In Saio Cia. de Arte estreia coreografia na Olido

Apresentações também acontecem - todas no mês de março - no Centro Cultural da Penha e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

Por Amanda Monteiro

Com o objetivo de explorar diversas nuances de sensações e elevar a percepção dos sentidos diante da aproximação dos corpos, a iN SAiO Cia. de Arte estreia o espetáculo “Dark Room”, no dia 6, na Sala Paissandu (Galeria Olido). A direção e a coreografia são de Claudia Palma. Depois da curta temporada, a encenação é reapresentada no Teatro Martins Penna e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, ambos na zona leste. 

Os dois últimos trabalhos da companhia, “Cálamo” (2012), contemplado pelo ProAC, e “Cálamo: novos experimentos” (2012-2013), realizado de modo independente, já conduziam ao conceito de proximidade. Para conceber “Dark Room”, Claudia se inspirou na instalação “Blind Light”, do artista inglês Antony Gormley. Na obra, um vídeo mostrava um espaço fechado totalmente ocupado por uma nuvem branca e, para se enxergar o outro, era preciso ficar muito próximo dele. 

Criado juntamente pelos intérpretes Cristina Ávila, Felipe Teixeira, Mariana Molinos, entre outros, com a participação do filósofo Rodrigo Vilalba e da artista convidada Ana Terra, o espetáculo parte essencialmente de dois motes: “quando olhar é quase tocar” e “mostrar para esconder, velar para revelar”, que correspondem a experiências artísticas do coletivo, compondo, assim, um mosaico de sentimentos revelados pela dança. Em um laboratório intenso que durou dez meses, os integrantes procuraram diversas formas de lançar questões durante a coreografia, percebendo o outro e provocando suas respostas e reações em contato mútuo por meio de movimentos dos corpos.

Para Claudia, o espaço cênico é um dos destaques da encenação. “A cenografia cria uma instalação onde intérpretes e público ocupam o mesmo ambiente –que acolhe ou repele–, dependendo de como cada um consegue ou escolhe dar conta do seu próprio dark room [quarto escuro]. Todo espaço é criado justamente para possibilitar a proximidade.” 

Contemplado pela 14ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o trabalho tem trilha sonora original de Renato Jimenez. 

Serviço: | +16 anos. 50 lugares. Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 6 a 16. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h; 30 lugares. Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dias 19 e 20, 20h; 50 lugares. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste.| tel.: 2555-2840. Dias 26 e 27, 20h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)