro foram mortos num acidente de carro e ele deve cuidar do neto órfão.
| Dia 23, 17h