Newsletter

FTMSP - Newsletter Nº01* - Maio 2020

 

FUNDAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (FTMSP)

Criada em 2011, a Fundação do Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP) é responsável por planejar, desenvolver, promover, incentivar e executar a programação e os demais projetos pertinentes à manutenção física e cultural do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, que, além do teatro, também abarca a Praça das Artes e a Central Técnica de Produções Artísticas Chico Giacchieri. Cabe, portanto, à FTMSP a coordenação de todas as atividades executadas no âmbito do Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Nesse sentido, é a FTMSP que contrata e gerencia as ações da organização social gestora do Theatro Municipal, que é a responsável pela programação e manutenção do teatro e de seus corpos artísticos, como o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano, o Coro Lírico, a Orquestra Sinfônica Municipal, o Quarteto da Cidade de São Paulo. Além disso, a FTMSP também é a responsável direta pelas atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, o que inclui a gestão da Orquestra Experimental de Repertório (OER), Escola de Dança de São Paulo (EDASP), da Escola Municipal de Música (EMM), que abriga a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, a Banda Sinfônica, o Ateliê Contemporâneo, a Oficina de Música Antiga, o Opera Studio, o Coro Jovem e o Coro infanto-juvenil

Sob a alçada da FTMSP, portanto, se encontra uma estrutura cultural e pedagógica grande e diversificada, que compõe um dos mais importantes complexos artístico-culturais do Brasil.

 

 

 

ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO (EDASP)

A Escola de Dança de São Paulo (EDASP) completou no dia 02 de maio de 2020 seus 80 anos em meio à quarentena, porém, segue trabalhando on-line com toda a equipe de coordenação, professores, colaboradores, alunos e pais.
Dando início a um mês repleto de atividades, foi lançado o selo de aniversário com um vídeo produzido pela nossa equipe.(1) Pelo Instagram, estreamos as LIVES “Conversa com Artista”, onde participaram importantes personalidades de renome da dança paulistana como Esmeralda Gazal, Andreza Randisek, Duda Braz e Sonia Motta. Ainda na agenda dos 80 anos, promovemos aulas abertas ao vivo com a participação de profissionais como Katiah Rocha, Fabiana Ikehara, Catherine Franco e Miriam Druwe, todas formadas pela escola, com carreiras distintas e de renome no cenário da dança. Nossos eventos relacionados aos 80 anos da EDASP, totalizaram um alcance de 40.000 visualizações nas nossas páginas de Facebook(2) e Instagram. (3)
Saiba mais sobre a EDASP (4)

 

 

ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO(EMM)

Fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni a Escola Municipal de Música tornou-se uma das grandes referências no ensino musical do país, por onde passaram diversas gerações de músicos profissionais. Seu corpo docente é composto por músicos e educadores de ampla experiência e formação musical.
A Escola oferece à comunidade cursos gratuitos com instrumentos orquestrais como violino, viola sinfônica, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e eufônio, percussão, harpa. Também oferece cursos de piano, cravo, violão, saxofone, flauta doce e canto. A EMM conta também com uma grade de disciplinas teóricas fundamentais para a profissionalização musical. Aqui os alunos têm a possibilidade de realizarem prática em conjunto nos diversos grupos de Música de Câmara, como cameratas de violão, violoncelos, flautas, grupo de percussão.
Há também os grupos de câmara especializados, como o Ateliê Contemporâneo, que estuda o repertório musical do século XX em diante, e a Oficina de Música Antiga, voltada para a prática e repertório musical da época Barroca e Clássica. O Coro Infanto-Juvenil (5) recebe jovens até aproximadamente 15 anos, que estudam solfejo e a prática vocal, com repertório que varia de músicas populares brasileiras a repertório tradicional e operístico.
O Coro Jovem da EMM, (5) para alunos a partir de 16 anos, aperfeiçoa o trabalho de solfejo com repertório variado, que abrange música popular, folclórica e erudita. O Opera Studio, realiza um trabalho vocal, corporal e de atuação em palco, além de um estudo profundo das óperas, textos, parte histórica e de montagens famosas.
A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil (6) nível iniciante e intermediário até 17 anos, proporciona um primeiro contato com a prática orquestral, com repertório tradicional adaptado ao nível técnico dos integrantes.
A Orquestra Sinfônica Jovem Municipal (7) nível intermediário e avançado, trabalha importantes obras do repertório sinfônico, do período da Renascença até os dias de hoje, proporcionando aos alunos conhecerem músicas que fazem parte do repertório das grandes orquestras até a possibilidade de trabalhar com compositores do cenário atual da música.
A Banda Sinfônica da EMM (8) é voltada principalmente aos instrumentos de sopros, englobando saxofones e eufônios, abrangendo também alunos de percussão, contrabaixo e eventualmente, piano, num repertório específico para esse tipo de formação.
Nesse período de isolamento, os 75 professores da escola realizaram cerca de 3.000 atividades a distância para os nossos 680 alunos. Através das redes sociais da EMM (Facebook 9 e Instagram 10) os alunos e professores se mantém ativos e estudando. As “Lives da EMM”, são transmitidas todas as quartas feiras, às 15h, pelo Instagram da EMM. Saiba mais sobre a EMM (11)

 

 

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (OER)

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) completou em 2020 os seus 30 anos.
Criada no dia 30 de março de 1990 a partir de um projeto apresentado pelo maestro Jamil Maluf. Seu foco é na última etapa da profissionalização dos instrumentistas, que saem prontos para grandes orquestras e experiências internacionais.
OER NA PANDEMIA

Para manter a excelência em tempos de isolamento a OER decidiu seguir em movimento com atividades virtuais.
Nossos IPP’s (Instrumentistas Pré-Profissionais) estão trabalhando sob a orientação e análise do maestro Jamil Maluf, em duas atividades:

- Pesquisas: a primeira tarefa proposta, no início do período de isolamento, foi que cada IPP escrevesse um texto, contendo uma análise musical e histórica sobre obras do repertório atual da orquestra; na segunda e atual tarefa o tema escolhido é “Meu Instrumento: História e Repertório”, onde cada IPP vai discorrer sobre o seu instrumento musical, abordando seu desenvolvimento histórico e apontando obras que considera importantes do repertório solístico bem como trechos de orquestra.

- Aulas e ensaios on-line: os monitores interagem com seus respectivos naipes em aulas e ensaios on-line, tocando para os integrantes do naipe em performances que são gravadas, possibilitando que o IPP use essas gravações como referência, para aperfeiçoar seu desempenho; ou tocando junto com o naipe para analisar o desempenho do conjunto, corrigindo e ajustando o que for necessário; mas também, no caso de instrumentos de sopros que usem palheta, ensinando a confeccionar essas palhetas através de orientações técnicas específicas. Esses são alguns exemplos de trabalhos que estão sendo feitos por vídeo aula.

O repertório utilizado fica a critério do naipe: obras que integram o repertório da OER, ou excertos para estudos de reavaliação.

Monitores da Orquestra Experimental de Repertório tocam, cada um em sua casa, o Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni. (12)

Saiba mais sobre a OER (13)

 

 

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo amplia oferta de conteúdos digitais e de seu acervo para acesso gratuito na internet.
Performances de câmara de seus artistas em casa, encontros experimentais das linguagens artísticas do Theatro com a poesia e o cinema, vídeos de espetáculos completos de ópera, (14) balé e concerto sinfônico, e transmissão de lives com profissionais do Theatro (15) em conversas descontraídas sobre bastidores são alguns dos conteúdos disponibilizados no Municipal Online. Além dos conteúdos diários nas mídias sociais,(16) o público já pode conferir a íntegra da divertida opereta ‘A Viúva Alegre’, de Franz Lehár, em montagem dirigida por Miguel Falabella, e a ópera 'Rigoletto', de Giuseppe Verdi, com direção de Jorge Takla. Em breve serão disponibilizados outros espetáculos completos, cursos livres com apoio de material pedagógico e gravações solo em versões reduzidas para piano para base de estudo a jovens músicos. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube. Entre e sinta-se à vontade.


Links:

1- EDASP - Video de 80 anos Escola de Dança de São Paulo - https://www.youtube.com/watch?v=rtDW8dgSllA&feature=youtu.be

2- EDASP - Facebook - https://www.facebook.com/edaspftm

3- EDASP - Instagram - @edasp - https://www.instagram.com/edaspftm/

4- EDASP - Saiba mais sobre a Escola de Dança de São Paulo - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/escola-de-danca-de-sao-paulo/

5- EMM - Apresentação dos dois Coro no Theatro Municipal, em que cantam Magnificat - https://www.youtube.com/watch?v=ztr_YTfLiy0&feature=youtu.be

6- EMM - Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil - https://www.youtube.com/watch?v=ZwmNoxXk0RM&feature=youtu.be

7- EMM - Orquestra Sinfônica Jovem Municipal - https://www.youtube.com/watch?v=2haerUPFDQU&feature=youtu.be

8- EMM - Banda Sinfônica - https://www.youtube.com/watch?v=igY8265Kyi4&feature=youtu.be

9- EMM - Facebook Escola Municipal de Música de São Paulo - https://www.facebook.com/escolamunicipaldemusicadesaopaulo/

10- EMM - Instagram Escola Municipal de Música de São Paulo - @emmsaopaulo - https://www.instagram.com/emmsaopaulo/

11- EMM - Saiba mais sobre a Escola Municipal de música - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/escola-municipal-de-musica/

12- OER - Monitores da Orquestra Experimental de Repertório tocam, cada um em sua casa, o Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni. - https://www.youtube.com/watch?v=EqqL6g5G6vk&feature=youtu.be

13- OER - Saiba mais sobre a OER - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/orquestra-experimental-de-repertorio/

14- TM - Vídeos de espetáculos completos de ópera - https://www.youtube.com/watch?v=Jt3_5MZXL6Y&list=PLyxCwTrZhG8h3Nh-G3Ln8kw1LAgIDn96L

15- TM - Lives #ARTENÃOPARA com profissionais do Theatro Municipal de São Paulo - https://www.instagram.com/p/CAWF_wsBSQd/


16- TM - Instagram - @theatromunicipal - https://www.instagram.com/theatromunicipal/

 


Siga nossas redes:

Youtube: Fundação Theatro Municipal de São Paulo - https://www.youtube.com/channel/UCd_IeFjxryasmY-oaRRKipg

Instagram: @theatromunicipal @pracadasartes @edasp @emm @oeremmovimento

Site: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/theatro-municipal/