IN-EDIT BRASIL 2013

Programação completa da Galeria Olido.



IN-EDIT BRASIL 2013: PROGRAMAÇÃO CINE OLIDO

 
Ingresso: R$ 1,00 (inteira)



03/05 - SEXTA-FEIRA

 

15h: PERNAMCUBANOS

Nilton Pereira (Brasil/Cuba, 76', 2012)

Os paralelos entre o Brasil e Cuba parecem ser infinitos, principalmente quando vistos pelos olhos de duas artistas dispostas a aproximá-los.

Em Pernamcubanos vemos este paralelo partindo de Pernambuco. Traçado pelos olhares de Fatima Patterson, atriz e diretora de teatro cubana, e Bete de Oxum, coquista e mãe de santo pernambucana. O filme mostra uma conexão tão curiosa que às vezes os dois lugares se confundem.

Uma viagem aos costumes, à espiritualidade e à musicalidade que envolve os dois países. Protagonistas: Bete de Oxum e Fatima Patterson.

 

17h: CORAÇÃO DO SAMBA

Theresa Jessouroun (Brasil, 72', 2012)

Para contar a história da bateria da Escola de Samba G.R. Estação Primeira de Mangueira, a diretora Thereza Jessouroun foi entrevistar um por um os seus personagens mais significativos da ala.

Uma paixão que envolve centenas de pessoas com objetivos de incendiar a outras milhares e arrancar elogios de quem estiver por perto. Seja na quadra, na avenida ou em show privados.

Neste mergulho ao universo verde-rosa conhecemos um pouco do seu dia a dia, seus personagens folclóricos e as origens de sua tradição.

Protagonistas: Elmo dos Santos e toda a bateria da Mangueira.

 

19h: VAI-VAI: 80 ANOS NA RUA

Fernando Capuano (Brasil, 100', 2011)

A história da Vai-Vai se mistura com a história de São Paulo.

Ensaiando na rua há 80 anos, a Escola é ponto de referência na capital e reúne pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões da cidade.

Neste passeio pela história da Vai-Vai conhecemos os personagens históricos, os famosos e os anônimos que fizeram desta agremiação, originalmente formada por italianos e negros, um dos pontos fundamentais para entender a maior cidade do Brasil.

Protagonistas: integrantes da Vai-Vai.


 

04/05 - SÁBADO

 

15h: MISSION TO LARS

Willian Spicer e James Moore (Reino Unido e EUA, 74', 2012)

Esta é a história de Tom Spicer, um jovem com um sério caso de autismo, que trabalha numa recicladora de papel. Tom tem um sonho na vida. E esse sonho também não é nada simples: conhecer seu ídolo Lars Ulrich, baterista do Metallica.

Tudo isso ganha interesse quando sua irmã Kate Spicer e seu irmão Willian Spicer decidem que é hora de realizar o sonho de Tom e fazer desta aventura um Road Movie legítimo.

Nesta aventura, eles tiram Tom de sua zona de conforto e o colocam em uma situação desafiadora e extrema: sair de sua fantasia e encarar seu ídolo de frente.

Protagonistas: Tom Spicer, Kate Spicer, Willian Spicer, Lars Ulrich.

 

17h: THE PUNK SYNDROME

Jukka Kärkkäinen e Jani-Petteri Passi (Finlândia, Noruega e Suécia, 85',2012)

Esta história parece ficção e fica ainda mais envolvente por ser realidade. Dentro de um manicômio na Finlândia, quatro doentes mentais com diagnósticos nada simples (passando por autismo e síndrome de Down) decidem formar um banda de Punk Rock. Variando entre acordes, brigas, discussões e cafés – muitos cafés –, esta banda nada convencional é retratada em sua rotina de compor músicas, ir ao estúdio, ensaiar e voltar para casa.

Mais do que um filme sobre pessoas com necessidades especiais, este é um olhar apurado e carinhoso sobre o “anormal”, uma reflexão sobre o que entendemos por respeito e justiça social.

Protagonistas: Pertti Kurica, Kari Aalto, Sami Helle e Toni Välitalo.

 

19h: PLANET ROCK: THE STORY OF HIP HOP AND THE CRACK GENERATION

Richard Lowe e Martin Torgoff (EUA, 85', 2011)

Uma combinação letal: o crack e a juventude negra americana dos guetos. Na narrativa feita por Ice-T, Planet Rock começa como a maioria dos filmes sobre Hip Hop, mas rapidamente adentra na perigosa estrada das drogas. Um panorama mostrado por nomes como Snoop Dogg, Cypress Hill, Erik B & Rakim, RZA, Raekwon – traficantes e rappers contam como quase acabaram com suas vidas. Aqui vemos, passo a passo, a sucessão de erros por parte usuários, traficantes, policiais e governantes, que acabou gerando uma verdadeira cruzada militar contra o crack.

Protagonistas: Snoop Dogg, RZA, Raekwon, B-Real, Freeway Rick Ross, Ice-T.

 

 

05/05 - DOMINGO

 

15h: REINCARNATED

Andy Capper (EUA, 96', 2013)

Fã da erva e dos sons que vêm da Jamaica, o rapper Snoop Dogg decide ir à ilha de Bob Marley para gravar seu novo álbum.

Aproveitando a viagem, ele se propõe a conhecer de perto a cultura Rastafári, os guetos, as histórias e sua gente. E se descobre absolutamente identificado por tudo o que vê. Neste processo, Snoop Dogg, aos 41 anos de idade, se transforma em Snoop Lion e adere aos ensinamentos de Jah.

O filme flagra o rito de passagem de um homem compelido a um novo caminho, em que a busca de sentido e espiritualidade substituem o materialismo e a fama.

Protagonistas: Snoop Dogg, Dr. Dre, Damian Marley, Stewart Copeland.


 

17h: BEATS, RHYME AND LIFE: THE TRAVELS OF A TRIBE CALLED QUEST

Michael Rapaport (EUA, 93', 2011)

Este é o mais completo relato de uma das mais reconhecidas e festejadas bandas do Hip Hop: A Tribe Called Quest. Uma aventura pela de amizade de Q-Tip, Phife Dawg, Jarobi White e Ali Shaheed Muhammad, que começa na escola em 1985, acaba em porrada depois de serem premiados como melhor banda de Rap em 1999 e só volta em 2004 com uma reunião regada a abraços, hits e velhos problemas. Uma reflexão sobre a amizade, a fama, o talento e a autoestima, que rodou festivais de cinema no mundo inteiro.

Protagonistas: Q-Tip, Phife Dawg, Jarobi White e Ali Shaheed Muhammad.

 

 

07/05 - TERÇA-FEIRA

 

15h: CURTA UM SOM 2

 

A Nossa Banda: Um Século De Música Na Praça

Alexandre Macedo, Janaína Welle e João Correia Filho (Brasil, 17', 2012)

Esta é a vida da banda de coreto de Leme, em São Paulo, e de seus ilustres componentes.

 

Boi Fantasma

Rogério Nunes e José Silveira (Brasil, 15'30'', 2012)

Para contar o Boi-Bumbá, este filme combina projeções e depoimentos para recriar histórias.

 

Eu Sou O Coração Do Carnaval

Gabriel de Paulo, Jairo Neto, Marcel Rocha e Ricardo Devecz (Brasil, 25', 2013)

As lendas, tradições, alegrias e tragédias do carnaval de São Luiz do Paraitinga.

 

17h: A BATALHA DO PASSINHO

Emílio Domingos (Brasil, 73', 2013)

“Passinho Foda”. Você provavelmente já viu esse filme no Youtube. E, se não viu, deveria.

Gravado com uma câmera fotográfica digital por Beiçola e seus amigos em um churrasco no quintal da casa, o vídeo mostrava uma nova forma de dançar Funk. Em menos de uma semana, tinha virado febre na internet. Hoje o vídeo já ultrapassou 4 milhões de acessos.

No documentário A Batalha do Passinho, o diretor Emílio Domingos entra na pista para dissecar os passos que criaram esse fenômeno. No processo ele descobre como a cultura ao redor do mundo Funk se expandiu para além dos bailes, DJs e favelas e foi parar na Xuxa.

 

19h: JARDS

Eryk Rocha (Brasil, 93', 2012)

Eryk Rocha entra sem pedir licença para ver de perto o processo criativo de Jards Macalé. O resultado desta curiosidade é um documentário-poesia de grande intensidade. As lentes capturam Jards Macalé em seu momento mais íntimo e visceral: a gravação de um álbum, feito em comemoração aos seus 70 anos.

O retrato do artista que nunca aceitou se vender à indústria cultural que resultou em um filme vencedor de vários festivais.

Um filme tão surpreendente e autêntico como o próprio protagonista.

Protagonistas: Jards Macalé.


 

08/05 - QUARTA-FEIRA

 

15h: CURTA SOM 1

 

Batalha: A Guerra Do Vinil

Rafael Terpins (Brasil, 15', 2007)

Animação que narra a batalha das cabines entre a estrela DJ Black Jamantha e o novato DJ Air.

 

Crisálida

Thiago Brito e Rafael Saar (Brasil, 19', 2012)

Tetê Espindola convida Hermeto Pascoal para gravar uma faixa de seu disco, e a arte se revela.

 

Dom Salvador – The Endless Soul

Lilka Hara, Artur Ratton e David Feinberg (Brasil, 18', 2013)

Um dos maiores músicos brasileiros de Jazz e MPB relembra sua carreira de mais de 5 décadas.

 

O Sonho De Rodolpho

Bárbara Umbra, Barbara Radwanska e Cristina Ceballos (Cuba, 8', 2013)

Rodolpho é um cubano cego, com uma deformação grave no rosto. E autor de canções tocantes.

 

17h: UM FILME PARA DIRCEU

Ana Johann (Brasil, 80', 2012)

O jovem músico Dirceu Cieslinski procurou Ana Johann para fazer um filme sobre sua vida.  Ele queria que sua história fosse contada como em 2 Filhos de Francisco. Ana atendeu ao pedido. Mas não com uma narrativa ficcional.

Conhecemos aqui um gaiteiro de origem humilde, que teve de superar uma doença que tirou parte de sua mobilidade aos 17 anos de idade. A diretora filmou Dirceu ao longo de três anos, registrou momentos importantes de sua vida e acompanhou seu processo de recuperação. Apesar de todas as dificuldades, Dirceu sonha em voltar aos palcos e fazer o que mais gosta: tocar a gaita gaúcha.

Um filme valente, que mostra, sem rodeios, a vida dura e a perseverança de uma pessoa que não aceita mudar as notas de seus dias.

Protagonistas: Dirceu Cieslinski.

 

19h: MÚSICA SERVE PRA ISSO: UMA HISTÓRIA DOS MULHERES NEGRAS

Bel Bechara e Sandro Serpa (Brasil, 92', 2013)

Sessão apresentada pelos diretores.

Na metade da década de 1980, a cidade de São Paulo foi tomada de assalto - e com muito bom humor - pela terceira menor Big Band do mundo: Os Mulheres Negras. Uma dupla de brancos formada por André Abujamra e Maurício Pereira que se conheceu em um curso de percussão africana.

Tudo tão improvável e inusitado que o grupo rompeu os moldes da cultura Pop Rock para dar vida a um dos projetos mais criativos que o Brasil já viu até hoje.

Com chapéus-coco antecedendo o Manguebeat, mas com capa de chuva, Os Mulheres Negras reuniram em seu menu Rock, Funk, Sertanejo, Blues, Eletrônica, Salsa, Clássico e tudo o que alguma vez já tenha sido tocado no Brasil.

Música, ciência e bom humor para revisar uma banda fadada à inovação.

Protagonistas: André Abujamra e Maurício Pereira.


 

09/05 - QUINTA-FEIRA

 

15h: EL MEDICO - THE CUBATON STORY

Daniel Fridell (Cuba e Suécia, 83', 2011)

Se existe uma coisa que caracteriza a nós, latino americanos, é o poder que temos de transformar nossas vidas em novela.

O cubano Raynier Casamayor Griñán é médico, mas seu grande sonho é ser uma estrela do Reggaeton. Influenciado pelo produtor e cantor Michel Miglis, um sueco very-sexy e cheio de estereótipos, ele grava uma música e um clip que chega ao topo das paradas europeias.

Para viajar, ele precisa da autorização da família para mudar o registro de sua profissão e então conseguir o visto para sair da ilha. E a mãe é firme em sua posição: "Meu filho é médico!".

Cine-verité com drama de novela e direito a cenas do próximo capítulo.

Protagonistas: Raynier Casamayor Griñan, Michel Miglis, Bertha Griñan Zalazar, Yudielis "Kookita" Curó Rojas, Rafael "Felo" Jorge Padilla Ceballos.

 

17h: WHO TOOK THE BOMP? LE TIGRE ON TOUR

Kerthy Fix (EUA, 67', 2010)

Estamos em 2004, em plena turnê do álbum "This Island", com a banda Le Tigre. Esta é a senha para viver uma história cheia de cenas improváveis e geniais junto com o grupo feminista mais incendiário e politizado do Eletro-Punk. Vulneráveis mas indomáveis, Kathleen Hanna, Johanna Fateman e JD Samson são o contrário da maioria dos protagonistas que pululam no universo do Rock: seus interesses não estão em drogas e sexo, mas em despertar consciências, afirmar a liberdade e combater a homofobia com sagacidade.

Juntas, elas correm o mundo mudando mentes com canções inteligentes e aeróbica antifascista.

Protagonistas: Kathleen Hanna, Johanna Fateman e JD Samson.

 

19h: PUNK IN AFRICA

Keith Jones e Deon Maas (África do Sul, Rep. Tcheca, Zimbabwe e Moçambique, 82', 2011)

De tempos em tempos, a história se repete, com os mesmos ingredientes: a inspiração vinda de NY e Londres. Os hinos de Ramones, Sex Pistols, The Clash e outros grupos. A difícil aceitação na sociedade, tanto pelas roupas quanto pela música. A adrenalina e a vontade de mudar o mundo careta e covarde. As brigas, as drogas, as new-waves...

Porém, quando isso acontece no coração da África e gera o primeiro movimento musical multirracial do continente, a história ganha uma outra perspectiva.

Uma viagem pela África do Sul, Moçambique, Namíbia e Quênia para impor a revolução dos três acordes.

Protagonistas: Paulo Chibanga, Michael Fleck, Ivan Kadey, Ruben Rose, Warwick Sony e Lee Thomson.

 


 

10/05 - SEXTA-FEIRA

 

15h: JASON BECKER: NOT DEAD YET

Jesse Vile (Reino Unido e EUA, 87', 2012)

Nos anos 1980, Jason Becker surgiu como um dos guitarristas mais promissores do Heavy Rock.

Porém, em 1990, Jason percebeu que seu corpo não estava bem. Começava a se manifestar a doença de Lou Gehrig, também conhecida como ALS — esclerose lateral amiotrófica. Uma doença degenerativa, ainda sem cura e que deixa o paciente completamente imóvel.

Hoje, podendo mexer apenas os olhos para se comunicar, Jason não desistiu da música que ama e que é sua força vital. Com suporte dos pais e ajuda financeira dos amigos, ele continua seu processo criativo, compondo músicas com os olhos e mostrando que seu talento ainda vive em cada nota.

Protagonistas: Jason Becker, Ehren Becker e Gary Becker.

 

17h: BEWARE OF MR. BAKER

Jay Bulger (EUA, 91', 2012)

Ginger Baker é considerado um dos deuses da bateria.

Formou em 66 o Cream com Eric Clapton e Jack Bruce, considerada a primeira “superbanda” do gênero. Tocou com o lendário Fela Kuti, o pai do movimento Afrobeat, pilotou com punhos de ferro a Ginger Baker's Air Force e participou de incontáveis formações em outras bandas.

Hoje, aposentado na África do Sul, Mr. Baker revela neste filme que a única coisa que nunca abandonou foi seu eterno mau humor. Este é um retrato biográfico de um ídolo fora da estrada, cuja decadência física ele se nega a mostrar ao mundo.

Jay Bulger, ex-pugislista, consegue, com golpes certeiros, abrir a guarda do lendário músico para conhecê-lo e revelá-lo.

Protagonistas: Ginger Baker, Femi Kuti, Jack Bruce, Eric Clapton.

 

19h: SHUT UP AND PLAY THE HITS

Dylan Southern e Will Lovelace (Reino Unido, 108', 2011)

James Murphy é o mais improvável rockstar da história: maduro, calmo, culto, com o semblante de um crítico musical e nada inclinado a fazer papel de bobo em troca da fama.

Neste filme, acompanhamos a vida de Murphy na semana que antecede o monumental concerto de despedida do LCD Soundsystem, no Madison Square Garden.

Entre uma enxurrada de hits, Murphy fala sobre o começo da banda, a vida na estrada, as ambições mundanas, as composições e o medo do sucesso massivo – tanto quanto do fracasso sempre à espreita.

Uma belíssima crônica de uma morte anunciada.

Protagonistas: James Murphy, Keith Wood, Pat Mahoney, Al Doyle e Nancy Whang.


 

11/05 - SÁBADO

 

15h: DEATH METAL ANGOLA

Jeremy Xido (EUA e Angola, 83', 2012)

Sonia Ferreira e Wilker Flores são um casal apaixonado por Death Metal. Isso não seria nenhuma novidade se eles não fossem donos de um orfanato em Angola, um país devastado por anos e anos de guerra civil e que decidiram montar o 1º festival de Rock da história do país.

Um sonho que parecia quixotesco e impossível. Mas, aqui, o improvável acontece. Com muito trabalho e a ajuda das mídias sociais, eles reúnem os nomes mais importantes do Metal das mais diferentes províncias da região para um show memorável e histórico no continente africano.

Protagonistas: Sonia Ferreira e Wilker Flores

 

17h: DESAGRADÁVEL

Fernando Rick (Brasil, 120', 2013)

Sessão apresentada pelo diretor.

Seria o Saravá-Metal uma maneira de unir a cultura brasileira e o Heavy Metal? Uma busca de evolução musical? Um desafio de criação artística? Ou seria golpe publicitário de alguma gravadora?

"Porra nenhuma. A gente faz isso só pra sacanear!", dizem orgulhosos seus integrantes. Com o objetivo único de ser desagradável, a banda, que usa elementos de Umbanda no palco, lambuza sem piedade a plateia com despachos e já causou muitos estragos por ai.

Uma coleção de histórias engraçadíssimas que ganham o status de lenda dentro do Rock brasileiro.

Um delírio coletivo que terá sua história lançada em DVD no In-Edit, com apresentação do diretor e show.

Protagonistas: Zé Pelintra, Omolu, Exu Caveira, Exu Capa Preta, Exu Tranca Rua, Exu Mirim e Pombagira.

 

12/05 - DOMINGO

 

15h: DESAGRADÁVEL

Fernando Rick (Brasil, 120', 2013)

Sessão apresentada pelo diretor.

 

SINOPSE- VIDE ACIMA.

 

IN-EDIT BRASIL 2013: PROGRAMAÇÃO SALA OLIDO

 

11/05 - SÁBADO

 

19h30: SHOW: BANDA GANGRENA GASOSA

SALA OLIDO, 19H30 - ENTRADA GRÁTIS.

 

 

Programação completa: in-edit-brasil.com